Atividade

104299 - NETP - Orientação, elaboração e apresentação do TCR

Período da turma: 01/03/2023 a 29/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA
• Elaboração e construção do projeto de pesquisa.
• Discussão da estrutura básicas de projeto e esclarecimento da organização do trabalho monográfico de conclusão de curso, desde os critérios de seleção do tema, da problemática, do percurso metodológico e bibliográfico.

OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I - Planejamento de pesquisa
1.1 O projeto de pesquisa
1.1.1 A escolha do tema
1.1.2 Justificativa e fundamentação teórica
1.1.3 Objetivos (geral e específicos)
1.1.4 Metodologia: universo, amostra e instrumental
1.1.5 Forma de análise dos dados
1.1.6 Cronograma
1.1.7 Referências
1.2 Tipologia da pesquisa
1.2.1 Pesquisa qualitativa
1.2.2 Pesquisa quantitativa
1.3 Instrumentos de coleta de dados
1.3.1 Observação
1.3.2 Entrevista
1.3.3 Questionário
1.3.4 Formulário
1.3.5 Depoimento
1.3.6 História de vida
1.3.7 Grupo focal
1.3.8 Análise documental
Unidade II - Coleta de dados
2.1 Elaboração dos instrumentos de coleta de dados
2.2 Pré-teste
2.3 Aplicação dos instrumentos
Unidade III - Análise de dados
3.1 Sistematização de dados
3.2 A Compreensão dos dados
3.3 Análise de conteúdo
3.4 Relatório de pesquisa

METODOLOGIA
Orientação, elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR).

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
CAMINITI, C.; SCODITTI, U.; DIODATI, F.; PASSALACQUA, R. Como promover, melhorar e testar a adesão às evidências científicas na prática clínica. BMC Health Serv Res. v. 5, n. 62, 2005.
CAREGNATO, R.C.A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem,15(4): 679-684. 2006. Recuperado em: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000400017.
COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Costa, J.E. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 39-49.
FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6).
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1).
GATTI, B.A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro. 2005. 77p. (Série Pesquisa em Educação, v.10).

Carga Horária:

156 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP