104786 - Uso da pedagogia digital no ensino online usando Moodle |
Data da turma: | 05/11/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Uso da pedagogia digital no ensino online usando Moodle
Detalhamento Ementa: O objetivo deste módulo é discutir com o aluno o desenvolvimento adequado - sob o ponto de vista tecnológico, didático e pedagógico - de um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como parte do processo de ensino e aprendizagem. Serão abordados diversos assuntos na criação de um curso online. Programa itemizado: Objetivos de aprendizagem e taxonomia de Bloom Atividades de absorção Atividades to do Atividades connect type Forma de interação Avaliação diagnóstica, formativa e somativa soft skills Metodologia: Utilização de técnicas de design educacional na construção de cursos online na prática usando o ambiente da USP. Os modelos de curso serão disponibilizados aos alunos que poderão desenvolver rapidamente um protótipo de cursos online usando os elementos abordados durante o curso. Avaliação: Protótipo de um curso desenvolvido de forma individual ou em grupo.O aluno será aprovado se obtiver Média >= 7 (sete) considerando a média de 0 a 10. Bibliografia: FILATRO, Andréa. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004. SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores: educação a distância na web 2.0. São Paulo: NOVATEC, 2011. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Jose Dutra de Oliveira Neto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |