10512 - Contribuições da psicanálise para o entendimento da relação entre o professor e o aluno (SESI) |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Curso de Extensão Universitária (Atualização) “Contribuições da Psicanálise para o Entendimento da Relação entre o Professor e o Aluno: a Indisciplina, o Fracasso Escolar e a Inclusão” (SESI) Período: 04 de março a 17 de junho de 2006 Aulas formais: Sábado, das 08h00 às 12h00: 40 horas. EMENTA: O curso discutirá as leis e estruturas da instituição escolar no processo de inclusão. Serão abordados temas importantes como: a constituição do sujeito; funções materna e paterna; função do professor; o inconsciente e a transferência; pricanálise e educação; distúrbios globais do desenvolvimento. Serão apresentados os serviços e pesquisas realizadas na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida e do Grupo Ponte e também serão apresentados relatos de casos para discussão. Programa: O CURSO SERÁ MINISTRADO EM 4 LOCAIS DISTINTOS: • CAT AE. Carvalho – 04 de março a 20 de maio • CAT Osasco – 11 de março a 03 de junho • CAT Vila das Mercês – 18 de março a 10 de junho • CAT Santo André – 25 de março a 17 de junho 1. CAT AE. Carvalho – Rua Deodato Saraiva, 232 – CEP 03694-090 De 04 de março a 20 de maio de 2006 04/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida Fernando Anthero Galvão Colli 11/3 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor? Rogério Lerner 18/3 – O menino selvagem Maria Cristina Machado Kupfer 25/3 – O diagnóstico médico e o psicanalítico Rinaldo Voltolini 01/4 – Distúrbio Global do Desenvolvimento Marise Bartolozzi Bastos 08/4 – Relato de caso e discussão Fernando Anthero Galvão Colli 29/4 – O inconsciente e a transferência Rogério Lerner 06/5 – Psicanálise e Educação Maria Cristina Machado Kupfer 13/5 – Relato de caso e discussão Rinaldo Voltolini 20/5 – O trabalho do Grupo Ponte Valéria Amâncio 2. CAT Jardim Piratininga, Osasco – Av. Getúlio Vargas, s/n – CEP 06233-020 De 11 de março a 03 de junho de 2006 11/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida Fernando Anthero Galvão Colli 18/3 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor? Rogério Lerner 25/3 – O menino selvagem Maria Cristina Machado Kupfer 08/4 – O diagnóstico médico e o psicanalítico Rinaldo Voltolini 28/4 – Distúrbio Global do Desenvolvimento Marise Bartolozzi Bastos 06/5 – Relato de caso e discussão Fernando Anthero Galvão Colli 13/5 – O inconsciente e a transferência Rogério Lerner 20/5 – Psicanálise e Educação Maria Cristina machado Kupfer 27/5 – Relato de caso e discussão Rinaldo Voltolini 03/6 – O trabalho do Grupo Ponte Valéria Amâncio 3. CAT Vila das Mercês, São Paulo – Rua Júlio Felipe Guedes – CEP 04174-040 De 18 de março a 10 de junho de 2006 18/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida Fernando Anthero Galvão Colli 25/3 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor? Rogério Lerner 08/4 – O menino selvagem Maria Cristina Machado Kupfer 29/4 – O diagnóstico médico e o psicanalítico Rinaldo Voltolini 06/5 – Distúrbio Global do Desenvolvimento Marise Bartolozzi Bastos 13/5 – Relato de caso e discussão Fernando Anthero Galvão Colli 20/5 – O inconsciente e a transferência Rogério Lerner 27/5 – Psicanálise e Educação Maria Cristina Machado Kupfer 03/6 – Relato de caso e discussão Rinaldo Voltolini 10/6 – O trabalho do Grupo Ponte Valéria Amâncio 4. CAT Santa Terezinha, Santo André – Praça Dr. Armando Pereira – CEP 09210-550 De 25 de março a 17 de junho de 2006 25/3 – Apresentação do curso e da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida Fernando Anthero Galvão Colli 08/4 – A constituição do Sujeito: a função materna e a função paterna. Qual a função do professor? Rogério Lerner 29/4 – O menino selvagem Maria Cristina Machado Kupfer 06/5 – O diagnóstico médico e o psicanalítico Rinaldo Voltolini 13/5 – Distúrbio Global do Desenvolvimento Marise Bartolozzi Bastos 20/5 – Relato de caso e discussão Fernando Anthero Galvão Colli 27/5 – O inconsciente e a transferência Rogério Lerner 03/6 – Psicanálise e Educação Maria Cristina Machado Kupfer 10/6 – Relato de caso e discussão Rinaldo Voltolini 17/6 – O trabalho do Grupo Ponte Valéria Amâncio Bibliografia: EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Escuta, 2000. FREUD E A EDUCAÇÃO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Scipione, 1989. OS ATRASADOS NÃO EXISTEM. Cordié, A.. Artes médicas, 1996. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: NOVOS OPERADORES DE LEITURA. Leny Magalhães Mrech. Editora Pioneira. SIGMUND FREUD OBRAS PSICOLÓGICAS. Peter Gay. Editora Imago. CURSO E DISCURSO DA OBRA DE JACQUES LACAN. Antonio Godino Cabas. Biblioteca Freudiana Brasileira. Editora Moraes. A DINÂMICA DA TRANSFERÊNCIA . Edição Standard Brasileira das Obras Psicológica Completas de Sigmund Freud. Vol.12. Editora Imago. PSICANÁLISE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Jerusalinski, Alfredo. Artes e Ofícios,1999. EDUCAÇÃO IMPOSSÍVEL. Mannoni, M.. Ed. Francisco Alves,1977. A CRIANÇA, SUA DOENÇA E OS OUTROS. Mannoni, M.. Zahar,1980. EDUCA-SE UMA CRIANÇA?. Calligaris, C. et alli.. Artes e Ofícios, 1994. DE PIAGET A FREUD: PARA REPENSAR AS APRENDIZAGENS. Lajonquière, L..Vozes, 1993. INFÂNCIA E ILUSÃO (PSICO)PEDAGÓGICA. Lajonquière, L.. Vozes, 1999. A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Patto, M. H.. Queiróz,1990. ESTILOS DA CLÍNICA. REVISTA SOBRE A INFÂNCIA COM PROBLEMAS. Vols.4 e 9. FREUD ANTI-PEDAGOGO. Millot, C. – Zahar, 1987. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 185 | ||||
Ministrantes: |
Fernando Anthero Galvao Colli Maria Cristina Machado Kupfer Marise Bartolozzi Bastos Rinaldo Voltolini Rogerio Lerner Valeria Amancio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |