Atividade

104235 - NC - Metodologia de Pesquisa e Bioestatística

Período da turma: 02/03/2022 a 28/02/2023

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Descrição: ABRANGE:
1. Construção do conhecimento
2. Recursos informacionais
3. Bioestatística

OBJETIVO
1. Oportunizar ao aluno refletir o papel da pesquisa na construção de conhecimento e na qualificação da prática profissional.
2. Capacitar o residente para identificar e utilizar os recursos disponíveis para realização de pesquisas bibliográficas e os passos para realização de pesquisas no HRAC-USP, relacionadas à aprovação do projeto de pesquisa e à publicação de artigos científicos.
3. Introduzir conceitos básicos de estatística dentro de um trabalho científico. Fazer registros objetivos das variáveis que compõem as pesquisas em saúde. Possibilitar a organização, a interpretação e a análise crítica de estudos na área e suas aplicações. Fazer avaliações qualitativas e quantitativas.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos, resolução de exercícios, discussão grupal, atividades práticas de busca de informações em bases de dados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 - Introdução à pesquisa científica.
2 - Pesquisa no HRAC-USP:
2.1 Protocolo de pesquisa no HRAC-USP.
2.2 Estrutura do projeto de pesquisa e documentação.
2.3 Pesquisa envolvendo seres humanos: diretrizes e normas de pesquisas envolvendo seres humanos, Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP/HRAC-USP).
2.4 Pesquisa não envolvendo seres humanos.
3 - Pesquisa bibliográfica (aulas teóricas):
3.1 Definição, finalidade e fases da pesquisa bibliográfica.
3.2 Estruturação da busca: termos de busca (palavras-chave e descritores), operadores booleanos e truncamento.
4 - Recursos informacionais (aulas práticas):
4.1 Bases de dados bibliográficas em saúde: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed/Medline, outras bases de dados em saúde.
4.2 Bases de dados em áreas correlatas/complementares.
4.3 Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - Serviços de informação disponíveis no SIBiUSP, Serviços de Informação do Campus USP Bauru, Dedalus e Pesquisa Integrada.
4.4 Recursos informacionais de acesso a documentos - trabalhos acadêmicos com acesso eletrônico, revistas científicas com acesso eletrônico, solicitação de documentos entre bibliotecas.
5 - Elaboração do trabalho científico (aula teórico-prática):
5.1 Normas para elaboração de referências.
5.2 Normas para elaboração de citações.
5.3 Normas para o Trabalho de Conclusão da Residência (TCR).
5.4 Publicação de artigos científicos.
6 - Bioestatística:
6.1 Definição, evolução histórica, localização da estatística no trabalho científico e diferença entre estatística descritiva e inferencial.
6.2 Tipos de variáveis: qualitativas (nominais e ordinais) e quantitativas (discretas e contínuas).
6.3 Tabelas: componentes, características gerais e tipos de tabelas.
6.4 Gráficos: características gerais e tipos de gráficos.
6.5 Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade.
6.6 Teste de hipótese: definição, nível de significância e poder do teste. Escolha do teste estatístico adequado: algumas considerações.
6.7 Amostragem probabilística e não probabilística. Determinação do tamanho da amostra.
6.8 Pesquisa qualitativa X Pesquisa quantitativa.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Participação e interesse do aluno nas discussões durante as aulas expositivas, resolução de exercícios diários, elaboração de resenha, discussão de artigos científicos indicados como leitura dirigida e avaliação escrita.

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos da metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2 ed. ampl. São Paulo: Makron Books, 2000.
CAVALCANTI, A.L.; PADILHA, W.W.N.; VALENÇA, A.M.G. Desmistificando a elaboração do artigo científico: guia para acadêmicos da área de saúde. João Pessoa: Ideia, 2007.
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3 ed. São Paulo: Makron Boooks, 1983.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CNPQ. Arquivos de Ajuda da Plataforma Lattes. Brasília, CNPq, 2009. Disponível em: http://ajuda.cnpq.br/index.php/M%C3%B3dulo_Projetos. Acesso em: 12/07/2019.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Editora Santos, 2008.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas. 6 ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MARTINEZ, E.Z. Bioestatística para os cursos de graduação da área da saúde. São Paulo: Blucher, 2015.
PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: EDUSP, 1999.
SOKAL, R.R.; ROHLF, F.J. Biometry: the principles and practice of statistics in biological research. 3 ed. New York: Freeman, 1995.
VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 5 reimp. São Paulo: Campus, 1991.
VOLPATO, G.L. Bases teóricas para redação científica... por que seu artigo foi negado? São Paulo: Cultura Acadêmica; Vinhedo: Scripta, 2007.
VOLPATO, G.L. Dicas para redação científica. 3 ed. ampl. rev. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
ZOLMAN, J.F. Biostatistics: experimental design and statistical inference. New York: Oxford University Press, 1993.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 17
 
Ministrantes: Cybelle de Assumpcao Fontes
Flávia Maria Ravagnani Neves Cintra


 
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