Atividade

10513 - Fundamentos Epistemológicos para o Estudo de Museus de Arte

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1) O conceito de Museu e a Museologia como área do conhecimento.
2) Nova Museologia e novas vertentes na Museografia.
3) O papel da Exposição de Arte.
4) Os conceitos de moderno e contemporâneo.
5) Modernidade e Vanguardas Artísticas.
6) Pós-Modernidade.

Bibliografia Básica:

ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha. São Paulo: Edusp, 2001.

ARAÚJO, Marcelo Mattos. Os modernistas na Pinacoteca – o museu entre a vanguarda e a tradição. São Paulo, 2002. (Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP).

BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, V. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENNET, Tony. The Birth of the Museum. London: Routledge, 1995.

BLOM, Philipp. Ter e manter. Uma história íntima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BOLLE, Willi. “Cultura, Patrimônio e Preservação”. In: Arantes, Antonio (org.). Produzindo o passado: Estratégias de Construção do Patrimônio Cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BORDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. O amor pela arte. Os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003.

CRIMP, Douglas. On the museum's ruins. Massachussets: MIT Press, 1993.

DANTO, Arthur C. After the end of art: Contemporary art and the Pale of History. Princeton: Bolingen Series, 1997.

________. “Master narrativas and critical principles”. In: After the end of art: Contemporary art and the Pale of History. Princeton: Bolingen Series, 1997.

DEBORG, Guy. A Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FRAYZE-PEREIRA, João. Olho d'água. Arte e loucura em exposição. São Paulo: Escrita/Fapesp, 1995.

FREIRE, Cristina. Olhar passageiro. Percepção e arte contemporânea na Bienal de São Paulo. São Paulo, 1990. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da USP).

________. Além dos mapas: Os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Sesc/Annablume, 1997.

________. Poéticas do processo: Arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: O museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2004.

ICOM – International Council of Museums. Code of Ethcs for Museums. Paris: Maison D'Unesco, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem moderno. São Paulo: Edusp, 1999.

MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.

MOTTA, Renata Vieira da. O MASP em exposição. São Paulo, 2003. (Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP).

O'DOHERTY, Brian. Inside the white cube. The ideology of the gallery space. San Francisco: Lapis Press, 1986.

POMIAN, Krystoff. “A Coleção”. In: Enciclopédia Einaudi. 1. Memória – História. Porto: Imp. Nac. Casa da Moeda, 1984.

PREZIOSI, Donald. (ed.) The art of art history: A critical anthology. Oxford Univ. Press, 1998.

________. Rethinking art history. Yale Univ. Press, 1989.

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Daisy Valle Machado Peccinini
Elza Maria Ajzenberg
Maria Cristina Machado Freire


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP