Atividade

102614 - Metodologias Ativas de Aprendizagem para Desenvolvimento de Competências do Século XXI

Período da turma: 19/08/2021 a 20/10/2021

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Descrição: Objetivo:
O curso tem como objetivo discutir as possibilidades de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem para desenvolvimento de competências dos estudantes. Ao final do curso, espera-se que o(a) participante seja capaz de: (a) conhecer as metodologias ativas de aprendizagem abordadas no curso; (b) avaliar o potencial e limitação das metodologias ativas no desenvolvimento de competências; (c) adaptar uma metodologia ativa para seu contexto docente.

Conteúdo:
- Casos de ensino
- Role play
- Gamificação
- Aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning)
- Design Thinking
- World Café

Estratégias Didáticas:
- Exposições dialogadas (Zoom)
- Discussões em grupo (Zoom)
- Atividades e leituras complementares
Obs.: O curso está vinculado à disciplina “Didática no Ensino da Administração: Teoria e Prática”, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP, de forma que os doutorandos matriculados na disciplina atuarão como tutores do curso e os mestrandos como monitores do curso.

Avaliação da Aprendizagem:
- Atividades, extra-classe e durante a aula (40%)
- Trabalho final em grupo ou individual (60%), incluindo: (a) desenvolvimento de uma aula utilizando uma estratégia de aprendizagem ativa; (b) condução da aula com uma turma de alunos da escola pública; (c) avaliação dos resultados; (d) elaboração de relatório

Bibliografia Básica:
FREIRE, P. (2008). Pedagogia de Autonomia: saberes e necessários à prática educativa, 37ª Ed., São Paulo: Paz e Terra.
GODOY, A. S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte (p.9-25)
Kolb, David (1997). A gestão e o processo de aprendizagem. In: Starkey, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, p. 321-341.
Martins, José do Prado (1993). Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia, avaliação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas.
Perrenoud, P. (2000). Dez novas Competências para ensinar, Porto Alegre, ARTMED.

Bibliografia Complementar:
Blumenfeld, P. C.; Soloway, E., Marx, R. W., Krajcik, J. S., Guzdial, M., & Palincsar, A. (1991). Motivating Project-Based Learning: Sustaining the Doing, Supporting the Learning. Educational Psychologist, 26(3&4), 369-398.
Bridgman, T. & McLaughlin, C. (2016). Restating the Case: How Revisiting the Development of the Case Method Can Help Us Think Differently About the Future of the Business School. Academy of Management Learning & Education, 15(4), 724–741.
Burke, A. S. & Fedorek, B. Does “flipping” promote engagement?: A comparison of a traditional, online, and flipped class. Active Learning in Higher Education, 18(1), 11–24.
Dunne, D. & Martin, R. (2006). Design Thinking and How It Will Change Management Education: An Interview and Discussion. Academy of Management Learning & Education, 5(4), 512-523.
Glen, R.; Suciu, C.; Baughn, C. C. & Anson, R. (2015). Teaching design thinking in business schools. The International Journal of Management Education, 13, 182-192.
Greenberg, D. N, Clair, J. A. & MacLean, T. L. (2007). Enacting the Role of Management Professor: Lessons From Athena, Prometheus, and Asclepius. Academy of Management Learning & Education, 6(4), 439–457.
Warhuus, J. P., Blenker, P., & Elmholdt, S. T. (2018). Feedback and assessment in higher-education, practice-based entrepreneurship courses: How can we build legitimacy? Industry and Higher Education, 32(1), 23–32.
Whetten, D. A. (2007). Principles of Effective Course Design: What I Wish I Had Known About Learning-Centered Teaching 30 Years Ago. Journal of Management Education, 31(3), 339-357.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Liliana Vasconcellos


 
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