Atividade

103153 - Módulo "Empreendedorismo, Consumer Insights e Gestão Operacional na Era Digital"

Período da turma: 29/05/2023 a 01/11/2023

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Descrição: Business Intelligence
Fases e etapas de um projeto de BI; Transformação das informações em inteligência de mercado; BI: visão empresarial, ferramentas computacionais e relação entre os sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros); Cases de BI em empresas nacionais e internacionais.

Consumer Insights
Apresentação de uma abordagem contemporânea sobre o comportamento do consumidor; Discussão das principais tendências a partir do comportamento do consumidor; Os processos para geração de insights e análise de consumidor; Ferramentas de consumer insights e tendências de comportamento e consumo.

UX Design – Experiência do Usuário
Experiência do Usuário (UX); Customer Experience (CX); Técnicas de User Research; Compreender, planejar e criar serviços e produtos baseados na Jornada do Consumidor; Design, usabilidade e arquitetura da informação; Administração de conteúdo; Cases aplicados.

Mapeamento da Jornada do Consumidor
Fundamentos e introdução ao Customer Journey (CX); Criação do Mapa de Jornada do Consumidor e seus Touch Points; Tangibilização dos micromomentos; Casos e exemplos no Brasil e no mundo.

Branding: gestão de marcas
Conceito, função e importância das marcas; O processo de criação do Brand Equity; Importância da identidade e do posicionamento na gestão de marcas; Conceitos estratégicos de design e sua aplicabilidade na gestão da marca; Desafios e Tendências na Construção de Marcas; Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

Gestão de Varejo e Tendências de Mercado
A disrupção dos negócios do Varejo; Varejo: Conceitos e classificações; O papel do varejo na economia; Os números do varejo no Brasil e no mundo; Novos modelos de varejo; Varejo Digital; Tendências do varejo brasileiro e mundial; Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais.

Análise de Riscos para Ativos e Empresas Digitais
Ementa: Análise de riscos, Retorno e riscos de ativos; Análise de riscos para ativos de renda variável, de renda fixa e ativos digitais; Análise de riscos para projetos de investimentos aplicados para empresas digitais; Análise de Risco Liquidez, Operacional, Mercado e Crédito aplicados para Statups; Value at Risk: Métodos avançados; Análise e seleção de carteiras com ativos digitais; Variância e combinações de títulos; diversificação e risco; carteiras eficientes e fronteira eficiente; risco diversificável e risco sistemático. Índice de Sharpe.

Operações e Logística
Evolução do setor logístico para a nova Era Digital; A digitalização das atividades logísticas e de distribuição; A visão integrada da cadeia de valor da distribuição; Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); Gestão de performance e indicadores logísticos (SLA, KPI’s de qualidade, prazo, custo e entrega); Alianças estratégicas; Aplicações de soluções omnichannel; Estudo de casos no Brasil e no mundo.

Gestão do E-commerce e Marketplaces
A era digital e o processo de vendas; Pilares do e-commerce; Apresentação e discussão das principais métricas de um e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI); Marketplaces: o que é, formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo; Tendências na área no Brasil e no mundo; Casos de empresas.

Empreendedorismo e Lean Startup
A criação de novos negócios e o papel do indivíduo empreendedor na era digital; Redefinindo a Proposta de Valor e Modelo de Negócio em resposta à um mercado muito dinâmico; O método Lean Startup; Cases aplicados.

Gestão da Mudança na Era Digital (Change Management)
Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional; Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças digitais; Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas; Casos aplicados.

Tópicos Especiais
Temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.


Bibliografia do módulo
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
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WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to Space: Migrating to eBusiness Models. Harvard Business School Press, 2001.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1300
 
Ministrantes: Angelo Jose Bergamaschi Vicente
Edgard Charles Stuber
Fabrizzio Amabile Topper
Gabriel Dolcemascollo Rossi
Guilhermo Almeida dos Reis
Henrique Rozenfeld
Jean Makdissi
Josmar Andrade
Liliane Lucia da Silva
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Marcos Roberto Luppe
Mateus Cecilio Gerolamo
Murillo Feitosa Boccia
Rafael Flores Terra
Regina Claudia Cantele
Wilson Tarantin Júnior


 
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