Atividade

104806 - Tecnologias Digitais e impactos em modelos de negócio

Período da turma: 29/03/2023 a 13/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: discutir os impactos da transformação digital nas organizações públicas e privadas e suas decorrências nos modelos de negócios dessas organizações, bem como no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Justificativa: as tecnologias baseadas na Internet impulsionaram o desenvolvimento de novas soluções, para a comunicação, coleta e transmissão de dados, processamento de dados entre outras dimensões. A adoção dessas novas soluções tem levado ao surgimento de novos negócios, nativos digitais e impulsionado a transformação digital de organizações tradicionais, tanto no setor privado quanto no setor público. Neste sentido, é fundamental compreender quais são as tecnologias com grande potencial de impacto nas organizações e como elas influenciam seus modelos de negócios.
Neste módulo serão apresentados os temas de fronteira discutidos na área de tecnologia e sistemas de informação nas organizações. No primeiro encontro será apresentada o modelo conceitual da evolução das tecnologias digitais e seus impactos transformacionais nas empresas e organizações, bem como o modelo conceitual para os principais aspectos envolvidos na transformação digital. No segundo encontro será discutido como conduzir um processo de transformação digital em instituições e organizações, considerando os aspectos estratégicos, do modelo de negócios, da liderança e da cultura organizacional.
No terceiro encontro serão discutidos os conceitos de dados abertos, open government data, big data e seus potenciais e limitações para a elaboração de estratégias organizacionais. Além disso, será discutido como técnicas de análise, tais como os diferentes tipos de algoritmos de machine learning e as soluções de analytics podem ser usados para a tomada de decisão orientada por dados. No quarto encontro serão apresentadas aplicações organizacionais de novas tecnologias, tais como blockchain como meio de pagamentos, e-government e e-participation, Smart Cities.


Bibliografia
Adikari, A., Burnett, D., Sedera, D., de Silva, D., & Alahakoon, D. (2021). Value co-creation for open innovation: An evidence-based study of the data driven paradigm of social media using machine learning. International Journal of Information Management Data Insights, 1(2), 100022. https://doi.org/10.1016/j.jjimei.2021.100022
Allam, Z., & Dhunny, Z. A. (2019). On big data, artificial intelligence and smart cities. Cities, 89(January), 80–91. https://doi.org/10.1016/j.cities.2019.01.032
Baskerville, R., Meyers, M., & Yoo, Y. (2020). Digital First: The Ontological Reversal and New Challenges for IS. MIS Quarterly, june, 1–31.
Bazzaz Abkenar, S., Haghi Kashani, M., Mahdipour, E., & Jameii, S. M. (2021). Big data analytics meets social media: A systematic review of techniques, open issues, and future directions. Telematics and Informatics, 57(October 2020), 101517. https://doi.org/10.1016/j.tele.2020.101517
Chanias, S., Myers, M. D., & Hess, T. (2019). Digital transformation strategy making in pre-digital organizations: The case of a financial services provider. Journal of Strategic Information Systems, 28(1), 17–33.
Kummitha, R. K. R., & Crutzen, N. (2019). Smart cities and the citizen-driven internet of things: A qualitative inquiry into an emerging smart city. Technological Forecasting and Social Change, 140(October 2018), 44–53. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.12.001
Marjanovic, O., & Cecez-Kecmanovic, D. (2020). Open government data platforms – A complex adaptive sociomaterial systems perspective. Information and Organization, 30(4), 100323. https://doi.org/10.1016/j.infoandorg.2020.100323
Nikiforova, A., & McBride, K. (2021). Open government data portal usability: A user-centred usability analysis of 41 open government data portals. Telematics and Informatics, 58(December 2020), 101539. https://doi.org/10.1016/j.tele.2020.101539
Paullada, A., Raji, I. D., Bender, E. M., Denton, E., & Hanna, A. (2021). Data and its (dis)contents: A survey of dataset development and use in machine learning research. Patterns, 2(11), 100336. https://doi.org/10.1016/j.patter.2021.100336
Perdana, A., Lee, H. H., Koh, S., & Arisandi, D. (2021). Data analytics in small and mid-size enterprises: Enablers and inhibitors for business value and firm performance. International Journal of Accounting Information Systems, xxxx, 100547. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2021.100547
Rogers. D.L. (2016) The Digital Transformation Playbook: Rethink your business for the digital age. Columbia Business School Publishing.
Shah, T. R. (2022). Can big data analytics help organisations achieve sustainable competitive advantage? A developmental enquiry. Technology in Society, 68(November 2021), 101801. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2021.101801
Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118–144.
Westerman, G., Bonnet D. e McAfee, A. (2014). Leading Digital: Turning technology into business transformation. Boston: Harvard Business Review Press.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Cesar Alexandre de Souza
Daielly Melina Nassif Mantovani


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP