10368 - Educação Terapêutica: uma proposta de tratamento |
Período da turma: | a
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Descrição: | Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida Curso de Atualização: Educação Terapêutica: uma proposta de tratamento (I e II) CARGA HORÁRIA: 40 horas As atividades do curso serão constituídas de aulas teóricas, seminários e estágios na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida. EMENTA: Aprofundar da discussão teórico-clínica sobre o autismo e a psicose infantil nas vertentes do diagnóstico, do tratamento e da escolarização a partir do referencial da Psicanálise. O programa do curso contempla estágios na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida seguidos de discussão teórico-clínica e seminários temáticos. PROGRAMA: 1. Questões diagnósticas na clínica com crianças com Distúrbios Globais de Desenvolvimento 2. Tratamento institucional do autismo e das psicoses infantis 3. Aspectos da escolarização de crianças com DGD 4. Intervenção psicanalítica institucional com pais de crianças autistas e psicóticas 5. Sobre a inclusão escolar de crianças com DGD 6. Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida: uma ferramenta terapêutica ESTÁGIO: Além das discussões clínicas dos alunos com a equipe, cada aluno participará de pelo menos uma atividade clínica, a ser definida posteriormente, entre as seguintes: 1. Triagem 2. Grupo de crianças 3. Grupo Ponte (equipe responsável pela inclusão escolar das crianças) Bibliografia: Boudarel, B. (2000). "Os quatro discursos no tratamento com os pais". In: Tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais de desenvolvimento. Agalma, Salvador. Costa, J. F. (1989). Psicanálise e contexto social. Imaginário psicanalftico. Grupos e Psicoterapias. Ed. Campus, Rio de Janeiro. Cordié, A. (1994). Un nino psicótico. Ediciones Nueva Vision, Buenos Aires. "Dossiê: Clínica de bebés". In. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas Ano 5, no. 8.IPUSP, São Paulo, 2000. "Dossiê. Clínica de bebés". Revista da Associação Psicanalrtica de Curitiba. "Dossiê: Psicanálise e Educação". In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano 2, no. 2, IPUSP, São Paulo, 1997. "Dossiê: Educação e inclusão escolar". In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano 5, no. 9, IPUSP, São Paulo, 2000. Jerusalinsky, Alfredo. "Psicose e autismo na infância: uma questão de linguagem". Boletim da APPOA. Porto Alegre, Appoa, 4 (9): 62-73,1993. Jerusalinsky, A. (1988) org Psicanálise e desenvolvimento infantil. Artes Médicas. Porto Alegre. Kanner Leo. "Distúrbios auuslicos do contato afetivo". In: ROCHA, Pauta. Autismos São Paulo, Escuta, 1997. Kupfer, M. C. (1994). Pais: melhor não tê-los? In: Rosenberg, A.M.S., org, O lugar dos pais na psicanálise de Crianças. Escuta, São Paulo. Kupfer, M. C. (2000). Educação para o futuro. Psicanálise e educação. Escuta, São Paulo. Kupfer, M. C.; Oliveira, L.G.M.; Guglielmetti, M. L. (1998) ."Lugar de Vida: dez anos depois". In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano 1 1 1 , no. 5, IPUSP, São Paulo. Laznik-Penot, M. C. (1997). Rumo à palavra - Trê§ crianças autistas em psicanálise. Escuta, São Paulo. Laznik-Penot, M. C. (1994). O que a clínica do autismo pode ensinar aos psicanalistas Cal. Psicanálise da Criança, v. 1, no. 6. Ágalma, Salvador. Martins de Oliveira, L. G. "A transferência no trabalho com pais". Estilos da Clínica. Revista sobre a infância com problemas. São Paulo, Pré-escola terapêutica Lugar de Vida, ano 1,n.1,1996. Oliveira, L G. M. (1999). A escuta osicanalitica dos pais no tratamento institucional da criança psicótica. Dissertação de mestrado, IPUSP. Oliveira, L. G. M. (1996). "A transferência no trabalho com os pais na instituição". In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano l, no. 1, IPUSP, São Paulo. Pais, Alfredo. "De una tragédia a Ia conslrucción dei destino". Escritos de Ia infanda. Buenos Aires, FEPI, ano III, n.5, 1995. Petri, R. (2000) O lugar do profissional no tratamento de crianças psicóticas: analista ou educador? SP. Dissertação de Mestrado (IPUSP). Postei, Jacques e Quétel, Claude. Nacimiento de Ia psiquialria infantil. Ifístoría de Ia psiquiatria. México, Polido de Cultura Económica, 1987. Rodrigues da Costa, A. M.;Ribeiro P. L.; Gomes V. (1997). "Análise e tratamento psicanalítico de estruturas discursivas - Uma outra possibilidade clínica". In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano 11, no.3, IPUSP. São Paulo. Teperman, D. (2002) Bases psicanalíticas de intervenção precoce: uma clínica preventiva dos transtornos do desenvolvimento. SP. Dissertação de Mestrado (IPUSP). Vanderveken, Yves. "Intervenção e ato". In: Tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais de desenvolvimento |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 24 | ||||
Ministrantes: |
Camille Apolinario Gavioli Carina Arantes Faria Fernando Anthero Galvao Colli Maria Cristina Machado Kupfer Marize Lucila Guglielmetti Rogerio Lerner Valeria Amancio |
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