Atividade

103358 - Módulo IV - Metodologia da Pesquisa

Período da turma: 16/07/2022 a 24/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Método para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

I. OBJETIVO:
Propiciar aos alunos a oportunidade de apresentar e discutir em classe a o projeto de conclusão do curso.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Apresentar o problema.
• Apresentar os objetivos do trabalho.
• Apresentar o diagnóstico do problema.
• Apresentar as principais referências bibliográficas sobre o problema estudado.
• Apresentar a proposta prática de solução do problema com fundamentação na bibliografia.

III. BIBLIOGRAFIA:
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, J. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SELLTIZ, et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1989.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


2. Metodologia: Recursos de formatação e elementos gráficos

I. OBJETIVO:
A disciplina tem como objetivo trabalhar recursos de formatação e elementos gráficos.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Formatação geral.
• Inserir número de páginas.
• Quebra de página ou seção.
• Criação de sumário.
• Notas de rodapé.
• Inserção de fórmulas.
• Criação de tabelas.
• Importação de tabelas do Excel.
• Desenhos e figuras.
• Desenhos especiais.
• Letras especiais.
• Rotação de página.
• Controlar alterações.
• Dividir janela.
• Conferir referências.
• Inserir símbolos.
• Contar palavras.

III. BIBLIOGRAFIA:
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, J. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SELLTIZ, et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1989.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 46
 
Ministrantes: Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP