Atividade

102709 - Analise Institucional na saúde

Período da turma: 11/09/2021 a 04/12/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

Objetivo: Conhecer os principais conceitos da análise institucional francesa e sua aplicação em pesquisas e no acompanhamento de equipes de saúde através do apoio institucional, socioclinica institucional, dentre outras.

Ementa:
A análise institucional: histórico e correntes
Alguns conceitos: analisador, implicação, transdução, transversalidade, atravessamento, instituição, instituinte, instituído, institucionalização, autoanálise e autogestão.
Pesquisas intervenções; a socioclinica e seus "princípios".


Local: Google meet
Público alvo: pós-graduandos, profissionais de saúde com formação universitária,
Metodologia de ensino-aprendizagem:
(Procedimentos metodológicos)
Seminários; Rodas de conversa; Análise da Implicação; diário coletivo; aplicativos virtuais que facilitem a interação; videos; plataforma e-disciplinas.

Número de vagas: mínimo 05 e máximo 25
Local de inscrição dos estudantes: online (google forms)
Critérios de seleção: alunos regularmente matriculados em curso de graduação, pós-graduação em instituições de ensino reconhecidas. Profissionais de saúde com diploma de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Período e local da seleção: A inscrição será realizada via formulário online. Em caso de mais de 25 inscritos serão utilizados os critérios de seleção: justificativa/carta de intenção que deverá ser anexada ao formulário de inscrição.
Os inscritos deverão preencher um formulario e-forms que será disponibilizado divulgado e nele haverá um campo de justificativa de interesse. Após o preenchimento os docentes responsáveis irão deferir ou não a participação. Serão selecionados participantes que desenvolvam pesquisas com o referencial da análise institucional e/ou acompanhamento de equipes de saúde tais como apoio institucional, apoio matricial e educação permanente em saúde.

Bibliografia:

Altoé, S. (org.) René Lourau. Analista Institucional em Tempo Integral. São Paulo, Hucitec, 2004.

Barbier, R. O conceito de “Implicação” na Pesquisa-Ação em Ciências Humanas. In:______ Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro, Zahar, 1985. P. 105-128.

Guattari, F. A Transverssalidade. In: Revolução, Molecular: pulsações políticas do desejo. 3ª ed. São Paulo Brasiliense,1987, p. 88-105.

Hess, R. & Authier, M. L’analyse institutionnelle. Paris, Presses Universitaires de France, 1994 (Col L’éducateur).Segunda parte, 1º Capítulo O instituinte e o instituído, p.38-49.Tradução de Ana Lúcia Abrahão da Silva e Lucia Cardoso Mourão-Colin. Revisão: Solange L’Abbate.

L’Abbate, S. Análise Institucional e Intervenção: breve referência à gênese social e histórica de uma articulação e sua aplicação na Saúde Coletiva. Mnemosine Vol. 8, nº 1, pp. 194-219 (2012).

L’Abbate, S.; Mourão L.C & Pezzato, L M. (orgs) Análise Institucional &
Saúde Coletiva. São Paulo, Hucitec, 2013.

L’Abbate, S. Análise Institucional e Saúde coletiva: pesquisa e intervenção. n: Domingues, A. R.; L’Abbate, S. & Rusche, R. J. (Orgs) Análise Institucional: perspectivas contemporâneas, teorias e experiências. São
Paulo, Hucitec, 2019, p. 75-94.

L’Abbate, S. A trajetória da Saúde Coletiva no Brasil: análise das suas dimensões políticas e educativas em articulação com a Análise Institucional. Mnemosine, Vol 14, nº2, p. 236-262, 2018. N

Lourau, R. A Análise Institucional. 3ªed. Petrópolis, Vozes, 2014.

Lourau, R. René Lourau na Uerj. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro, UERJ, 1993. Mnemosine Vol 3. Nº 2, 2007.

Rodrigues H.B.C. Análise institucional francesa e transformação social: o tempo (e contratempo) das intervenções. In: Rodrigues H. B.C. & Altoé, S.(Orgs), Op cit 2004, pp. 115-164.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Angelina Lettiere Viana
Cinira Magali Fortuna
Luana Pinho de Mesquita Lago
Silvana Martins Mishima
Silvia Matumoto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP