105200 - Módulo 2: Fundamentos para a Gestão Financeira |
Período da turma: | 27/07/2023 a 15/12/2023
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Descrição: | 1. Matemática Financeira
Objetivos: O objetivo do curso é fornecer aos alunos os fundamentos teóricos da matemática financeira e desenvolver suas principais aplicações práticas, além de provê-los das competências básicas para a tomada de decisões em problemas que envolvam fluxos financeiros. Conteúdo: • Juros simples e compostos • Análise de investimentos • Descontos • Amortizações de empréstimos e financiamentos • Efeitos inflacionários • A matemática na avaliação de ações • Financiamentos • Taxas e prazos médios de operações financeiras • Estratégias comerciais de compra e venda • Títulos de renda fixa. Bibliografia ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 2. Análise de Indicadores Financeiros Objetivos: Capacitar os alunos para, dentro da atual estrutura de gestão, desenvolver e analisar os indicadores financeiros usados em cooperativas agropecuárias com enfoque ou não no setor leiteiro; além disso, apresentar como cada índice desse pode ser usado para fins de gestão tendo por base o benchmarking proporcionado pelo sistema cooperativo. Conteúdo: • Apresentação do Programa Autogestão (GDA) do Sistema OCB/SESCOOP; • Apresentação dos Principais Índices Utilizados; • Debate sobre a interação entre os indicadores e seu uso; • Definição dos principais indicadores para analisar cooperativas. Bibliografia: COSTA, D. R. M. Rating de Cooperativas Agropecuárias: Uma contribuição Metodológica, Dissertação de Mestrado, ESALQ, USP. 2005. GIMENES, R.M.T.; OPASO, M.A.U. Modelos multivariantes para a previsão de insolvência em cooperativas agropecuárias: uma comparação entre e análise discriminante e a análise de probabilidade condicional – Logit. Caderno de Pesquisa em Administração, v.8, n.3, p.65–76, 2001. MENEGA}RIO, A.H. Emprego de indicadores sócio-econômico na avaliação financeira de cooperativas agropecuárias. Piracicaba, 2000. 121p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. OLIVEIRA JUNIOR, C.C. Avaliação da eficiência empresarial das cooperativas. Curitiba: OCEPAR, 1991. 80p. 3. Controladoria Objetivos: Capacitar o aluno para, dentro da atual estrutura econômica globalizada, utilizar a controladoria como ferramenta para a otimização do processo decisório com maior segurança. Conteúdo: • Incorporar na prática profissional dentro da empresa cooperativa, novos parâmetros da informação contábil; • Demonstrar capacidade de comunicação das informações provenientes do sistema contábil em forma de linguagem empresarial de fácil entendimento para não contadores atuantes em Cooperativas; • Produzir relatórios gerenciais conclusivos para auxiliar a administração das organizações na tomada de decisão. Bibliografia: OLIVEIRA, A.B.S. Controladoria governamental. São Paulo: Atlas, 2010. OLIVEIRA, A.B.S. Controladoria: fundamentos do controle empresarial. São Paulo: Atlas, 2009. PADOVEZE, C.L. Controladoria básica. São Paulo: Thomson, 2010. SCHIER, C.U.C. Controladoria como instrumento de gestão. São Paulo: Juruá, 2010. 4. Elaboração de Relatórios Financeiros e Análise de Performance Objetivo: Discutir a elaboração dos principais relatórios financeiros e os principais indicadores da saúde financeira das empresas e seu impacto na tomada de decisão. Em particular das Cooperativas. Desta forma, objetiva propiciar aos alunos a base teórica e prática no uso das técnicas modernas de Administração Financeira do Capital de Giro, por meio da apresentação de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão de ativos e passivos circulantes que auxiliam os gestores na análise de cenários que os levam a importantes decisões na empresa. O desempenho das ações mercadológicas é mensurado por meio dos indicadores financeiros que tornam esta disciplina fundamental para o gestor. Conteúdo: • Indicadores financeiros (liquidez, endividamento, lucro e retorno) • Elementos básicos da gestão financeira de curto e longo prazo • Resultados agregados da empresa e resultados por produto • Analises de custos • Impacto nos orçamentos Bibliografia: ASSAF NETO, A. e SILVA, C. A. T. Administração do Capital de Giro. Editora Atlas, São Paulo, 2002. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira, 10ª Edição. Editora Pearson, São Paulo, 2004. Capítulo 14 – parte 5 PROCIANOY, J. L. DROMS, W. G. Finanças para Executivos não Financeiros. Bookman Companhia: 2001. ROSS, S. A. / JAFFE, J. WESTERFIELD, R. W. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2002. 5. Elaboração e Análise de Projetos Objetivo: Instrumentalizar os participantes com técnicas para a análise financeira e de controle, compreendendo os principais conceitos para a avaliação de investimentos em projetos. Conteúdo: • Projetos de Investimentos • Conceito de juros • Conceito de desconto e valor presente • Técnicas de Análise de Investimentos • Método do payback • Métodos do fluxo de caixa descontado • Valor presente líquido – VPL ou PV • Taxa interna de retorno – TIR ou IRR • Planejamento Financeiro e Econômico em Cooperativas • Estudo de casos Bibliografia: CHING, Hong Yuh. MARQUES, Fernando. PRADO, Lucilene. Contabilidade & Finanças – Para não Especialistas. São Paulo: Prentice Hall, 2003. 288 p. Cap. 9 “Avaliação de investimentos”. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 7 ed. São Paulo: Harbra, 2000. 841 p. Cap. 9 “Técnicas de análise de orçamentos de capital” PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial – Um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 1997. 414 p. Cap. 9 “Fundamentos de contabilidade de custos“. 7. Finanças para Cooperativas Objetivos: O objetivo do curso é fornecer aos alunos os fundamentos teóricos de finanças aplicados às cooperativas, demonstrando suas particularidades e os desafios decorrentes da mesma. Conteúdo: • Direitos de Propriedade • Ciclo de Vida de Cooperativas • Problemas do Horizonte • Problemas do Carona • Problemas do Portfólio Bibliografia ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009. Hansmann, H. The Ownership of Enterprise. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press. 1996, 384p. BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Co-operative governance, social capital and value of production in agriculture: An analytical essay. Revista de Economia Pública Social Y Cooperativa. CIRIEC-ESPAÑA. 2002. BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Cooperativas: Economia, Crescimento e Estrutura de Capital. Tese Apresentada na ESALQ. 1998. 8. Estratégias de Capitalização Objetivos: O objetivo do curso é fornecer aos alunos as estratégias de capitalização utilizadas para superar os problemas financeiros nestas organizações. Conteúdo: • Cooperativas de Nova Geração • Instrumentos Financeiros • Estratégias de Capitação de Recursos junto ao Cooperado Bibliografia ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009. BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Cooperativas: Economia, Crescimento e Estrutura de Capital. Tese Apresentada na ESALQ. 1998. CHING, Hong Yuh. MARQUES, Fernando. PRADO, Lucilene. Contabilidade & Finanças – Para não Especialistas. São Paulo: Prentice Hall, 2003. 288 p. Cap. 9 “Avaliação de investimentos”. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 7 ed. São Paulo: Harbra, 2000. 841 p. Cap. 9 “Técnicas de análise de orçamentos de capital” Sexton, R. ; Iskow, J. Factors Critical to the Success or Failure of Emerging Agricultural Cooperatives. Giannini Foundation Information Series. Nº 88-3. 1988. 9. Compartilhamento de soluções Objetivo: Apresentação e análise das soluções dos problemas trabalhados de acordo com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas com o objetivo de compartilhar conhecimento e diversas soluções para um mesmo problema. Conteúdo: • Aprendizagem baseada em problemas. • Soluções Bibliografia: CYRINO, E. G.; PEREIRA, M. L. T. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas, Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3):780-788, mai-jun, 2004 ESCRIVÃO FILHO, E.; RIBEIRO, L. R. C. aprendendo com pbl – aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência em cursos de engenharia da EESC-USP, Minerva, 6(1): 23- 30 RIBEIRO, L. R. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos, Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, p. 89-102, set. 2004 |
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Carga Horária: |
72 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
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