102709 - Analise Institucional na saúde |
Período da turma: | 11/09/2021 a 04/12/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa:
Objetivo: Conhecer os principais conceitos da análise institucional francesa e sua aplicação em pesquisas e no acompanhamento de equipes de saúde através do apoio institucional, socioclinica institucional, dentre outras. Ementa: A análise institucional: histórico e correntes Alguns conceitos: analisador, implicação, transdução, transversalidade, atravessamento, instituição, instituinte, instituído, institucionalização, autoanálise e autogestão. Pesquisas intervenções; a socioclinica e seus "princípios". Local: Google meet Público alvo: pós-graduandos, profissionais de saúde com formação universitária, Metodologia de ensino-aprendizagem: (Procedimentos metodológicos) Seminários; Rodas de conversa; Análise da Implicação; diário coletivo; aplicativos virtuais que facilitem a interação; videos; plataforma e-disciplinas. Número de vagas: mínimo 05 e máximo 25 Local de inscrição dos estudantes: online (google forms) Critérios de seleção: alunos regularmente matriculados em curso de graduação, pós-graduação em instituições de ensino reconhecidas. Profissionais de saúde com diploma de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação. Período e local da seleção: A inscrição será realizada via formulário online. Em caso de mais de 25 inscritos serão utilizados os critérios de seleção: justificativa/carta de intenção que deverá ser anexada ao formulário de inscrição. Os inscritos deverão preencher um formulario e-forms que será disponibilizado divulgado e nele haverá um campo de justificativa de interesse. Após o preenchimento os docentes responsáveis irão deferir ou não a participação. Serão selecionados participantes que desenvolvam pesquisas com o referencial da análise institucional e/ou acompanhamento de equipes de saúde tais como apoio institucional, apoio matricial e educação permanente em saúde. Bibliografia: Altoé, S. (org.) René Lourau. Analista Institucional em Tempo Integral. São Paulo, Hucitec, 2004. Barbier, R. O conceito de “Implicação” na Pesquisa-Ação em Ciências Humanas. In:______ Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro, Zahar, 1985. P. 105-128. Guattari, F. A Transverssalidade. In: Revolução, Molecular: pulsações políticas do desejo. 3ª ed. São Paulo Brasiliense,1987, p. 88-105. Hess, R. & Authier, M. L’analyse institutionnelle. Paris, Presses Universitaires de France, 1994 (Col L’éducateur).Segunda parte, 1º Capítulo O instituinte e o instituído, p.38-49.Tradução de Ana Lúcia Abrahão da Silva e Lucia Cardoso Mourão-Colin. Revisão: Solange L’Abbate. L’Abbate, S. Análise Institucional e Intervenção: breve referência à gênese social e histórica de uma articulação e sua aplicação na Saúde Coletiva. Mnemosine Vol. 8, nº 1, pp. 194-219 (2012). L’Abbate, S.; Mourão L.C & Pezzato, L M. (orgs) Análise Institucional & Saúde Coletiva. São Paulo, Hucitec, 2013. L’Abbate, S. Análise Institucional e Saúde coletiva: pesquisa e intervenção. n: Domingues, A. R.; L’Abbate, S. & Rusche, R. J. (Orgs) Análise Institucional: perspectivas contemporâneas, teorias e experiências. São Paulo, Hucitec, 2019, p. 75-94. L’Abbate, S. A trajetória da Saúde Coletiva no Brasil: análise das suas dimensões políticas e educativas em articulação com a Análise Institucional. Mnemosine, Vol 14, nº2, p. 236-262, 2018. N Lourau, R. A Análise Institucional. 3ªed. Petrópolis, Vozes, 2014. Lourau, R. René Lourau na Uerj. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro, UERJ, 1993. Mnemosine Vol 3. Nº 2, 2007. Rodrigues H.B.C. Análise institucional francesa e transformação social: o tempo (e contratempo) das intervenções. In: Rodrigues H. B.C. & Altoé, S.(Orgs), Op cit 2004, pp. 115-164. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Angelina Lettiere Viana Cinira Magali Fortuna Luana Pinho de Mesquita Lago Silvana Martins Mishima Silvia Matumoto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |