104180 - RMS Atenção Integral - Atividades teóricas e teórico-práticas específicas da área profissional de Fonoaudiologia |
Período da turma: | 01/03/2022 a 29/02/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Fonoaudiologia
Fonoaudiologia e Saúde Pública; Epidemiologia em Fonoaudiologia; Participação social do fonoaudiólogo; Prevenção e promoção em Fonoaudiologia; Rastreamentos em Fonoaudiologia. Referência Bibliográfica: ALVARENGA, K. F.; CORTELETTI, L. C. B. J. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São Paulo: Pulso, 2006. ANDRADE, C. R. F. Fonoaudiologia Preventiva. Ed. Lovise, 1996. ANDRADE, C. R. F.; MARCONDES, E. Fonoaudiologia em Pediatria. São Paulo: Sarvier, 2003. 181p. BASSETTO, M. C. A.; BROCK, R.; WAJNSZTEJN, R. Neonatologia: um convite à atuação fonoaudiológica. São Paulo: Lovise, 1998, p. 255-293. BOTTINO, C. M. C.; LAKS,J.; BLAY, S. L. Demência e transtornos cognitivos em idosos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 4ªed.São Paulo: Memnon, 2004. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Código de Ética da Fonoaudiologia, 2004. In: www.fonoaudiologia.org.br FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. GIROTO, C. R. M. Perspectivas atuais da fonoaudiologia na escola. São Paulo: Plexus, 2002. HAGE, S. R. V. Avaliando a linguagem na ausência da oralidade: estudos psicolinguísticos. Bauru: EDUSC, 1997. JACINTO, I. Conhecimentos essenciais para atender bem em fonoaudiologia hospitalar. São José dos Campos: Pulso, 2003. JORGE, T. M. et al. Educação em saúde na infância. In: BASTOS, J. R. M.; SALES-PERES, S. H. C.; CALDANA, M. L. (Org.). Educação em saúde com enfoque em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007, p. 43-56. JUNQUÉ, C.; BRUNA, O.; MATARÓ, M. Traumatismos cranioencefálicos: uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. São Paulo: Editora Santos, 2001. MANSUR, L. L. Terapia de afásicos: desafios do novo século. In: LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia Informação para a formação - Procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.91-101, 2003. PENTEADO, R. Z.; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em Saúde Pública/Coletiva: Compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, 2004 abril; 16 (1): 107-116. SANTOS, T. M. M.; RUSSO, I. C. P. Prática da Audiologia Clínica. São Paulo: Cortez Editora, 2005. SANTOS, U. P. (org.). Ruído: riscos e prevenção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. SCHOCHAT, E. Processamento Auditivo. São Paulo: Lovise, 1996. SIMÃO, A. L. F.; CHUN, R. Y. S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I. Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I. C. D.; ZORZI, J. L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M. M.; ÁVILA, C. R. B.; PEREIRA, L. D. (org). Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2. ed. rev. e ampl. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. VILHENA, F. V. et al. Escola e professor: agentes promotores de educação em saúde. In: BASTOS, J. R. M.; SALES-PERES, S. H. C.; CALDANA, M. L. (Org.). Educação em Saúde com enfoque em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007, p. 67-78. ZORZI, J. L. Aquisição da linguagem infantil. São Paulo: Pancast, 1993. |
||||
Carga Horária: |
576 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Ribeiro Tavares Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis Ana Maria Queirós Norberto Barbara Cristina Zanandréa Machado Cusumano Gislaine Aparecida Folha Humberto de Oliveira Simões Lilian Neto Aguiar Ricz Luciana Vitaliano Voi Trawitzki Marisa Tomoe Hebihara Fukuda Patrícia Aparecida Zuanetti Patricia Helena de Souza Medeiros Patricia Pupin Mandra Sthella Zanchetta Tatiane Martins Jorge |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |