Atividade

104702 - Paideia - Ferramentas de design e desenvolvimento de software

Período da turma: 06/05/2022 a 24/06/2022

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Descrição: Objetivos:
Apresentação de tipos de ferramentas de desenvolvimento e implantação de software e suas principais funcionalidades. Criação de um aplicativo com uso dessas ferramentas.

1. Ciclos de Vida de Software
2. Processos de Concepção (design).
3. Processos de Desenvolvimento
4. Processos de teste e validação de software
5. Tipos de Ferramentas de desenvolvimento de Software
6. Ferramentas de Modelagem
6.1. Linguagem de Modelagem Unificada (UML)
6.1.1. Diagramação
6.1.2. Engenharia reversa.
6.1.3. Geração de código.
6.1.4. Engenharia round-trip.
6.1.5. Intercâmbio de modelos e diagramas.
6.1.6. Transformação de modelos
6.1.7. Prática de Modelagem.
6.2. Outras Ferramentas
7. Ferramentas de Prototipagem e testes
7.1. Design
7.2. Prototipagem
7.3. Compartilhamento do projeto
7.4. Integração com aplicativos de terceiros
7.5. Cenários de teste
7.6. Prática de Prototipagem e teste – Uso de Framer
8. Ferramentas de Design de Interfaces
8.1. Tipos de Interfaces
8.2. Tipos de Interação com Usuário
8.2.1. Cognitiva
8.2.2. Social
8.2.3. Emocional
8.3. Visualização de Informações
8.4. Requisitos de qualidade de interfaces: Usabilidade e Acessibilidade
8.5. Processo de Design de Interfaces
8.5.1. Projeto Conceitual
8.5.2. Desenvolvimento da Interface e Prototipação
8.5.3. Avaliação da Interface
8.5.4. Avaliação da Experiência com Usuário (UX)
8.6. Prática de Design de Interface - Uso de Figma
9. Prática de Desenvolvimento de um Aplicativo

Referências Bibliográficas:

BOOCH, G.; RUMBAUGH, J. UML, Guia do usuário, Ed. Elsevier, 2006.
GUEDES, G. T. A. UML 2 - Uma Abordagem Prática, Novatec Editora, 2018.
GARAY, R. Aprender Visio Usando, Ed. 36 linhas, 2015. E-book.
Framer - https://www.framer.com/
Figma - https://www.figma.com/br/ui-design-tool/
MONK, S. 30 Projetos com Arduino. Porto Alegre: Bookman, 2014. E-book
OBERLEITNER, A.; SILVA, L. C. S. Desenvolvimento de Sistemas. São Paulo: Senac, 2020. E-book
PREECE, J; SHARP, H.; ROGERS, Y. Interaction Design – beyond Human Computer Interaction. ISBN-10 ‏ : ‎ 1119547253, Wiley. 5th ed. 2, May 2019

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Márcia Cristina Machado
Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa


 
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