Atividade

104402 - Disfagia orofaríngea infantil

Período da turma: 04/04/2022 a 04/10/2022

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Descrição: Ementa:
Abordar os procedimentos envolvidos na avaliação da deglutição e da motricidade orofacial, com ênfase no
diagnóstico da disfagia orofaríngea e no tratamento dos distúrbios da deglutição.
Objetivos:
Propiciar ao aluno o aperfeiçoamento e práticas em Disfagia orofaríngea, com ênfase em avaliação e diagnóstico dos
distúrbios da deglutição; planejamento terapêutico fonoaudiológico e a reabilitação, incluindo seu gerenciamento;
orientações aos familiares, cuidadores e equipes interdisciplinares; encaminhamentos e discussão em equipe
interdisciplinar e multidisciplinar.
Conteúdo Programático do Curso:
- Avaliação e reabilitação das funções estomatognáticas (sucção, mastigação e deglutição) e desordens alimentares
(disfagia) em recém-nascidos, crianças internadas em CTI pediátrico e enfermarias pediátricas do HC Campus.
- Avaliação e reabilitação das funções estomatognáticas (disfagia) em adultos e idosos internados em CTI e
enfermarias do HC Campus.
- Avaliação e gerenciamento alimentar nas disfagias orofaríngeas, ambulatorialmente.
- Acompanhamento dos exames complementares da deglutição: videofluoroscopia, junto ao Setor de Radiologia e
videoendoscopia, junto ao Setor de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HCFMRP-USP.
- Discussão com equipe clínica, orientações e encaminhamentos.
- Orientações e esclarecimentos ao paciente, familiares e/ou responsáveis, em relação à problemática do caso,
processo de avaliação, diagnóstico fonoaudiológico e condutas terapêuticas (reabilitação).
- Encaminhamentos necessários em cada caso, de exames e de avaliações para outros profissionais.
Bibliografia:
1. DEDIVITIS, R.A.; SANTORO, P.P.; ARAKAWA-SUGUENO,L. (Org.) Manual prático de disfagia - diagnóstico e
tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.
2. FURKIM, A.M.; SANTINI, C.S. Disfagias orofaríngeas. Carapicuíba, Pró-fono, 1999.
3. FURKIM, A.M.; SANTINI, C.S. Disfagias orofaríngeas. Vol.2. Carapicuíba, Pró-fono, 2008.
4. JACOBI, J.S.; LEVY, D.S.; SILVA, L.M.C. Disfagia: Avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.
5. COSTA, M.; CASTRO, L.P. Tópicos em Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
6. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C. (org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Roca, 2004.
7. LEVY, D.S.; ALMEIDA, S.T. (Org) Disfagia infantil. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018.
8. LOPES FILHO, O. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª ed. São Paulo, Tecmed, 2004.
9. FORONI, P.M; BEATO, A.M; VALARELLI, L.P.; TRAWITZKI, L.V. Disfagia orofaríngea em crianças com síndrome
Cornélia de Lange. Rev. CEFAC [online], 2010.
10. O’NEIL, K.H.; PURDY, M.; FALK, J.; GALLO, L. The dysphagia outcome and severity scale. Dysphagia.
1999; 14(3): 139-45.
11. PADOVANI, A.R.;MORAES, D.P; MANGILI, L.D.; ANDRADE, C.R.F. Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do
Risco para Disfagia (PARD). Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(3):199-205.

Carga Horária:

176 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Débora Hungria Mazer Canesin
Fabiana Cardoso Pereira Valera
Liciane Pinelli Valarelli
Luana Casari Parreira
Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
Patricia Helena de Souza Medeiros
Wilma Terezinha Anselmo Lima


 
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