105297 - 06. Planejamento do Currículo em Ação |
Período da turma: | 17/02/2024 a 06/04/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Este módulo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e práticas dos professores participantes sobre o planejamento de currículo em ação, a partir da perspectiva teórica do planejamento para a compreensão e do uso da metodologia do planejamento reverso. Ao longo das aulas, os participantes irão analisar planos de aula e orientações curriculares, identificando o que os estudantes sabem e o que precisam saber; mapear atividades avaliativas que sejam adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos; e elaborar planos de aula e implementá-los com suas turmas.
Referências bibliográficas: BIGGS, John. Aligning teaching for constructing learning. The Higher Education Academy. 2003. Disponível em: BIGGS, John. Teaching teaching & Understanding understanding. Disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019. WEBB, Norman L. Guia Webb da complexidade do conhecimento. WIGGINS, Grant; McTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. Porto Alegre: Penso, 2019. YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set.-dez. 2007 |
||||
Carga Horária: |
48 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Agnaldo Arroio Andre Machado Rodrigues Cassia de Oliveira Fernandez Valkiria Venancio |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |