Atividade

103286 - Lendo, entendendo e apresentando dados em Saúde Pública

Período da turma: 31/01/2022 a 04/02/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 01

Dados, dados, dados - aonde queremos chegar?
Apresentação do conceito de dados e seus principais desafios. A maldição da dimensionalidade.Todos modelos têm erros, mas alguns são úteis!
Visão geral dos dados disponíveis em saúde pública.

Aula 02

Questão 01 de saúde pública (LER)
<>
Abordaremos o processo de coleta de dados, e pré-processamento de dados.
Como explorar interativamente os dados, respondendo a pergunta norteadora.

Aula 03

Questão 02 de saúde pública (ENTENDER)
<>
Como interpretar/entender dados na área de saúde pública? (materno-infantil, saúde do homem, vigilância de doenças transmissíveis e não transmissíveis)
Por que a integração de dado pode ser útil para entender os problemas de saúde pública? Apresentar os alunos a importância e desafios de integrar dados de diferentes bases (mortalidade, nascidos vivos, sistema de informações hospitalares, doenças transmissíveis de notificação compulsória, censo e outras).

Aula 04

Questão 03 de saúde pública (APRESENTAR)
<>
Como a apresentação dos dados poderá ajudar no entendimento do problema? Quais os principais tipos de visualização dos dados para um novo olhar? Qual a importância de compreender espacialmente alguns problemas de saúde pública?
Vamos abordar aqui também o lado visual de se compreender os dados e de apresentar insights.

Aula 05

Organizando projetos de ciência de dados em saúde pública
Estabelecendo um plano de gestão e análise de dados. Estruturando um projeto de ciência de dados. Formando times para a ciência de dados aplicada à saúde pública.

Ferramentas: Serão feitas demonstrações usando a linguagem de programação Python e ferramentas de visualização analítica. Os alunos terão um repertório de códigos-fonte para reproduzir os exemplos apresentados na aula e poderão desenvolver os exercícios na ferramenta Google Colab, não sendo necessário a instalação de software adicional.

Referência Bibliográfica

https://nnlm.gov/data/thesaurus/data-literacy

Carlson J, Fosmire M, Miller C, et al. (2011). Determining Data Information Literacy Needs: A Study of Students and Research Faculty (link is external). Muse Portal: Libraries and the Academy, 11(2):629-657.

Carlson J, Johnston L, Westra B, & Nichols M. (2013). Developing an Approach for Data Management Education: A Report from the Data Information Literacy Project (link is external). International Journal of Digital Curation, 8(1), 204–217. doi.org/10.2218/ijdc.v8i1.254

Carlson J, Nelson MS, Johnston LR, & Koshoffer A. (2015). Developing Data Literacy Programs: Working with Faculty, Graduate Students and Undergraduates (link is external). Bulletin of the Association for Information Science and Technology, 41(6), 14–17.

Carlson J, Stowell Bracke M. (2015). Planting the Seeds for Data Literacy: Lessons Learned from a Student-Centered Education Program (link is external). International Journal of Digital Curation, 10(1). doi.org/10.2218/ijdc.v10i1.348

Creamer A, Morales M, Kafel D, Crespo J, Martin E. (2012). An Assessment of Needed Competencies to Promote the Data Curation and Management Librarianship of Health Sciences and Science and Technology Librarians in New England (link is external). Journal of eScience Librarianship, 1(1):18–26.

Eaker C. (2014). Planning Data Management Education Initiatives: Process, Feedback, and Future Directions (link is external). Journal of eScience Librarianship, 3(1). https://doi.org/10.7191/jeslib.2014.1054 (link is external)

Federer L. (2012). Data Literacy Instruction: Training the Next Generation of Researchers (link is external). DataPub.

Federer LM, Lu Y-L, & Joubert DJ. (2016). Data literacy training needs of biomedical researchers (link is external). Journal of the Medical Library Association, 104(1), 52–57.

Fong B, Wang M. (2015). Required Data Management Training for Graduate Students in an Earth and Environmental Sciences Department (link is external). Journal of eScience Librarianship, 4(1), Article 3. doi.org/10.7191/jeslib.2015.1067

Ignazio JD, Qin J. (2010). Lessons learned from a two-year experience in science data literacy education (link is external). International Association of Scientific and Technological University Libraries, 31st Annual Conference.

Johnston L, Jeffryes J. (2014). Steal this idea: A library instructor’s guide to educating students in data management skills (link is external). College & Research Libraries News, 75(8), 2014. doi.org/10.5860/crln.75.8.9175

MacMillan D. (2015). Developing Data Literacy Competencies to Enhance Faculty Collaborations (link is external). LIBER Quarterly, 24(3), 140–160. doi.org/10.18352/lq.9868

Qin J, D’Ignazio J. (2010). The Central Role of Metadata in a Science Data Literacy Course (link is external). Journal of Library Metadata, 10(2-3):188–204.

Sapp Nelson M. (2017). A Pilot Competency Matrix for Data Management Skills: A Step toward the Development of Systematic Data Information Literacy Programs (link is external). Journal of eScience Librarianship, 6(1), e1096. doi.org/10.7191/jeslib.2017.1096

Zilinsky LD, Nelson MS, & Van Epps AS. (2014). Developing Professional Skills in STEM Students: Data Information Literacy (link is external). Issues in Science and Technology Librarianship, 77. doi.org/10.5062/F42V2D2Z

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 42
 
Ministrantes: André Filipe de Moraes Batista
Beatriz Fioretti Foschi
Carmen Simone Grilo Diniz
Denise Yoshie Niy
Eliana de Aquino Bonilha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP