Atividade

104292 - NETO - Orientação, elaboração e apresentação do TCR

Período da turma: 01/03/2023 a 29/02/2024

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Descrição: EMENTA
A pesquisa é um instrumento de trabalho fundamental para a construção de conhecimento científico. Assim, a disciplina propõe criar as condições necessárias para capacitação do aluno como profissional crítico e compromissado com a construção e alargamento teórico das ciências odontológicas.

OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados, bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O projeto de pesquisa
1.1 A escolha do tema
1.2 Justificativa e fundamentação teórica
1.3 Objetivos (geral e específico)
1.4 Metodologia: universo, amostra e instrumental
1.5 Forma de análise dos dados
1.6 Cronograma
1.7 Referências
2. Tipologia da pesquisa
2.1 Pesquisa qualitativa
2.2 Pesquisa quantitativa
3. Instrumentos de coleta de dados
3.1 Observação
3.2 Entrevista
3.3 Questionário
3.4 Formulário
3.5 Depoimento
3.6 História de vida
3.7 Grupo focal
3.8 Análise documental
4. Elaboração dos instrumentos de coleta de dados
5. Pré-teste
6. Aplicação dos instrumentos
7. Sistematização de dados
8. Compreensão dos dados
9. Análise de conteúdo
10. Relatório de pesquisa

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
BARBIER, R.A. Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3).
BARROS, A.J.P.; LEHFELD, N.A.S. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p.
COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FERNANDES, H. Questão em debate: técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p.148-160, 1991.
FILHO, J.M.; LEHFELD, N.A.S. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004. 178p.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.39-49.
FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6).
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1).
GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do Trabalho Científico. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989.
MARTINELLI, M.L. (Org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2a ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2).
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.

Carga Horária:

204 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Lidiane de Castro Pinto


 
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