Atividade

102157 - Inovações em Marketing

Período da turma: 10/04/2024 a 21/08/2024

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Descrição: 1. Neuromarketing
Conteúdo Programático:
O componente emocional na economia
Escolha intertemporal
Escolhas econômicas: modelos e aplicações
Neuroeconomia
Neuromarketing

Referências Bibliográficas:
NILASHI, Mehrbakhsh et al, Neuromarketing: A Review of Research and Implications
for Marketing. Journal of Soft Computing and Decision Support Systems, v.7, n.2,
março de 2020.
Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. What is
Neuromarketing? A Proposal for a Broader and more Accurate Definition. Global
Business and Management Research: An International Journal, v. 9, n. 2, 2017.
RAWNAQUE, Ferdousi Sabera et al. Technological advancements and opportunities
in Neuromarketing: a systematic review. Brain Informatics ,v.7, n.10, p.1-19,
setembro de 2020.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre neuromarketing, demostrando sua
aplicação para otimizar as estratégias e resultados das ações de marketing, bem como
demostrar como os resultados das técnicas de neuromarketing podem ser analisados e
utilizados para tomada de decisão em marketing.

2. Canvas e design thinking aplicados ao Marketing
Conteúdo Programático:
Canvas
Etapas para a construção do Canvas
Aplicação do Canvas ao marketing
Desing thinking
Metodologias de desing thinking
Ferramentas de desing thinking
Desing thinking e inovação

Referências Bibliográficas:
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Grupo A, 2015
CASTRO, Alexandre Cesar Motta D. Marketing Canvas. São Paulo: Alta Books,
2018.
FINOCCHIO, José. PM Canvas 2ED. São Paulo: Saraiva, 2019.
LI, Yeping et al. Design and Design Thinking in STEM Education. Journal for STEM
Education Research, v2. p.93-104, outubro de 2019.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre Canvas e desing thinking e suas
aplicações ao marketing, demostrando como aplicá-los para agregar valor ao cliente,
estimular a inovação de forma dinâmica no marketing organizacional.

3. Inteligência artificial aplicada ao Marketing
Conteúdo Programático:
Inteligência artificial
Tipos de inteligência artificial
Tecnologias relacionadas a inteligência artificial
Inteligência artificial aplicado ao Marketing

Referências Bibliográficas:
CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira; et al. Inteligência Artificial -
Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021.
DOS DA SILVA, Fabrício M; LENZ, Maikon L.; FREITAS, Pedro H C.; SANTOS,
Sidney C. Bispo. Inteligência artificial. São Paulo: Grupo A, 2019.
TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas. São Paulo:
Editora Alta Books, 2021.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre inteligência artificial, bem como as
tecnologias utilizadas pela inteligência artificial. Demostrar a aplicação da mesma para
otimizar as ações de marketing.

4. Mobile Marketing
Conteúdo Programático:
Definições de mobile marketing
Características do mobile marketing
Estratégias de mobile marketing
Aplicação do mobile marketing como diferencial competitivo

Referências Bibliográficas:
MARQUES, Vasco. Marketing Digital 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018.
SCHOLZA, Joachim Scholza; DUFFY, Katherine. We ARE at home: How augmented
reality reshapes mobile marketing and consumer-brand relationships. Journal of
Retailing and Consumer Services, v. 22, p.11-23, maio de 2018.
TONG, Siliang Tong; LUO, Xueming Luo; XU, Bo. Personalized mobile marketing
strategies. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p.64–78, outubro de
2019.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre mobile marketing, bem como
estratégias para otimizar os resultados de sua aplicação de forma a agregar valor ao
cliente e desenvolver diferencial competitivo para a organização.

5. Criatividade e Inovação
Conteúdo Programático:
Contextualização da criatividade e Inovação
Conceito de criatividade
O Processo criativo
Conceito de Inovação
Tipos de Inovação
Framework e ferramentas de inovação

Referências Bibliográficas:
DA SILVA, Fabiane Padilha; LIMA, Aline P. Lins D.; ALVES, Aline; AL., et. Gestão
da inovação. São Paulo: Grupo A, 2018.
FASCIONI, Ligia. Atitude Pró-Inovação. São Paulo: Editora Alta Books, 2021,
TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na Prática. São Paulo: Editora Alta
Books, 2020.
Objetivo: Consolidar os conceitos sobre criatividade e inovação, apresentar o processo
criativo e os tipos de inovação de modo a desenvolver habilidades para identificar
oportunidades de inovação e aplicar projetos de inovação nas ações de marketing.

6. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Conteúdo Programático:
Pesquisas cientificas
Percurso metodológico para realização de pesquisas científicas
Apresentação das etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho
de conclusão de curso
Escolha do eixo temático e tema de pesquisa

Referências Bibliográficas:
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica, 7ª
edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo
GEN, 2021.
LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da S. Metodologia Científica, São Paulo: Grupo A,
2019.
Objetivo: Apresentar o percurso metodológico a ser seguido para a realização de
pesquisas científicas, bem como as etapas a serem desenvolvidas para a realização do
trabalho de conclusão de curso.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alexandre Aparecido Dias
Cesio Pinto Barbosa Lemos
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Leonardo Augusto Amaral Terra
Marina Toledo Lourenção Rocha


 
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