102188 - Gestão e políticas de saúde |
Período da turma: | 02/05/2022 a 20/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Desenvolver competências gerenciais e de tomada de decisão em Gestão e Políticas de Saúde. Programa Desenvolver processos de gestão baseados em método científico, utilizando instrumentos e técnicas focadas na excelência dos serviços de saúde. Entender a dinâmica do SUS e da assistência médica supletiva no construção do processo de atenção à saúde. Apender a usar os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade e acesso na análise dos serviços de saúde. Entender indicadores de mensuração de resultados. Arranjos produtivos que resultam no processo de atenção à saúde. Processos de acreditação e suas consequências na humanização, qualidde e segurança Compreender a Gestão da clínica. Desenvolver processos de planejamento e saúde. Ser capaz de identificar as fases de um projetos. Compreender o processo de gestão de pessoas e profissionais de saúde para construir o cuidar. Entender os processos de comunicação no interior das organizações. Discutir o processo de motivação e conflito das pessoas nas organizações. Bibliografia AUSUBEL D, NOVAK JD, HANESIAN H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980. BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 9. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BARROWS, HS, TAMBLYN, RM. Problem-basedlearning. New York: Springer Press; 1980. COLL C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 2000. DEWEY J. Experiência e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2008. HAGER P.; GONCZI A. Whatiscompetence? Medical Teacher 18(1): 3-15, 1996. MATURANA H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2009. MORIN E. O pensar complexo. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. MORIN E. Ciência com consciência. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. REGO TC. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. VECINA NETO G.; MALIK AM. Gestão em Saúde. 2.ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2016. VENTURELLI J. Educación médica: nuevos enfoques, metas y métodos. Washington (DC): OPS/OMS; 1997. (Serie PALTEX Salud y Sociedad 2000, 5). VYGOTSKY LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. |
||||
Carga Horária: |
100 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 16 | ||||
Ministrantes: |
Gonzalo Vecina Neto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |