Atividade

105199 - Módulo 1 : Fundamentos do Cooperativismo

Período da turma: 05/04/2023 a 19/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Cooperativismo no Brasil e no Mundo

Objetivo:
Apresentar aos alunos uma visão ampla sobre as cooperativas no Brasil e no mundo, abordando a visão sistêmica existente e suas relações com os setores políticos.

Conteúdo:
• Cooperativismo no Brasil;
o Sistemas Cooperativismo e seus números
• Cooperativismo no Mundo;
Bibliografia:
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Economia E Gestão De Organizações Cooperativas. Ribeirão Preto: Editora Atlas. 2012, 256p.
SCHNEIDER, José Odelso. Cooperativismo: um pouco de história – aspectos de identidade
cooperativista, p. 123-127. In: HARTMANN, Atílio, et al. Sonhos que a torre inspirou. São Leopoldo: UNISINOS, 1999, 350p.

2. Cooperação e Cooperativismo

Objetivo:
Apresentar aos presentes os principais conceitos sobre cooperação e cooperativismo que norteia
o funcionamento das cooperativas Brasileiras.

Conteúdo:
• Conceitos de Cooperação;
• Doutrina Cooperativista;
• Números do Cooperativismo

Bibliografia:
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Economia E Gestão De Organizações Cooperativas. Ribeirão Preto: Editora Atlas. 2012, 256p.
DALRI, Neusa Maria (org.). Economia solidária: o desafio da democratização das relações de trabalho. SãoPaulo: UNESP/Arte & Ciência – Coleção Universidade Aberta, 1999, 192p.



3. Jogos Cooperativos

Objetivo:
Integrar os elementos da nova turma, desenvolvendo suas relações interpessoais, favorecendo desta forma o processo de aprendizagem durante o curso.


Conteúdo:
• Canais de comunicação;
• Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem;
• Gestão pessoal do fenômeno stress no trabalho;
• Grupos de trabalho / grupos sociais / pressão nos grupos.

Bibliografia:
ACUFF, F.L., Como negociar qualquer coisa com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. 2. ed. São Paulo : Editora
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2013.



4. Economia e Cooperação

Objetivo:
Demonstrar a importância do capital social e do quadro de sócios de uma cooperativa e ligar este
conteúdo com os conceitos que demonstram a transformação dos fatores de produção, em especial o trabalho, as questões da educação e da doutrina cooperativa, o acesso aos mercados e as transações.

Conteúdo:
• História econômica do cooperativismo
• Pensamento Econômico e o Cooperativismo
• O capital Social e o Ambiente Institucional no Brasil
• O Cooperado e sua relação com a Cooperativa
• Estudo de Caso “O Caso da Cotia: Ascensão, Queda e Esperança”
• Aspectos da cooperação e sua inserção no quadro social: a doutrina cooperativa; noções básicas da cooperação e da organização cooperativa;
• Cooperativismo – sua teoria e situação nos tempos atuais;
• Organização do Quadro Social – sua importância para a sustentabilidade da cooperativa.

Bibliografia:
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Co-operative governance, social capital and value of production in agriculture: An analytical essay. Revista de Economia Pública Social Y Cooperativa. CIRIEC-ESPAÑA. 2002.
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Co-operative development: changes in the Brazilian Social
Economy and institutional environment. Review of International Co Operation, Geneva - Suíça, v. 94, n. 1, p. 59-65, 2001.
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Virtual Cooperatives in Brazil and the Globalization Process. Journal of Rural Cooperation, Israel, v. 29, n. 2, p. 153-165, 2001.
SCHNEIDER, José Odelso. Desafios e perspectiva das cooperativas de trabalho, p. 133-149. In: DALRI, Neusa Maria (org.). Economia solidária: o desafio da democratização das relações de trabalho. SãoPaulo: UNESP/Arte & Ciência – Coleção Universidade Aberta, 1999, 192p.
SCHNEIDER, José Odelso. Cooperativismo: um pouco de história – aspectos de identidade
cooperativista, p. 123-127. In: HARTMANN, Atílio, et al. Sonhos que a torre inspirou. São Leopoldo: UNISINOS, 1999, 350p.
SCHNEIDER, José Odelso. Democracia, participação e autonomia cooperativa. 2. ed. São Leopoldo:
UNISINOS, 1999. 496p.

5. Sociologia da Cooperação

Objetivo:
Definir aspectos econômicos básicos, como apresentação do conceito de bem estar social,
mercado e bem público. Apresentar a função do Estado e seu relacionamento com o mercado econômico. Demonstrar a importância do capital social ou de organizações sociais, que possibilitem a transformação dos fatores de produção, o acesso a mercados e a termos favoráveis de transação. Expor os aspectos cooperativistas como sua importância, relações contratuais, viabilidade, organização e modelos de coordenação.

Conteúdo:

• A sociologia da Cooperação;
• As Organizações Não-Governamentais (ONGs);
• O Capital Social e o Ambiente Institucional no Brasil;
• Tendências e Formas de Cooperação no Séc. XXI;
• Networks, Contratos e a Nova Geração de Cooperativas;
• Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade nas Cooperativas;
• Crescimento, fusões e cooperativas transnacionais.

Bibliografia:
ASHLEY, P.A. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2009.
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Co-operative development: changes in the Brazilian Social Economy and institutional environment. Review of International Co Operation, Geneva - Suíça, v. 94, n. 1, p. 59-65, 2001.
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Virtual Cooperatives in Brazil and the Globalization Process.
Journal of Rural Cooperation, Israel, v. 29, n. 2, p. 153-165, 2001.


6. Contabilidade de Cooperativas

Objetivos:
Introduzir os alunos no conhecimento da Contabilidade, com ênfase na interpretação e análise
dos relatórios contábeis. Preparar o estudante para participar do processo decisório tomando por base os relatórios contábeis.
Conteúdo:
• A empresa e seu meio ambiente. A função da Contabilidade. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial.
• O contador e o controller
• Contabilidade nas Cooperativas
• Demonstrações Financeiras
• O Balanço Patrimonial
• A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
• Operações com mercadorias e sua contabilização, a avaliação dos estoques e a apuração do CMV
• As operações financeiras - operações de curto e longo prazo, operações pré e pós-fixadas
• As provisões - PDD, PIR e provisões passivas
• Ativo imobilizado - depreciações, exaustão e amortizações; equivalência patrimonial
• Noções de correção monetária societária
• Princípios contábeis
• Demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR)
• Demonstração das mutações patrimoniais
• Fluxo de Caixa - forma direta e forma indireta

Bibliografia:
MARION, J. C. - Contabilidade Básica. Editora Atlas. São Paulo, 1995. MARION, J. C. - Contabilidade Empresarial. Editora Atlas. São Paulo, 1995.
LEITE, H. P. - Contabilidade para Administradores. Editora Atlas. São Paulo, 1993. PROFESSORES DA FEA - Manual de Contabilidade. Editora Atlas. São Paulo, 1995.

6. Pessoas e Gestão do Conhecimento
Objetivo:
As atividades que atualmente estão ocupando lugar de destaque nas organizações são aquelas relacionadas com a produção e a distribuição do conhecimento. Assim, a gestão adequada do conhecimento é essencial para que os atores nela envolvidos liderem o ambiente de acelerada transformação e crescente complexidade como é o mundo dos negócios. Como o conhecimento é criado pelas pessoas, estas precisam de um gerenciamento eficiente para que as empresas possam atingir os resultados almejados.
Conteúdo:
• Gestão do Conhecimento
• Pessoas
• Compartilhamento do Conhecimento

Bibliografia:
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento, e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003. DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 2001.
NONAKA, I.; TAKEUCHI H. Criação de conhecimento na empresa: Como as Empresas Japonesas Geram a Dinâmica da Inovação – Rio de Janeiro: Elsevier, 1997, 29. ed. TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 5. ed., 2005.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Davi Rogério de Moura Costa
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Ieda Pelógia Martins Damian
Mateus de Carvalho Reis Neves
Paola Richter Londero


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP