102614 - Metodologias Ativas de Aprendizagem para Desenvolvimento de Competências do Século XXI |
Período da turma: | 19/08/2021 a 20/10/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo:
O curso tem como objetivo discutir as possibilidades de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem para desenvolvimento de competências dos estudantes. Ao final do curso, espera-se que o(a) participante seja capaz de: (a) conhecer as metodologias ativas de aprendizagem abordadas no curso; (b) avaliar o potencial e limitação das metodologias ativas no desenvolvimento de competências; (c) adaptar uma metodologia ativa para seu contexto docente. Conteúdo: - Casos de ensino - Role play - Gamificação - Aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning) - Design Thinking - World Café Estratégias Didáticas: - Exposições dialogadas (Zoom) - Discussões em grupo (Zoom) - Atividades e leituras complementares Obs.: O curso está vinculado à disciplina “Didática no Ensino da Administração: Teoria e Prática”, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP, de forma que os doutorandos matriculados na disciplina atuarão como tutores do curso e os mestrandos como monitores do curso. Avaliação da Aprendizagem: - Atividades, extra-classe e durante a aula (40%) - Trabalho final em grupo ou individual (60%), incluindo: (a) desenvolvimento de uma aula utilizando uma estratégia de aprendizagem ativa; (b) condução da aula com uma turma de alunos da escola pública; (c) avaliação dos resultados; (d) elaboração de relatório Bibliografia Básica: FREIRE, P. (2008). Pedagogia de Autonomia: saberes e necessários à prática educativa, 37ª Ed., São Paulo: Paz e Terra. GODOY, A. S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte (p.9-25) Kolb, David (1997). A gestão e o processo de aprendizagem. In: Starkey, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, p. 321-341. Martins, José do Prado (1993). Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia, avaliação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas. Perrenoud, P. (2000). Dez novas Competências para ensinar, Porto Alegre, ARTMED. Bibliografia Complementar: Blumenfeld, P. C.; Soloway, E., Marx, R. W., Krajcik, J. S., Guzdial, M., & Palincsar, A. (1991). Motivating Project-Based Learning: Sustaining the Doing, Supporting the Learning. Educational Psychologist, 26(3&4), 369-398. Bridgman, T. & McLaughlin, C. (2016). Restating the Case: How Revisiting the Development of the Case Method Can Help Us Think Differently About the Future of the Business School. Academy of Management Learning & Education, 15(4), 724–741. Burke, A. S. & Fedorek, B. Does “flipping” promote engagement?: A comparison of a traditional, online, and flipped class. Active Learning in Higher Education, 18(1), 11–24. Dunne, D. & Martin, R. (2006). Design Thinking and How It Will Change Management Education: An Interview and Discussion. Academy of Management Learning & Education, 5(4), 512-523. Glen, R.; Suciu, C.; Baughn, C. C. & Anson, R. (2015). Teaching design thinking in business schools. The International Journal of Management Education, 13, 182-192. Greenberg, D. N, Clair, J. A. & MacLean, T. L. (2007). Enacting the Role of Management Professor: Lessons From Athena, Prometheus, and Asclepius. Academy of Management Learning & Education, 6(4), 439–457. Warhuus, J. P., Blenker, P., & Elmholdt, S. T. (2018). Feedback and assessment in higher-education, practice-based entrepreneurship courses: How can we build legitimacy? Industry and Higher Education, 32(1), 23–32. Whetten, D. A. (2007). Principles of Effective Course Design: What I Wish I Had Known About Learning-Centered Teaching 30 Years Ago. Journal of Management Education, 31(3), 339-357. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Liliana Vasconcellos |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |