Atividade

104013 - Prática Clínica em Enfermagem na Saúde Materna e Neonatal I

Período da turma: 01/03/2022 a 31/08/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento:
Desenvolver habilidades relacionadas a: identificação e monitoramento dos problemas e necessidades de saúde das parturientes, puérperas e recém-nascidos, considerando as evidências científicas. Implementar a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) de acordo com o modelo implantado no HU, por meio do sistema de documentação eletrônica do processo de enfermagem (Procenf -USP). Nos seguintes setores do HU-USP:
Centro Obstétrico - Desenvolver habilidades relacionadas a: identificação e monitoramento dos problemas e necessidades de saúde das parturientes e recém-nascidos, considerando as evidências científicas. e prestar assistência de enfermagem à parturiente e recém-nascido. Alojamento Conjunto - Avaliação clinica nas primeiras horas pós-parto, educação ao autocuidado. Unidade Neonatal - Identificar e monitorar os problemas e necessidades de saúde dos recém-nascidos.
Gerenciamento de material - Participar da previsão e provisão e controle dos recursos materiais necessários à prestação da assistência de enfermagem, participação com enfermeiras das áreas no processo de seleção, avaliação e compra de materiais. CCIH - Conhecer manuais, protocolos, normas e rotinas do setor, realizar vigilância global e ativa par prevenir e reduzir as infecções relacionadas à
assistência à saúde. Gestão de qualidade e Serviço de Apoio Educacional - Assistência de enfermagem no gerenciamento da qualidade e avaliação de serviços de saúde, participação em grupos de discussão de indicadores. Conhecer o processo de trabalho da Educação continuada, tipos de programa: treinamento, desenvolvimento, seleção e avaliação de desempenho.

Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estrratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal. (versão resumida) Brasília: Ministério da Saúde; 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde; 2003.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Cadernos de Atenção Básica: atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32) ISBN 978-85-334-1936-0

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 4 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas) Conteúdo: v. 1. Cuidados gerais. v. 2. Intervenções comuns, icterícia e infecções. v. 3.Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. v. 4. Cuidados com o recém-nascido pré-termo. ISBN 978-85-334-1781-6 obra completa ISBN 978-85-334-1780-9 volume 1.

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Criança. Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Brasília. Disponível:
Enkin M, Keirse MJNC, Neilson J, Crowther C, Duley L, Hodnett E., Hofmeyr J. Guia para atenção efetiva na gravidez e no parto. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2005.

Guinsburg R.; Almeida MFB. Reanimação do recém-nascido ≥ 34 semanas em sala de parto. Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em : http://www.sbp.com.br/reanimacao

Guinsburg R.; Almeida MFB. Reanimação do prematuro < 34 semanas em sala de parto. Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em : http://www.sbp.com.br/reanimacao

Lowdermilk DL, Perry SE, Cashion K, Alden KR. Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica. 10ed. Rio de Janeiro, Elsevier. 2013.

Montenegro CAB, Rezende Filho J. Rezende obstetrícia fundamental. 11a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

Organização Mundial de Saúde. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra, 1996 (OMS/SRF/MSM/96.24).

Orshan AS. Enfermagem na saúde das mulheres, das mães e dos recém-nascidos: o cuidado ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Ricci SS. Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

Zugaib M. Zugaib Obstetrícia. Barueri, SP: Manole; 2008.

Carga Horária:

1152 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Adriana Uehara Santos
Alda Valeria Neves Soares Gomes
Ana Paula Almeida Brito
Chang Yi Wei
Edilene di Sessa Cosentini
Gilcéria Tochika Shimoda
Ilva Marico Mizumoto Aragaki
Karina Faria de Souza
Lilian Mara Rondello Nepomuceno
Luciana Ogawa
Marcia Emilia de Araujo Nascimento
Nadia Nasser Follador
Natália Fialho Mota de Oliveira
Raquel Murari Scarazzato Ribeiro
Rosangela Venancio da Silva
Sandra Aparecida da Silva
Suzete de Fatima Ferraz Bergamaschi
Teresa Tani


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP