Atividade

104297 - NETP - Acompanhamento familiar e da reabilitação psicossocial nas fissuras labiopalatinas

Período da turma: 01/03/2023 a 29/02/2024

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Descrição: EMENTA
Visão globalizada da pessoa com deficiência - especificamente as com anomalias craniofaciais - e as repercussões psicossociais nos diferentes contextos, individual, familiar e social, propiciando ao aluno o desenvolvimento de ações, tanto preventivas, como de intervenção.

OBJETIVOS
• Fornecer ao aluno conhecimentos para a compreensão dos aspectos psicossociais e familiares na reabilitação de pessoas com anomalias craniofaciais.
• Oferecer subsídios para o avanço da reflexão sobre as questões sociais que permeiam as relações familiares e comunitárias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I - Anomalias craniofaciais e aspectos psicossociais
1.1 A família: conceituação, impacto e enfrentamento diante do nascimento de crianças com fissuras labiopalatinas.
1.2 Repercussões psicossociais nas diferentes fases do desenvolvimento.
1.2.1 Socialização
1.2.2 Escolarização
1.2.3 Profissão
1.2.4 Idade adulta
Unidade II - A família e os aspectos psicossociais
2.1 A família e proteção social.
2.2 O perfil da família brasileira.
2.3 Família e o contexto emocional.
2.4 O vínculo profissional-família no contexto hospitalar.
2.5 A importância da família no processo de saúde e reabilitação.
2.6 Internação hospitalar: impacto no paciente e na família.

METODOLOGIA
• Participação ativa dos residentes no desenvolvimento da disciplina, estudo de artigos científicos, discussão de casos e apresentação em forma de seminários.
• Aulas expositivas, apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, estudo autodirigido, visitas técnicas, dinâmica de grupo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Assiduidade, participação nas aulas, apresentação em seminários, estudo autodirigido, discussão de casos clínicos e relatórios.

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
ALCANTARA, T.V. et al. Intervenções psicológicas na sala de espera: estratégias no contexto da Oncologia Pediátrica. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 103-119, dez. 2013.
BILBOUL, M.J.; POPE, A.W.; SNYDER, H.T. Adolescents with craniofacial anomalies: psychosocial adjustment as a function of self-concept. Cleft Palate Craniofac Journal. V. 43, n. 4, p. 392-400, 2006.
BROERING, C.V.; CREPALDI, M.A. Preparação psicológica para a cirurgia em pediatria: importância, técnicas e limitações. Paidéia, v.18, n.39, p. 61-72, 2008.
CAMON, V.A.A. (org.). Psicologia da Saúde. São Paulo: Pioneira, 2000.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos Serviços Hospitalares do SUS. 2019.
DOCA, F.N.P.; COSTA JÚNIOR, A.L. Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. v. 28, n. 1, 2011.
KUMAR, K. et al. A Psychologic Assessment of the Parents of Patients with Cleft Lip and Palate. J Craniofac Surge. v. 31, n. 1, p. 58-61, 2020.
PIOMBINO, P.; RUGGIERO, F.; ORABONA, G.D.A.; SCOPELLITI, D.; BIANCHI, A.; DE SIMONE, F.; CARNEVALE, N.; BRANCATI, F.; IENGO, M.; GRASSIA, M.G.; CATALDO, R.; CALIFANO, L. Development and Validation of the Quality-of-Life Adolescent Cleft Questionnaire in Patients with Cleft Lip and Palate. The Journal of Craniofacial Surgery. 25(5), 1757-1761, 2014.
RICHMAN, L.C.; MCCOY, T.E.; CONRAD, A.L.; NOPOULOS, P.C. Neuropsychological, Behavioral, and Academic Sequelae of Cleft: Early Developmental, School Age, and Adolescent/Young Adult Outcomes. The Cleft Palate-Craniofacial Journal. 49(4), 387-396, 2012.
SEBASTIANI, R.W.; MAIA, E.M.C. Contribuições da psicologia da saúde-hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 20, supl. 1, p. 50-55, 2005.
SKINNER, B.F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974.
STOCK, N.M. et al. Risk and Protective Factors for Psychological Distress in Families Following a Diagnosis of Cleft Lip and/or Palate. Cleft Palate Craniofac J. v. 57, n. 1, p. 88-98, 2020.
TRETTENE, A.S. et al. Dúvidas de cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados pós-operatórios de queiloplastia e palatoplastia. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 48, n. 6, p. 994-998, 2014.
VERONEZ, F.S.; TAVANO, L.D’A. Modificações psicossociais observadas pós-cirurgia ortognática em pacientes com e sem fissuras labiopalatina. Arquivos de Ciência da Saúde. 12(3), 133-137, 2005.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Midori Otake Yamada
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane


 
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