Atividade

104267 - NEPP - Estudo temático e supervisão

Período da turma: 01/03/2022 a 29/02/2024

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Descrição: OBJETIVOS
• Realizar atendimentos psicológicos com o emprego de procedimentos de avaliação e acompanhamento da criança com anomalia craniofacial.
• Destina-se ao treinamento de competências e orientações sobre a prática profissionalizante.
• Fundamentar a atuação do residente com discussão de temas e casos clínicos.
• Permitir ao residente aprimorar sua prática e ampliar competências mediante orientações individuais e em grupo, com a participação de preceptores.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PSICOLÓGICO
1. Emprego de técnicas de avaliação do desenvolvimento nos casos com demandas específicas.
2. Procedimentos de orientação à família.
3. Discussão de casos e outras atividades práticas, com a participação de preceptores e tutoria, em reuniões sistemáticas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Participação do residente nas discussões e demais atividades.

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
Para fundamentar a prática do residente há necessidade da aquisição de conceitos teóricos básicos. Por isso, conta com a seguinte bibliografia:

ALCANTARA, T.V. et al. Intervenções psicológicas na sala de espera: estratégias no contexto da Oncologia Pediátrica. Rev. SBPH, Rio de Janeiro , v. 16, n. 2, p. 103-119, dez. 2013.
BROERING, C.V.; CREPALDI, M.A. Preparação psicológica para a cirurgia em pediatria: Importância, técnicas e limitações. Paideia. 18(39), 61-72, 2008.
CAMON, V.A.A. (org.). Psicologia da Saúde. São Paulo: Pioneira, 2000.
CAMON, V.A.A. et al. E a Psicologia entrou no Hospital. 1a ed. São Paulo: Pioneira, 2003.
DIAS, E.N.; PAIS-RIBEIRO, J.L. O modelo de coping de Folkman e Lazarus: aspectos históricos e conceituais. Revista Psicologia e Saúde. 11(2), 55-66, 2019.
DOCA, F.N.P.; COSTA JÚNIOR, A.L. Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. v. 28, n. 1, 2011.
PIOMBINO, P.; RUGGIERO, F.; ORABONA, G.D.A.; SCOPELLITI, D.; BIANCHI, A.; DE SIMONE, F.; CARNEVALE, N.; BRANCATI, F.; IENGO, M.; GRASSIA, M.G.; CATALDO, R.; CALIFANO, L. Development and Validation of the Quality-of-Life Adolescent Cleft Questionnaire in Patients with Cleft Lip and Palate. The Journal of Craniofacial Surgery. 25(5), 1757-1761, 2014.
RICHMAN, L.C.; MCCOY, T.E.; CONRAD, A.L.; NOPOULOS, P.C. Neuropsychological, Behavioral, and Academic Sequelae of Cleft: Early Developmental, School Age, and Adolescent/Young Adult Outcomes. The Cleft Palate-Craniofacial Journal. 49(4), 387-396, 2012.
SEBASTIANI, R.W.; MAIA, E.M.C. Contribuições da psicologia da saúde-hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 20, supl. 1, p. 50-55, 2005.
STOCK, N.M.; FERAGEN, K.B; RUMSEY, N. “It Doesn’t All Just Stop at 18”: Psychological Adjustment and Support Needs of Adults Born with Cleft Lip and/or Palate. The Cleft Palate-Craniofacial Journal. 52(5), 543-554, 2015.
TRINDADE, I.E.K.; SILVA FILHO, O.G. Fissuras Labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Santos, 2007.
VERONEZ, F.S.; TAVANO, L.D’A. Modificações psicossociais observadas pós-cirurgia ortognática em pacientes com e sem fissuras labiopalatina. Arquivos de Ciência da Saúde. 12(3), 133-137, 2005.

Carga Horária:

1152 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane


 
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