Atividade

105297 - 06. Planejamento do Currículo em Ação

Período da turma: 17/02/2024 a 06/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Este módulo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e práticas dos professores participantes sobre o planejamento de currículo em ação, a partir da perspectiva teórica do planejamento para a compreensão e do uso da metodologia do planejamento reverso. Ao longo das aulas, os participantes irão analisar planos de aula e orientações curriculares, identificando o que os estudantes sabem e o que precisam saber; mapear atividades avaliativas que sejam adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos; e elaborar planos de aula e implementá-los com suas turmas.

Referências bibliográficas:

BIGGS, John. Aligning teaching for constructing learning. The Higher Education Academy. 2003. Disponível em: . Acesso em 18 ago. 2016.

BIGGS, John. Teaching teaching & Understanding understanding. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

WEBB, Norman L. Guia Webb da complexidade do conhecimento.

WIGGINS, Grant; McTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. Porto Alegre: Penso, 2019.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set.-dez. 2007

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Andre Machado Rodrigues
Cassia de Oliveira Fernandez
Valkiria Venancio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP