Atividade

105291 - 05. Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I

Período da turma: 07/10/2023 a 02/12/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Este módulo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a natureza da matemática e do significado do processo de "fazer matemática", reconhecendo-o como uma atividade que envolve criatividade, flexibilidade, comunicação e colaboração. Os professores participantes irão explorar e implementar, em suas salas de aula, uma prática pedagógica que visa desenvolver a flexibilidade e a compreensão profunda das quatro operações – as Conversas Numéricas –, além de aprofundarem seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema dos Números na matemática escolar.

Referências bibliográficas:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, Jo e WILLIAMS, Cathy. Fluência Sem Medo: Pesquisas Mostram as Melhores Formas de Aprender Fatos Matemáticos. Youcubed. [pt↗]

BURNS, Marilyn. Snapshots of Student Misunderstandings (Retratos das Incompreensões dos Estudantes). Educational Leadership. ASCD, 2010. [en↗] [pt↗]

HUMPHREYS, Cathy e PARKER, Ruth. Use Number Talks to Boost Math Reasoning (Usando Conversas Numéricas para Desenvolver o Raciocínio Matemático). Middleweb, 2015. [en↗] [pt↗]

________________. Conversas Numéricas. Porto Alegre: Penso, 2019.

LOCKHART, Paul. A mathematician's lament: How school cheats us out of our most fascinating and imaginative art form (Lamentos de um matemático) Bellevue literary press, 2009. [en↗] [pt↗]

PARRISH, Sherry. Number talks: Helping children build mental math and computation strategies, grades K-5. Math Solutions, 2010.

SKEMP, Richard. Relational Understanding and Instrumental Understanding (Compreensão Relacional e Compreensão Instrumental) . The Arithmetic Teacher, v. 26, n. 3, pp.9-15, 1978. [en↗] [pt↗]

VAN DE WALLE, John. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Barbara Corominas Valério
João Vitor Dias
Marcos Rogério Tofoli
Rita de Cássia Marques Lima de Castro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP