Atividade

102628 - Introdução à língua francesa e à cultura francófona – nível 4

Período da turma: 25/08/2021 a 08/12/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Introdução à língua francesa e à cultura francófona – nível 4
Introduction à la langue française et à la culture francophone – niveau 4
OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades comunicativas intermediárias em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas variadas, permitindo a comunicação oral e escrita. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países francófonos.

Nível exigido: 2º grau completo. N3 do curso Introdução à língua francesa e à cultura francófona ou conhecimentos em francês equivalentes a esse nível. Estudantes da graduação em Francês: comprovar Francês 3. Será realizado teste de nível para alunos que não cumprirem os requisitos acima.

PROGRAMA:
Comunicação: comparar estadias, se informar sobre um local de hospedagem, descrever um lugar, dar precisões; contar uma experiência, compreender conselhos, falar de suas emoções e sentimentos, organizar um final de semana, descrever uma viagem, contar sua trajetória; compreender um anúncio de emprego, procurar um emprego, propor serviços, dar conselhos.

Vocabulário: Vocabulário das formalidades administrativas, a deslocamentos, à descrição de hospedagens; descrição de locais da cidade, de atividades turísticas e locais insólitos; vocabulário dos sentimentos e das emoções, para descrever atividades esportivas e atividades turísticas; vocabulário informal; vocabulário para contar trajetórias e qualidades pessoais e profissionais; vocabulário ligado aos estudos e ao percurso profissional.

Gramática: estruturas para comparar, pronomes y e en; pronomes COD e COI; estruturas para expressar regras e recomendações (imperativo, devoir, il faut), pronomes relativos (qui, que, à qui, avec qui), subjuntivo para expressar a obrigação, verbos no passado (passé composé e imparfait), gêneros das palavras, marcadores temporais, conectivos para articular o discurso, advérbios, hipóteses com “si” para dar conselhos e expressar consequências.

Elementos de fonética: Serão trabalhados alguns sons específicos do francês, pertinentes ao nível intermediário, de acordo com sua aparição nas lições.
Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

Bibliografia Geral:

CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998.
LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009.
GARCIA, F. En avant la grammaire! Intermédiaire. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed. Montréal, Marcel Didier, 2006.
GREGOIRE, M. ; THIÉVENAZ, O. et al. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2013.
______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2002.
HIRSCHPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite 2. Niveau A2. Paris: Hachette, 2017.
REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Juliana de Oliveira Gimenez


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP