105290 - 08. Avaliação para a Equidade |
Período da turma: | 03/08/2024 a 21/09/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Este módulo tem como objetivo desenvolver a base de conhecimento, habilidades e estratégias dos professores participantes para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos em suas salas de aula. Por meio do desenvolvimento de um plano de avaliação, os participantes irão aprender a relacionar planejamento, implementação, avaliação e reflexão por meio da conexão com o plano de ensino criado no módulo "Planejamento de Currículo".
Referências bibliográficas: BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clare; MARSHAL, Bethan; WILIAM, Dilan. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kapan, Set. 2004, pp. 9-21. BROOKHART, Susan M. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD, 2013. CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009. DE BLASIS, Eloísa; FALSARELLA, Ana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz; GUEDES, Patrícia Mota. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas – perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013. DE BLASIS, Eloísa (org); TILGER, Marcos; LONGATO, Silvia. Avaliação Educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2014. EARL, Lorna M. Assessment as Learning: using classroom assessment to maximize student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2013 (2a ed.). GUSKEY, Thomas R.; BAILEY, Jane M. Developing grading and reporting systems for student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2001. NITKO, Anthony J.; BROOKHART, Susan M. Educational assessment of students. Boston, MA: Pearson, 2011, 6a ed. REEVES, Douglas. Elements of grading: a guide to effective practice. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2011. RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014, 7 ed. |
||||
Carga Horária: |
48 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Andrea Schmitz Boccia Glaucia Maria da Silva Degrève Marcia Padilha Lotito Rosebelly Nunes Marques |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |