105293 - 09. Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática III |
Período da turma: | 05/10/2024 a 30/11/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Este módulo tem como objetivo apoiar os professores participantes no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem de matemática nas quais o discurso dos alunos é valorizado. Os professores participantes irão aprender práticas de planejamento e implementação de discussões matemáticas produtivas com toda a turma, com foco na conexão das ideias, raciocínios e compreensões dos estudantes, além de aprofundar seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema de Geometria e Grandezas e Medidas na matemática escolar.
Referências bibliográficas: HIEBERT, J.; CARPENTER, T. P.; FENNEMA, E.; FUSON, K. C.; WEARNE, D.; MURRAY, H.; OLIVIER, A.; HUMAN, P. Making Sense: teaching and learning mathematics with understanding. Portsmouth, 1997. HUFFERD-ACKLES, K.; FUSON, K. C.; SHERIN, M. G. Describing Levels and Components of a Math-Talk Learning Community. Journal for Research in Mathematics Education, Vol. 35, No. 2, pp. 81-116, 2004. SMITH, M. S; STEIN, M. K. 5 Practices for Orchestrating Productive Mathematical Discussions. Reston: NCTM, 2011. VAN DE WALLE, John; Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009. YACKEL, E.; COBB, P. Normas sociomatemáticas, argumentação e autonomia em matemática, tradução de João Pedro da Ponte. Journal for Research in Mathematics Education, United States, v. 27, Issue 4, p. 458, 20 p, 2 diagrams, jul/1996. |
||||
Carga Horária: |
48 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Barbara Corominas Valério Emília de Mendonça Rosa Marques João Vitor Dias Marcos Rogério Tofoli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |