Atividade

10512 - Contribuições da psicanálise para o entendimento da relação entre o professor e o aluno (SESI)

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Curso de Extensão Universitária (Atualização)
“Contribuições da Psicanálise para o Entendimento da Relação
entre o Professor e o Aluno: a Indisciplina, o Fracasso Escolar
e a Inclusão” (SESI)

Período: 04 de março a 17 de junho de 2006

Aulas formais: Sábado, das 08h00 às 12h00: 40 horas.

EMENTA: O curso discutirá as leis e estruturas da instituição escolar no processo de inclusão. Serão abordados temas importantes como: a constituição do sujeito; funções materna e paterna; função do professor; o inconsciente e a transferência; pricanálise e educação; distúrbios globais do desenvolvimento. Serão apresentados os serviços e pesquisas realizadas na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida e do Grupo Ponte e também serão apresentados relatos de casos para discussão.

Programa:

O CURSO SERÁ MINISTRADO EM 4 LOCAIS DISTINTOS:
• CAT AE. Carvalho – 04 de março a 20 de maio
• CAT Osasco – 11 de março a 03 de junho
• CAT Vila das Mercês – 18 de março a 10 de junho
• CAT Santo André – 25 de março a 17 de junho


1. CAT AE. Carvalho – Rua Deodato Saraiva, 232 – CEP 03694-090
De 04 de março a 20 de maio de 2006

04/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida
Fernando Anthero Galvão Colli

11/3 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor?
Rogério Lerner

18/3 – O menino selvagem
Maria Cristina Machado Kupfer

25/3 – O diagnóstico médico e o psicanalítico
Rinaldo Voltolini

01/4 – Distúrbio Global do Desenvolvimento
Marise Bartolozzi Bastos

08/4 – Relato de caso e discussão
Fernando Anthero Galvão Colli

29/4 – O inconsciente e a transferência
Rogério Lerner

06/5 – Psicanálise e Educação
Maria Cristina Machado Kupfer

13/5 – Relato de caso e discussão
Rinaldo Voltolini

20/5 – O trabalho do Grupo Ponte
Valéria Amâncio



2. CAT Jardim Piratininga, Osasco – Av. Getúlio Vargas, s/n – CEP 06233-020
De 11 de março a 03 de junho de 2006

11/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida
Fernando Anthero Galvão Colli

18/3 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor?
Rogério Lerner

25/3 – O menino selvagem
Maria Cristina Machado Kupfer

08/4 – O diagnóstico médico e o psicanalítico
Rinaldo Voltolini

28/4 – Distúrbio Global do Desenvolvimento
Marise Bartolozzi Bastos

06/5 – Relato de caso e discussão
Fernando Anthero Galvão Colli

13/5 – O inconsciente e a transferência
Rogério Lerner

20/5 – Psicanálise e Educação
Maria Cristina machado Kupfer

27/5 – Relato de caso e discussão
Rinaldo Voltolini

03/6 – O trabalho do Grupo Ponte
Valéria Amâncio


3. CAT Vila das Mercês, São Paulo – Rua Júlio Felipe Guedes – CEP 04174-040
De 18 de março a 10 de junho de 2006

18/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida
Fernando Anthero Galvão Colli

25/3 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor?
Rogério Lerner

08/4 – O menino selvagem
Maria Cristina Machado Kupfer

29/4 – O diagnóstico médico e o psicanalítico
Rinaldo Voltolini

06/5 – Distúrbio Global do Desenvolvimento
Marise Bartolozzi Bastos

13/5 – Relato de caso e discussão
Fernando Anthero Galvão Colli

20/5 – O inconsciente e a transferência
Rogério Lerner

27/5 – Psicanálise e Educação
Maria Cristina Machado Kupfer

03/6 – Relato de caso e discussão
Rinaldo Voltolini

10/6 – O trabalho do Grupo Ponte
Valéria Amâncio


4. CAT Santa Terezinha, Santo André – Praça Dr. Armando Pereira – CEP 09210-550
De 25 de março a 17 de junho de 2006

25/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida
Fernando Anthero Galvão Colli

08/4 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor?
Rogério Lerner

29/4 – O menino selvagem
Maria Cristina Machado Kupfer

06/5 – O diagnóstico médico e o psicanalítico
Rinaldo Voltolini

13/5 – Distúrbio Global do Desenvolvimento
Marise Bartolozzi Bastos

20/5 – Relato de caso e discussão
Fernando Anthero Galvão Colli

27/5 – O inconsciente e a transferência
Rogério Lerner

03/6 – Psicanálise e Educação
Maria Cristina Machado Kupfer

10/6 – Relato de caso e discussão
Rinaldo Voltolini

17/6 – O trabalho do Grupo Ponte
Valéria Amâncio




Bibliografia:

EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Escuta, 2000.
FREUD E A EDUCAÇÃO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Scipione, 1989.
OS ATRASADOS NÃO EXISTEM. Cordié, A.. Artes médicas, 1996.
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: NOVOS OPERADORES DE LEITURA. Leny Magalhães Mrech.
Editora Pioneira.
SIGMUND FREUD OBRAS PSICOLÓGICAS. Peter Gay. Editora Imago.
CURSO E DISCURSO DA OBRA DE JACQUES LACAN. Antonio Godino Cabas. Biblioteca
Freudiana Brasileira. Editora Moraes.
A DINÂMICA DA TRANSFERÊNCIA . Edição Standard Brasileira das Obras Psicológica
Completas de Sigmund Freud. Vol.12. Editora Imago.
PSICANÁLISE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Jerusalinski, Alfredo. Artes e Ofícios,1999.
EDUCAÇÃO IMPOSSÍVEL. Mannoni, M.. Ed. Francisco Alves,1977.
A CRIANÇA, SUA DOENÇA E OS OUTROS. Mannoni, M.. Zahar,1980.
EDUCA-SE UMA CRIANÇA?. Calligaris, C. et alli.. Artes e Ofícios, 1994.
DE PIAGET A FREUD: PARA REPENSAR AS APRENDIZAGENS. Lajonquière, L..Vozes,
1993.
INFÂNCIA E ILUSÃO (PSICO)PEDAGÓGICA. Lajonquière, L.. Vozes, 1999.
A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Patto, M. H.. Queiróz,1990.
ESTILOS DA CLÍNICA. REVISTA SOBRE A INFÂNCIA COM PROBLEMAS. Vols.4 e 9.
FREUD ANTI-PEDAGOGO. Millot, C. – Zahar, 1987.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 185
 
Ministrantes: Fernando Anthero Galvao Colli
Maria Cristina Machado Kupfer
Marise Bartolozzi Bastos
Rinaldo Voltolini
Rogerio Lerner
Valeria Amancio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP