Atividade

103155 - Módulo "Tecnologias Emergentes, Data Science e Analytics"

Período da turma: 24/10/2022 a 22/05/2023

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Descrição: Tecnologia da Informação (TI)
O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; O relacionamento do líder digital x CIO; Alinhamento estratégico de TI; Estruturação da área de T.I.; Casos aplicados.

Data Science e Big Data
O que é Big Data; Os dados que integram o Big Data; Ferramentas Big Data; Big Data Analytics; Principais tecnologias associadas a Big Data, suas funções e diferenças em relação às empregadas em BI; Casos com o uso do Big Data.

Inteligência Artificial
Relação entre I.A., Analytics e Big Data; Princípios de IA e sua aplicação no mundo real; Onde pode-se aplicar I.A.; Breve introdução à projetos de I.A.; Casos de uso e atividades práticas para discussão em sala.

Analytics e Machine Learning
Introdução a Técnicas de Analytics e Machine Learning; Reconhecimento de Padrões; Algoritmos Supervisionados de Machine Learning; Construção de Modelos Preditivos; Elaboração de Casos Reais e Práticos.

Blockchain e Digital Money
Conceituando Blockchain; Modelos de governança autônoma; Aplicativos descentralizados (dapps); Contratos inteligentes; Modelos de negócios e oportunidades de inovação no mercado P2P; O que são criptomoedas e como funcionam; Aplicações das criptomoedas na economia; Aspectos de segurança digital envolvendo criptomoedas e suas principais vulnerabilidades.

Fintechs – Inovação e Disrupção no Mercado Financeiro
O que são Fintechs; Como a tecnologia está sendo usada na oferta de novos produtos e serviços nos mercados financeiros; Principais áreas de inovação no setor financeiro do Brasil e mundo; Desafios do mercado (evolução tecnológica, regulamentação financeira e governo) e estudos de caso.

Marketing Digital
Mudanças do marketing tradicional para o digital; Bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, Twitter, dentre outros (p.ex. TikTok); Cases e exemplos de aplicação dos conceitos da disciplina.

SEO & SEM
Marketing de busca e marketing de conteúdo; Como otimizar motores de busca: Google, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e SMO (Social Media Optimization); Tipos de campanha (search, display, remarketing, shopping, Youtube); Casos e exemplos práticos.

Google Analytics, KPI’s e Métricas
Digital Analytics e Google Analytics; Uso de Analytics para modelagem de dados, identificação/resolução de problemas e aplicações na gestão; Analytics das principais redes sociais; Data Wrangling (análise otimizada dos dados); Casos e exemplos práticos.

Mobile Marketing
O que é Mobile Marketing; Importância e evolução do Mobile Marketing; Estratégias de Mobile Marketing; Mobile SEO: otimizando sites para dispositivos móveis; SMS & WhatsApp Marketing; QR Code Marketing & Payment; Casos de sucesso e insucesso do Mobile Marketing no Brasil e no mundo.

Investimentos e Valuation de Empresas
Valuation de projetos empresariais; Técnicas de avaliação de empresas; Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado; Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC); A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital; Modelos de avaliação de startups; Exemplos de avaliação de empresas.

Tópicos Especiais
Temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.


Bibliografia do módulo
ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
ALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
AMARAL, F.C.N. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BARABÁSI, A. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science, and everyday life. New York: Plume, 2003
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016.
CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York, USA: Wiley, 2016.
CIALDINI, R. As Armas da Persuasão. Sextante, 2012.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
ENGE, E. Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos. Novatec, 2012.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
FERNADEZ, G. Data Mining Using SAS Applications. New York: Chapman & Hall/CRC, 2003.
FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
GABRIEL, M. SEM & SEO: Dominando o marketing de busca. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
GRACIOSO, F. Marketing Estratégico. Editora Atlas, 2007.
GRANER, E.A. Como Aprender Estatística. Edições Melhoramentos, 1952.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013.
HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. New York: Morgan Kaufmann Publisher, 2001.
HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª. Edição. Thomson Pioneira, 1980.
HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed., 1977.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
IEMMA, A.F. Estatística Descritiva. Piracicaba: Fi Sigma Rô Publicações, 1992.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; Yuri, V. G. Organizações Exponenciais. São Paulo: Alta Books, 2015.
JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008.
JERKOVIC, J.I. Guerreiro SEO. Novatec, 2010.
JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
KING, B. Bank 4.0: Banking Everywhere, Never at a Bank. 1ª ed. John Wiley & Sons: 2019.
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis – RJ, Livro do Pré-Simpósio, IX Symposium on Virtual Reality. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
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KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019.
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LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
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MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
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MEGLIORINI, E.; VALLIN, M. A. Administração Financeira. São Paulo: Pearson 2018.
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SCHAHRAM, D. Smart Cities: The Internet of Things, People and Systems New York, USA: Springer, 2017.
SCHWAB, K. A. Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Edipro: 2015
SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015.
SIEGEL, E. Análise preditiva. 1ª ed. Alta Books: 2017
SINCLAIR, B. IoT Inc: How your company can use the IoT to win in the outcome economy. New York, USA: McGraw-Hill Education, 2017.
SMASHING, Magazine. The Mobile Book. Smashing Media GmbH,2012.
STONE, B. A Loja de Tudo - Jeff Bezos e A Era da Amazon. Intrinseca, 2014.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
TAPSCOTT, D. Economia digital: promessa e perigo na era da inteligência em rede São Paulo: Makron, 2007.
_____________WILLIAMS, A.D. Wikinomics. Como a colaboração de massa pode mudar o seu negócio. São Paulo: Nova Fronteira, 2007.
_____________ Macrowikinomics: reiniciando os negócios e o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
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TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018.
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TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
ULRICH, F. Bitcoin: A moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1300
 
Ministrantes: Bruno Eustáquio Veloso Diniz
Eleonora Mota Diniz
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabiano Guasti Lima
Fabio Miguel Junges
Fernando Augusto Carvalho Dineli da Costa
Henrique Rozenfeld
Jose Claudio dos Santos Pinheiro
Jose Eurico Possebon Cyrino
Luiz Paulo Lopes Favero
Marcelo Gomes de Souza Trevisani
Marcos Milan
Marcos Roberto Luppe
Wilian Luis Domingues


 
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