104230 - NC - Dinâmica das relações interpessoais e do trabalho em equipe |
Período da turma: | 02/03/2022 a 28/02/2023
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Descrição: | ABRANGE:
1. Apresentação do programa / HRAC-USP 2. Humanização em saúde 3. Perspectivas do trabalho em equipe 4. Gestão em saúde OBJETIVOS • Promover a integração e o conhecimento da filosofia e funcionamento do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP). • Caracterizar os aspectos da Política Nacional de Humanização, construindo o seu sentido social e coletivo. Relacionar com os princípios e diretrizes do SUS e com a rotina do serviço em saúde. • Possibilitar uma aproximação teórica sobre o trabalho em equipe e suas repercussões na prática profissional cotidiana. Analisar as possibilidades e dificuldades da prática em equipe e interdisciplinar na saúde. METODOLOGIA • Aulas expositivas dialogadas, com a participação dos estudantes, mediante discussões das ideias e conceitos. • Leituras direcionadas e elaboração de projeto como avaliação. • Apresentação de seminários pelos residentes, em grupos previamente constituídos de forma interdisciplinar. • Dramatização dos diferentes tipos de equipe. • Apresentação de vídeos para discussões sobre a temática solicitada. • Apresentação de vivências dos estudantes em práticas interdisciplinares no HRAC-USP. • Discussão de casos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Apresentação do HRAC-USP. O que é e como funciona o Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Obrigações éticas e humanização no HRAC-USP. Considerações gerais sobre as fissuras labiopalatinas. Infecção hospitalar e biossegurança. Filosofia do tratamento (etapas e condutas e abordagem multidisciplinar). O que é e como funciona a Divisão de Apoio Hospitalar. O Serviço Social na equipe interdisciplinar do HRAC-USP. O envolvimento dos profissionais com o serviço do prontuário do paciente. Normas e orientações gerais. O que é e como funciona o Departamento Hospitalar. Atenção à Saúde Auditiva no HRAC-USP. • Política Nacional de Humanização (PNH). Objetivos do HumanizaSUS. Princípios da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Diretrizes e dispositivos para implementação do HumanizaSUS. Humanização como política transversal na Rede SUS. Rede HumanizaSUS. Aplicação da PNH: AcolheSUS e implantação do Grupo de Trabalho da Humanização (GTH-HRAC-USP). Ações do GTH-HRAC-USP. Atividades e programas de humanização do HRAC-USP. Acervo digital HumanizaSUS. Leituras dirigidas. • Os estudos sobre a interdisciplinaridade e seu processo histórico. Os diferentes níveis de relações de equipe: multi, inter e transdisciplinar. A interdisciplinaridade: conceitos, características e perspectivas. As relações da equipe no contexto hospitalar: multi, inter ou trans? A importância do estudo socioeconômico para o planejamento e intervenção da equipe. • Equipe: gestão, liderança e estratégias. A interprofissionalidade. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação nas discussões durante as aulas expositivas, discussão de artigos científicos indicados como leitura dirigida e avaliação escrita. Seminários com temas pré-definidos. Estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. Avaliação da frequência. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS ARAÚJO T.A.M.; VASCONCELOS, A.C.C.P.; PESSOA, T.R.R.F.; FORTE, F.D.S. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface, Botucatu, v. 21, n.62, p. 601-13, 2017. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização. Disponível em: http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em: 29/07/2019. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. GALVÁN, G.B. Equipes de saúde: o desafio da integração disciplinar. Rev SBPH, v.10, n.2, p.53-61, 2007. MATOS, E.; PIRES D.E.P.; SOUSA, G.W. Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para novas formas de organização do trabalho em saúde. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 63, n. 5 p. 775-81, 2010. MENDES, J.M.R; LEWGOY, A.M.B.; SILVEIRA, E.C. Saúde e interdisciplinaridade: mundo vasto mundo. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 24-32, 2008. MOURA JORGE, E.; NOBRE PONTES, R. A interdisciplinaridade e o Serviço Social: estudo das relações entre profissões. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-187, 2017. PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública, v.35, n.1, p. 103-9, 2001. PEDUZZI, M.; NORMAN, I.J.; GERMANI, A.C.C.G.; SILVA, J.A.M. da.; SOUZA, G.C. de. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev Esc Enferm, USP, v. 47, n. 4, p. 977-83, 2013. PEIXOTO, L. S. A. A dinâmica da identidade profissional em equipes multiprofissionais. 2010. 255 Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, 2010. PINHO, M.C. Trabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades de atuação eficaz. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ciências & Cognição 2006; v.8: 68-87. Rio de Janeiro, ago. 2006. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v08/m326103.pdf. Acesso em 29/07/2019. SOUZA, D.R.P.; SOUZA, M.B.B. Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(1):117-23. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n1/v11n1a15.htm. Acesso em: 29/07/2019. VELLOSO, M.P.; GUIMARÃES, M.B.L.; CRUZ, C.R.R.; NEVES, T.C.C. Interdisciplinaridade e formação na área de saúde coletiva. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 1, p. 257-271, jan./abr. 2016. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Hospitais Universitários Federais. Ministério da Educação. Serviço de Gestão da Qualidade. Coordenadoria de Gestão da Clínica. Diretoria de Atenção à Saúde. Diretriz EBSERGH de Humanização.Assistência Humanizada para melhoria da Atenção em Saúde. Brasília, DF, 2018. BRASIL. Ministério da Saúde . Organização do cuidado a partir de problemas: uma alternativa metodológica para a atuação da Equipe de Saúde da Família. Brasília: OPAS, 2000. 80p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1950.pdf. Acesso em: 29/07/2019. GUEDES, L.E., FERREIRA JUNIOR, M. Relações disciplinares em um centro de ensino e pesquisa em práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Saúde e Sociedade, v.19, n.2, São Paulo, jun. 2010. LEMOS, L.L; REINEIROS, N.; MORAIS, V. de; BERMÚDEZ, X.P.D. A transdisciplinaridade no trabalho em equipes do Programa Saúde da Família: um estudo de caso. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/10178153/A-transdisciplinaridade-no-trabalho-em-equipes-do-Programa-Saude-da-Familia-um-estudo-de-caso. Acesso em: 29/07/2019. LUZ, M.T. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas – análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e Sociedade, v.18, n.2, São Paulo, abr./jun. 2009. MATOS, E.; PIRES, D.E.P. Práticas de cuidado na perspectiva interdisciplinar: um caminho promissor. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009. Abr-Jun; 18(2): 338-46. MATOS, E.; PIRES, D. Relações de trabalho e subjetividade em equipes interdisciplinares de atenção à saúde. In: [Tese de doutorado] A contribuição da prática interdisciplinar na construção de novas formas de organização do trabalho em saúde. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88378. Acesso em: 29/07/2019. PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública, 2001, v.35, n.1, São Paulo, fev.2001. p.103-9. RIBEIRO, C.; ARAUJO, D.; MESQUITA, E.; MACHADO, F.; CARREIRO, J.; CAL, L. Interdisciplinaridade no Contexto Hospitalar. CienteFico. Ano IV, v.I, Salvador, janeiro-junho, 2004. RODRIGUES, M.M.; MENDONÇA, A.; GUIRAUD, F.L.M. Equipes transdisciplinares e os desafios de uma prática articulada em socioeducação. 2008. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/pagina-419.html. Acesso em: 29/07/2019. SEVERO, S.B.; SEMINOTTI, N. Integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva. 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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 17 | ||||
Ministrantes: |
Maria Irene Bachega Rayanne Meyer Barduzzi Galvani |
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