104962 - Gestão da Qualidade dos Serviços Públicos. |
Período da turma: | 30/05/2023 a 22/06/2023
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Descrição: | A disciplina objetiva possibilitar aos alunos conhecer e debater os conceitos e o estado da arte da gestão da qualidade adotada no serviço público e seu desdobramento em indicadores e atendimento ao cidadão. A bibliografia e experiências (exemplos, estudos de caso e vivência do docente) permitirão o aprofundamento da análise de desempenho e seus termos, que regem o viés de indicadores e atendimento. Um conjunto de ferramentas de qualidade será apresentado como base para o desenvolvimento da capacidade de avaliação de serviços e programas e de resolução de problemas. Pontos do programa: 1. Formas de atendimento a demandas e custo-benefício dos serviços públicos; 2. Sistemas de atendimento ao cidadão; 3. Gestão da qualidade; 4. Qualidade de serviços públicos; 5. Avaliação de desempenho no setor público; e 6. Ferramentas de gestão da qualidade.
Bibliografia: JULIANI, F.; OLIVEIRA, O. J. Lean six sigma in the public sector: overcoming persistent management challenges. Quality Management Journal, v. 28, n. 2, p. 58–75, 2021. LOBATO, T. Z.; VARGAS, M. H.; HERNÁNDEZ, J. J. R.; PENTÓN, Y. B. ¿Cómo se percibe la aplicación de procesos de calidad de la ingeniería, en la administración pública? Revista INFAD de Psicología, v. 1, n. 1, p. 215-230, 2021. MARIMON, F.; MELÃO, N.; BASTIDA, R. Motivations and benefits of quality management systems in social services: mediation of the implementation process. Total Quality Management & Business Excellence, v. 32, n. 7-8, p. 693-718, 2019. MELATI, C.; JANISSEK-MUNIZ, R.; CURACAO, C. Quality in public administration: a causal configuration analysis. Refereed Paper Proceedings - KM Conference 2018, 2018. RODGERS, B.; ANTONY, J.; EDGEMAN, R.; CUDNEY, E. A. Lean Six Sigma in the public sector: yesterday, today and tomorrow. Total Quality Management & Business Excellence, p. 1-13, 2019. WORLD BANK GROUP. Doing business 2019: training for reform. Washington, DC. The World Bank Group. https://espanol. doingbusiness.org/content/dam/doingBusiness/media/Annual-Reports/English/DB2019-report_web-version.pdf. Acesso em: 25 out. 2021. VINNI, R. The potential of design thinking and total quality management in creating public value in network of institutes and schools of public administration in Central and Eastern Europe. The NISPAcee Journal of Public Administration and Policy, v. 14, ed. 1, p. 285-309, 2021. |
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Carga Horária: |
21 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 66 | ||||
Ministrantes: |
Mauricio da Silva Correia |
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