Atividade

104756 - Ritmos Biológicos e Educação: uma visão integrada.

Período da turma: 31/01/2022 a 04/02/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Abertura. Introdução à cronobiologia.
Ciclo vigília/sono
Ontogênese dos Ritmos Circadianos.
Temas de cronobiologia na educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA.
Oficina Tempo na Vida: apresentação e manejo do material.
O papel da escola e do professor no ensino de cronobiologia.
Apresentação das propostas elaboradas pelos grupos
Encerramento (percepção pessoal sobre o curso).
BIBLIOGRAFIA:
ALTET, Marguerite. As pedagogias da aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
ELKIND, David. Sem tempo de ser criança: a infância estressada. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FONSECA, Vitor. da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1997.
LOUZADA, Fernando; MENNA-BARRETO, Luiz. O sono na sala de aula: tempo escolar e tempo biológico. Rio de
Janeiro: Vieira & Lent, 2007.
LOUZADA, Fernando; MENNA-BARRETO, Luiz Sleep-wake cycle expression in adolescence: influences of social
contex. Biological Rhythm Research, v. 34, n. 2, p. 129-136, 2003.

MARQUES, Nelson; MENNA-BARRETO, Luiz. Cronobiologia: princípios e aplicações. São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2003.
MENNA-BARRETO, Luiz; WEY, Daniela. Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos
ritmos biológicos ao longo da vida humana. Psicologia USP, v. 18, n. 2, p. 133-153, 2007.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 188
 
Ministrantes: Luiz Silveira Menna Barreto
Rubia Aparecida Pereira de Carvalho Mendes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP