Atividade

105293 - 09. Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática III

Período da turma: 05/10/2024 a 30/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Este módulo tem como objetivo apoiar os professores participantes no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem de matemática nas quais o discurso dos alunos é valorizado. Os professores participantes irão aprender práticas de planejamento e implementação de discussões matemáticas produtivas com toda a turma, com foco na conexão das ideias, raciocínios e compreensões dos estudantes, além de aprofundar seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema de Geometria e Grandezas e Medidas na matemática escolar.

Referências bibliográficas:

HIEBERT, J.; CARPENTER, T. P.; FENNEMA, E.; FUSON, K. C.; WEARNE, D.; MURRAY, H.; OLIVIER, A.; HUMAN, P. Making Sense: teaching and learning mathematics with understanding. Portsmouth, 1997.

HUFFERD-ACKLES, K.; FUSON, K. C.; SHERIN, M. G. Describing Levels and Components of a Math-Talk Learning Community. Journal for Research in Mathematics Education, Vol. 35, No. 2, pp. 81-116, 2004.

SMITH, M. S; STEIN, M. K. 5 Practices for Orchestrating Productive Mathematical Discussions. Reston: NCTM, 2011.

VAN DE WALLE, John; Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

YACKEL, E.; COBB, P. Normas sociomatemáticas, argumentação e autonomia em matemática, tradução de João Pedro da Ponte. Journal for Research in Mathematics Education, United States, v. 27, Issue 4, p. 458, 20 p, 2 diagrams, jul/1996.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Barbara Corominas Valério
Emília de Mendonça Rosa Marques
João Vitor Dias
Marcos Rogério Tofoli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP