Atividade

105290 - 08. Avaliação para a Equidade

Período da turma: 03/08/2024 a 21/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Este módulo tem como objetivo desenvolver a base de conhecimento, habilidades e estratégias dos professores participantes para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos em suas salas de aula. Por meio do desenvolvimento de um plano de avaliação, os participantes irão aprender a relacionar planejamento, implementação, avaliação e reflexão por meio da conexão com o plano de ensino criado no módulo "Planejamento de Currículo".

Referências bibliográficas:

BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clare; MARSHAL, Bethan; WILIAM, Dilan. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kapan, Set. 2004, pp. 9-21.

BROOKHART, Susan M. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD, 2013.

CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009.

DE BLASIS, Eloísa; FALSARELLA, Ana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz; GUEDES, Patrícia Mota. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas – perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013.

DE BLASIS, Eloísa (org); TILGER, Marcos; LONGATO, Silvia. Avaliação Educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2014.

EARL, Lorna M. Assessment as Learning: using classroom assessment to maximize student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2013 (2a ed.).

GUSKEY, Thomas R.; BAILEY, Jane M. Developing grading and reporting systems for student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2001.

NITKO, Anthony J.; BROOKHART, Susan M. Educational assessment of students. Boston, MA: Pearson, 2011, 6a ed.

REEVES, Douglas. Elements of grading: a guide to effective practice. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2011.

RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014, 7 ed.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Andrea Schmitz Boccia
Glaucia Maria da Silva Degrève
Marcia Padilha Lotito
Rosebelly Nunes Marques


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP