Atividade

104401 - Disfagia orofaríngea adulto

Período da turma: 04/04/2022 a 04/10/2022

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Descrição: Ementa:
Abordar os procedimentos envolvidos na avaliação da deglutição e da motricidade orofacial, com ênfase no
diagnóstico da disfagia orofaríngea e no tratamento dos distúrbios da deglutição.
Objetivos:
Propiciar ao aluno o aperfeiçoamento e práticas em Disfagia orofaríngea, com ênfase em avaliação e diagnóstico dos
distúrbios da deglutição; planejamento terapêutico fonoaudiológico e a reabilitação, incluindo seu gerenciamento;
orientações aos familiares, cuidadores e equipes interdisciplinares; encaminhamentos e discussão em equipe
interdisciplinar e multidisciplinar.
Conteúdo Programático do Curso:
- Avaliação e reabilitação das funções estomatognáticas (sucção, mastigação e deglutição) e desordens alimentares
(disfagia) em recém-nascidos, crianças internadas em CTI pediátrico e enfermarias pediátricas do HC Campus.
- Avaliação e reabilitação das funções estomatognáticas (disfagia) em adultos e idosos internados em CTI e
enfermarias do HC Campus.
- Avaliação e gerenciamento alimentar nas disfagias orofaríngeas, ambulatorialmente.
- Acompanhamento dos exames complementares da deglutição: videofluoroscopia, junto ao Setor de Radiologia e
videoendoscopia, junto ao Setor de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HCFMRP-USP.
- Discussão com equipe clínica, orientações e encaminhamentos.
- Orientações e esclarecimentos ao paciente, familiares e/ou responsáveis, em relação à problemática do caso,
processo de avaliação, diagnóstico fonoaudiológico e condutas terapêuticas (reabilitação).
- Encaminhamentos necessários em cada caso, de exames e de avaliações para outros profissionais.
Bibliografia:
1. DEDIVITIS, R.A.; SANTORO, P.P.; ARAKAWA-SUGUENO,L. (Org.) Manual prático de disfagia - diagnóstico e
tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.
2. FURKIM, A.M.; SANTINI, C.S. Disfagias orofaríngeas. Carapicuíba, Pró-fono, 1999.
3. FURKIM, A.M.; SANTINI, C.S. Disfagias orofaríngeas. Vol.2. Carapicuíba, Pró-fono, 2008.
4. JACOBI, J.S.; LEVY, D.S.; SILVA, L.M.C. Disfagia: Avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.
5. COSTA, M.; CASTRO, L.P. Tópicos em Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
6. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C. (org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Roca, 2004.
7. LEVY, D.S.; ALMEIDA, S.T. (Org) Disfagia infantil. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018.
8. LOPES FILHO, O. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª ed. São Paulo, Tecmed, 2004.
9. FORONI, P.M; BEATO, A.M; VALARELLI, L.P.; TRAWITZKI, L.V. Disfagia orofaríngea em crianças com síndrome
Cornélia de Lange. Rev. CEFAC [online], 2010.
10. O’NEIL, K.H.; PURDY, M.; FALK, J.; GALLO, L. The dysphagia outcome and severity scale. Dysphagia.
1999; 14(3): 139-45.
11. PADOVANI, A.R.;MORAES, D.P; MANGILI, L.D.; ANDRADE, C.R.F. Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do
Risco para Disfagia (PARD). Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(3):199-205.

Carga Horária:

214 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Adriana Pereira Defina Iqueda
Andreia Carvalho Gomes da Silva
Carolina Trebi Penatti da Silva
Fernanda Ostroschi Narita
Hilton Marcos Alves Ricz
Lilian Neto Aguiar Ricz
Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
Telma Kioko Takeshita Monaretti


 
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