105294 - 03. Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante |
Período da turma: | 13/05/2023 a 24/06/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Com foco nos princípios de aprendizagem e desenvolvimento da criança e do adolescente nos contextos familiar, escolar e comunitário, este módulo tem como objetivo permitir que os professores participantes observem e compreendam as crianças e adolescentes a partir das perspectivas psicológica, social, cognitiva e física. Será abordado como o conhecimento integral do estudante por parte dos professores pode contribuir para suas práticas pedagógicas e, como consequência, para a aprendizagem dos estudantes.
Referências bibliográficas: AÇÃO EDUCATIVA. Por que discutir gênero na escola?. 2016. p. 5–14. Disponível em. Acesso em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story. Acesso em: 18 mar. 2021. AZZI, Roberta Gurgel (Org.); POLYDORO, Soely Aparecida (Org.). Teoria Social Cognitiva: Conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, f. 89, 2006. 177 p. BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. (Org.). Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: SENAC, 2007. BURGOS, Marcelo Baumann e ROSSI, Laura. O valor da educação escolar para as famílias: confronto entre a percepção dos responsáveis e o senso comum escolar In: BURGOS, Marcelo Baumann. (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. São Paulo: Garamond Universitária, 2014 Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Kids Online Brasil 2019. Cetic.br. 2020. 7 p. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-Brasil-TIC-kids-online-Brasil-2019/. Acesso em: 1 jun. 2021 DESSEN, M.A.; POLONIA, A.C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano — Paidéia, 2007, 21–32. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal n.º10639/03. Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p 39. GORSKI, P.. Avoiding racial equity detours. Educational Leadership, 76(6), 56–61.2019. JILK, L. M. Supporting teacher noticing of students' mathematical strengths. Mathematics Teacher Educator, v. 4, n. 2, p. 188–199, 2016. MARTINS, Ana Maria. Garanta o direito de todos os alunos ao promover igualdade de gênero. Disponível em. Acesso: https://novaescola.org.br/conteudo/1862/a-importancia-do-grupo-para-os-jovens. Acesso em: 18 de abr. 2021 MOREIRA, M. B. MEDEIROS, C. A. de. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2018. How People Learn II: Learners, Contexts, and Cultures. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/24783. PLANO CDE. Pesquisa Relação Família-Escola: Estudos de Casos de Redes. 2018. p. 10–16. Disponível em: https://www.planocde.com.br/site2018/wp-content/uploads/2019/10/Pesquisa-Rela%C3%A7%C3%A3o-Fam%C3%ADlia-Escola_relat%C3%B3rio-final.pdf. Acesso em: 1 jan. 2020 UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília, 2018. |
||||
Carga Horária: |
48 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Denise de La Corte Bacci Toledo Fernanda de Freitas Quadros João Vitor Dias Silvana Santiago |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |