Atividade

103302 - MÓDULO I - ADMINISTRAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Período da turma: 12/07/2022 a 18/10/2022

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Descrição: 1 - Aula Ambientação

Objetivo Geral:
Apresentar como é organizado o curso. Sua estrutura acadêmica: coordenadores e módulos. Regras e estrutura da plataforma: duração dos ciclos de aula, atividades obrigatórias de cada disciplina, controle de presença, provas. Também são explicadas como são totalizadas as notas/médias.
Os alunos recebem um estudo de caso inicial, sem atribuição de nota, somente para aprenderem com acessar a plataforma.

Bibliografia:
Manual do Aluno. MBA Gestão Estratégica. Ribeirão Preto: Fundace, 2021.


2 - Perspectivas da Administração

• As organizações e a administração;
• Evolução: da Eficiência para a Eficácia;
• O processo de administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle;
• Habilidades do Gestor;
• Áreas Funcionais da Administração;
• Desafios da Administração.
Referências Bibliográficas

ANDRADE, Rui Otávio Bernardes De & Amboni, Nério TGA-Teoria Geral Da Administração: DAS ORIGENS ÀS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Ed. Elsevier, 2008.
MUNIZ, Adir Jaime De Oliveira Teoria Geral Da Administração: Noções Básicas. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Teoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital. 6. Ed. Atlas, 2006.

3 – Administração de Projetos

• Fundamentos da gestão de projetos.
• O contexto da gestão de projetos: fases e ciclo de vida de projetos.
• Os processos de gestão de projetos: conceitos de processos de gerenciamento de projetos.
• Planejamento de projeto: fases, estratégias e estruturas.
• Estrutura para gerenciamento de projetos e níveis de maturidade.
• Acompanhamento e controle de projeto: orçamentos.
• Acompanhamento e controle de projeto: alocação de recursos.
• Instrumentos de apoio: diagramas para acompanhamento e controle.
• Instrumentos de apoio: softwares de apoio à gestão de projeto e ambiente de rede para gestão de projeto.
• Casos práticos.

Referências Bibliográficas
VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos, Belo Horizonte, Brasport: 2005.
AKAO, Y., ed. Quality function deployment: integrating customer requirements into product design. Portland, Productivity Press, 1990. 369p.
PMBOK® Guide - Third Edition - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE.
MAXIMIANO, A . C. Administração de projetos, Atlas: São Paulo, 1997.


4 -Inovação nas Organizações

• Inovação e Competitividade empresarial: princípios e sua aplicação na atualidade
• Clima inovador na empresa: combate de bloqueios estruturais e vacinas contra vícios
• Interfaces entre P&D, Marketing e Produção: a gestão integradora da mudança
• Princípios de comportamento e atuação pessoais: navegando pela inovação
• A prática da criatividade pessoal e sua articulação com os objetivos da organização
• Exploração das ligações entre organização, criatividade e inovação
• Exercício prático simulador de manejo da inovação.
Referências Bibliográficas
TIGRE, Paulo Bastos Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006
BAUTZER, Deise. INOVAÇÃO: Repensando as Organizações. Ed. Atlas, 2009
ANDREASSI, Tales. Gestão da inovação tecnológica. São Paulo: Thompson Learning, 2007


5 -Indicadores Como Instrumento de Tomada de Decisão

• Conceito e tipos de indicadores
• Indicadores de desempenho: instrumento gerencial, técnico e um método para tomada de decisão
• Minimização de erros
• Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico
• Avaliação da performance da empresa
• Indicadores de resultados pretendidos X esperados

Referências Bibliográficas
GOMES, Luiz Flavio. Tomada de Decisão Gerencial: Enfoque Multicritério. Ed. Atlas, 2009


6 -Ética e Sustentabilidade nas Organizações

• A questão ética, a questão legal. A ética e os domínios da ação humana;
• Critérios para a tomada de decisões éticas;
• Fatores que afetam as decisões éticas;
• A ética e as questões envolvendo lucro, competição e justiça. A conduta ética e as questões básicas de negociação;
• As consequências de uma conduta anti-ética;
• Gestão Socioambiental nas Empresas: Características, Preocupação Básica, Postura e Ações;
• Sistemas de Gestão Socioambiental: Planejamento, Implementação, Organização e Controle;
• Auditoria Socioambiental: Verificar o cumprimento da legislação ambiental
• Auditoria Socioambiental: Avaliar o cumprimento da política socioambiental interna e de objetivos e metas socioambientais;
• Auditoria Socioambiental: Acompanhar o objetivo dos clientes, comunidade e outros públicos e Avaliar os riscos socioambientais potenciais

Referências Bibliográficas
BARTOLI, J. Ser Executivo - Um Ideal? Uma Religiao?, IDEIAS & LETRAS, 2005.
SINGER, P. CAMARGO, J. L. Etica Pratica , Rio de Janeiro, Martins Fontes, 2002.
SROUR, R. H. Etica Empresarial, Rio de Janeiro, Campus, 2003
SROUR, R. H. Poder Cultura e Éica nas Organizações, Rio de Janeiro, Campus, 2003
ALIGLERI, Lilian. Aligleri, Luiz Antonio. Kruglianskas, Isak. Gestão Socioambiental: Responsabilidade E Sustentabilidade Do Negócio. Ed. Atlas, 2009
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social E Sustentabilidade. Ed. Atlas, 2006
OLIVEIRA, José Antônio Puppim De. Empresas Na Sociedade: Sustentabilidade E Responsabilidade Social, Ed. Campus, 2008
TACHIZAWA, Takeshy. ANDRADE,Rui Otávio Bernardes. Gestão Socioambiental: Estratégias Na Nova Era Da Sustentabilidade, Ed. Campus, 2008


7 - Perspectivas de Processo na Administração
• O que são processos;
• Introdução à Gestão de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management);
• Ciclo de vida nos processos de negócio;
• Modelagem de processos de negócio;
• Mapeamento de processos;
• Implementação de processos de negócio;
• Monitoramento de processos de negócio.
Referências Bibliográficas
BALDAM, Roquemar et al. Gerenciamento de Processos de Negócios – BPM – Bussiness Process Management. 2. ed. São José dos Campos: Érica, 2009.
CAVALCANTI, Rubens. Modelagem de Processos de Negócios: Roteiro Para Realização de Projetos de Modelagem de Processos de Negócios. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman. 2009.


8 -Empreendedorismo

• Empreendedor interno e externo;
• Motivação;
• Plano de negócio;
• Desenvolvimento e análise de oportunidades;
• Noção de produto novo;
• Análise de ambiente de negócios, do mercado e seu potencial;
• Aspectos produtivos;
• Aspectos organizacionais.

Referências Bibliográficas
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira, 1998.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
SALIM, César et al. Construindo planos de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
TACHIZAWA, Takeshy; FARIA, Marília de Sant’Anna. Criação de Novos Negócios: gestão de micro e pequenas empresas. 2.ed. São Paulo: Editora FGV, 2004.
DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira, 1998.

Carga Horária:

90 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alexandre Aparecido Dias
Alexandre de Castro Moura Duarte
Eduardo Garbes Cicconi
Marcelo Botelho da Costa Moraes
Marcio Mattos Borges de Oliveira
Orlando Nastri Neto
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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