102770 - Módulo - Data Science e Big Data no Ambiente de Negócios |
Período da turma: | 31/10/2023 a 21/05/2024
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Descrição: | Big Data e o Processo de Tomada de Decisão
Ementa: Fundamentos do Big Data; Ciclo de Vida dos Dados; O que são Estratégias de Dados; Estruturando um case Data Lake; Perfis e responsabilidades de profissionais Big Data; Casos de sucesso do uso de Big Data; Analytics como ferramenta de decisão aplicando Big Data; Introdução a Clusterizações de computadores; Os conceitos fundamentais para compreender o Framework Hadoop; Como Hadoop garante Segurança e Privacidade dos dados para demandas de negócio; Demonstrações de Serviços e Gerenciadores de um ambiente Hadoop. Data Mining Ementa: Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio; entendimento sobre os três principais frameworks para ciências de dados - KDD, CRISP-DM e SEMMA e, em especial, sobre preparação de dados; estudo sobre as principais tarefas de mineração de dados e suas três etapas: exploração, definição de modelo e verificação; a mineração de dados e suas utilizações em estudos de casos reais. Business Intelligence e Data Visualization Ementa: Gráficos adequados a cada tipo de variáveis; Conceito de Business Intelligence; Simplificação e classificação de dados; Mapeamento de dados geograficamente; Personalização de dados e unidades; Análise de dados a partir de cálculos rápidos provenientes de tabelas; Criar segmentações (Filtros) no Power BI; Aplicações de bancos de dados reais em Microsoft Power BI; Criação de templates profissionais em Power BI e elaboração e customização de Dashboards em consonância com o manual das marcas de uma empresa. Tecnologia da Informação (TI) e Inovação Tecnológica Ementa: Como obter ganhos a partir da adoção das novas tecnologias digitais?; O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; O relacionamento do líder digital x CIO; Shadow IT; Alinhamento estratégico de TI; Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I Engenharia de Dados Ementa: Introdução ao banco de dados e SQL; Engenharia de dados x ciência de dados; Conceitos de bancos de dados; Sistemas de gerenciamento de bancos de dados; Introdução à modelagem de bancos de dados relacionais; Construindo um diagrama de entidade-relacionamento; Níveis de abstração; Introdução a álgebra relacional; Restrições de integridade referencial e tipos de normalização; Exercícios práticos. Metodologias Ágeis Ementa: Fundamentos da Gestão de Projetos; O que são metodologias ágeis?; Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las; Conceitos e principais diferenças: Scrum, Kanban, Lean, Agile Development; Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds);Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais. Disciplina: Analytics e Gestão de Riscos Ementa: Modelos de gestão de risco operacional e compliance; Basiléia III; modelos de risco de crédito; modelos de risco legal e regulamentar; modelos de risco social e ambiental; riscos reputacionais; riscos cibernéticos; casos reais e práticos. Análise da Conjuntura Econômica em Cenários de Tecnologias Disruptivas Ementa: Fundamentos de política econômica e seus instrumentos; Principais variáveis macroeconômicas e suas relações; PIB - Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos; Sistema financeiro nacional; Impactos do cenário mundial na economia brasileira; Variáveis que impactam o consumo: renda, crédito, emprego e confiança do consumidor; Avaliação de cenário econômico e de tendências Legislação no Ambiente Digital Ementa: Direito Digital; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Implicações da LGPD nos negócios das empresas varejistas; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Cenários de usos e aplicações da LGPD no mercado de consumo. Tópicos Especiais: Temas contemporâneos em ciência de dados e analytics. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso. Bibliografia do módulo ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006. ALBRIGHT, A. C.; WINSTON, W. L. Business analytics: data analysis and decision making. 5. ed. Stamford: Cengage Learning, 2015. BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2011. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998. BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014 BENYON, D. Interação Humano-Computador. 1ª ed. Pearson, 2011. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007 BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017. BOTELHO, D.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa quantitativa em administração. São Paulo: Atlas, 2006. BRITO, F; CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998. BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BURDEA, G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. 2 ª ed. Wiley, 2003. CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 2002. CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018. CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. 1ª ed. Makron Books, 2011. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. DAMODARAN, A. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora, 2009. DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton & Company, 2008. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. GEEST, Y. V. et al. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM Editora, 2015. GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019. GREENBERG, B. A.; GOLDSTUCKER, J. L.; BELLENGER, D. N. What techniques are used by marketing researchers in business? Journal of Marketing, v. 41, n. 2, p. 62-68, 1977. HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005. HUMBLE, J.; MOLESKY, J.; O’REILLY, B. Lean Enterprise. 1ª ed. O'Reilly Media, 2015. ISMAIL, S; MALONE, M; VAN GEEST, Y. Organizações Exponenciais, Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: Editora HSM, 2015. JOHNSON, M. W. et al. HBR’s 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019. KELLEY, T. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007. MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019. MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001. MEIRA, S. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013. MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015. MILES, I. The development of technology foresight: A review. Technological Forecasting & Social Change, 77. pp. 1448–1456, 2010. MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O'Reilly Media, 2016. OSTERWALDER, A.; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2011. REIS, D. Gestão da Inovação Tecnológica. 2ª ed. São Paulo: Manole 2018. RIBEIRO, L. Estudos avançados no marketing sustentável. São Paulo: Pearson Education, 2017. RIES, E. A Startup Enxuta. 1ª ed. Leya Brasil, 2012. RIES, E. The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business, 2010. ROAM, D. Desenhando negócios. Rio Janeiro: Editora Campus – RJ, 2011. ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017. SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Editora Edipro, 2016. SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002. STICKDORN, M. et al. Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014. SUTHERLAND, J; SCHWABER, K. The Scrum Guide. 11/2017. Disponível em: https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf. Acesso em: 10/06/2019. TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010. TEIXEIRA, T. Startups e inovação: direito no empreendedorismo (entrepreneurship law). São Paulo: Manole, 2017. TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008. TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017. WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. |
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Carga Horária: |
118 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4200 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Maria Marques da Silva Fabiano Guasti Lima Fernando de Souza Coelho Guilherme Bezerra de Lima Helio Ferreira Moraes Henrique Rozenfeld Jeronymo Marcondes Pinto Marcello Zillo Neto Marcos dos Santos Mateus Cecilio Gerolamo Rogerio da Rocha Rodrigues Ronnie Maschk Viviane Martins Ferreira Wilson Tarantin Júnior |
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