Atividade

102403 - Introdução à compreensão leitora em língua francesa

Período da turma: 19/10/2021 a 11/11/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso
O objetivo deste curso é propiciar uma iniciação às estratégias de compreensão leitora em língua francesa para estudantes universitários que desconhecem o idioma e tem interesse em começar a estudá-lo ou que, mais pontualmente, que necessitem realizar leituras em língua francesa. Propomos uma formação de nível introdutório, focada na descoberta e emprego de estratégias de leitura compreensiva em língua francesa. Tomamos como apoio teórico os estudos sobre a compreensão global dos textos e sobre a intercompreensão entre as línguas românicas.
Nada mais frustrante e lento do que tentar uma compreensão leitora com base na tradução palavra-por-palavra. Mesmo o recurso a tradutores automáticos pode gerar grande frustração, pelas derrapagens de sentido apresentadas. Nota-se, assim, que o leitor de língua portuguesa nem sempre tem consciência dos mecanismos e estratégias que emprega para a leitura em língua materna, estratégias essas que podem ser proveitosamente repassadas para a leitura em língua estrangeira em geral, e ainda mais para uma língua-irmã, como o francês. A competência de base gerada neste curso permitirá uma entrada de ataque nos textos em língua estrangeira fértil em hipóteses produtivas de compreensão, que poderão ser a seguir verificadas com o apoio de outras ferramentas.

Público- alvo
Estudantes universitários em geral. Não é exigido nenhum conhecimento prévio de língua francesa.

Objetivos Gerais
Desenvolver estratégias iniciais de compreensão leitora em língua francesa.

Objetivos Específicos
Trabalhar o reconhecimento das estratégias empregadas na leitura em língua materna;
Introduzir o conceito e atividade de leitura global e a geração de hipóteses de compreensão;
Promover o acesso e valorização das transparências na compreensão entre português e francês;
Aprender a usar o dicionário de maneira produtiva para a compreensão leitora em língua francesa.

Justificativa
A justificativa da apresentação deste curso é a necessidade ou o desejo de realizar leituras em francês de estudantes das mais diferentes formações universitárias, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Diante da internacionalização de alguns cursos, essa proposta pode ser um primeiro passo na vida do estudante rumo a uma dedicação ainda maior para dominar este idioma estrangeiro.

Conteúdo Programático
Reconhecimento das estratégias de leitura em língua materna;
A leitura global e as hipóteses de compreensão;
Transparências e dicionários.

Metodologia
O curso será ministrado via ensino remoto e a metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos grupos.

Avaliação
A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades.

Critérios para aprovação
Média 5,0 (cinco)
Frequência mínima 75%

Pré-Requisitos
Ser estudante universitário.

Bibliografia
ALBUQUERQUE-COSTA, H. et PARPETTE, Ch. Français sur objectif universitaire : méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. Humanitas, Ed. Paulistana, AUF. São Paulo, 2016.
BORG, S. et alii (org.) L’université en contexte plurilingue dans la dynamique numérique. Editions des archives contemporaines. Paris, 2016.
BOUQUET, S. (org.) Théories linguistiques et enseignement du français aux non-francophones. FDLM, Recherches et Applications. CLE international, Paris, 2001.
CISLARU, G. et alii. L’écrit universitaire en pratique. 2e édition. De Boeck. Bruxelles, 2011.
GEHLEN, A-F. et alii. Une introduction à l’enseignement supérieur. Apprendre à apprendre. Les éditions du Céfal, Liège, 2008.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ª Edição, Campinas, SP. Pontes, 2004.
MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, Ch. Le français sur objectif universitaire. PUG, Grenoble, 2011.
OLIVEIRA, L.A. O conceito de competência no ensino de línguas estrangeiras. Feira de Santana, n.37, p.61-74, jul./dez. 2007. Disponível em: Sitientibus_Educação_37_2007+Editorial.pmd (uefs.br)
PARPETTE, Ch. et MANGIANTE, J-M. (coord.) Faire des études supérieures en langue française. FDLM, Recherches et Applications. CLE international, Paris, 2010.
SAEZ, M.E. O letramento acadêmico em cursos superiores de tecnologia: características e propostas didáticas. Simpósio temático Escrita acadêmica e formação universitária: questões em torno do processo de letramento acadêmico In: BRUNEL MATIAS, Richard (org.); LOUSADA, Gouvêa Eliane (org.); LOPES CRISTOVÃO, Vera Lúcia (org.) Géneros textuales/discursivos académicos (FL Copias, 2020).

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Mariza Pereira Zanini


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP