102155 - Fundamentos de Gestão para o Marketing |
Período da turma: | 05/04/2023 a 05/07/2023
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Descrição: | Detalhamento:
1. Gestão Estratégica e Marketing Conteúdo Programático: Marketing e o valor para o cliente O processo de entrega do valor A cadeia de valor Competências centrais Marketing holístico e valor para o cliente O papel central do planejamento estratégico o Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão o Definição de missão corporativa Definição do negócio Avaliação de oportunidades de crescimento Organização e cultura organizacional o Planejamento estratégico de unidades de negócio A missão do negócio A análise SWOT O estabelecimento de metas A formulação de estratégias Implementação Feedback e controle Referências Bibliográficas: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. VARADARAJAN, Rajan. Theoretical underpinnings of research in strategic marketing: a commentary. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, p.30–36, outubro de 2019. SCHIAVONE, Francesco; SIMONI, Michele. Strategic marketing approaches for the diffusion of innovation in highly regulated industrial markets: the value of market access. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34, n. 7, p· 1606–1618, maio de 2019. Objetivo: Consolidar os conceitos e ferramentas de marketing e aplicá-los na gestão do marketing estratégico das organizações, levando o aluno a desenvolver uma visão holística de marketing com a capacidade de discutir as principais estratégias de marketing. 2. Cenários Econômicos Conteúdo Programático: Fundamentos da oferta e da demanda Demanda individual e demanda de mercado Teoria da firma Análise de mercados competitivos Poder de mercado Determinação de preços e poder de mercado Competição monopolística e oligopólio Mensurando a economia do país Determinação do PIB no curto prazo Moeda, sistema financeiro e política monetária A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros O modelo IS-LM Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial Economia internacional Crescimento e desenvolvimento econômico Referências Bibliográficas: SILVA, César Roberto Leite da. Economia de mercados: introdução a economia, 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017. SILVA, Daniele F.; S., Iraneide Azevedo S. Economia. São Paulo: Grupo A, 2017. VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia brasileira contemporânea. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. Objetivo: Proporcionar conhecimentos e ferramentas para que o aluno posso analisar os ambientes macroeconômico e microeconômico e com base nesta análise, tomar decisões gerenciais relacionadas a gestão de marketing bem como possibilitar a construção de cenários econômicos. 3. Gestão de Processos em Marketing Conteúdo Programático: Modelo de Negócio Jornada do cliente Experiência do cliente Diferença entre visão tradicional x visão de processos Processos empresariais Estratégias de marketing Processos de marketing Gestão de processos de marketing Necessidades dos clientes: identificando e criando valor Referências Bibliográficas: FESTA, Giuseppe; ROSSI, Matteo; KOLTE Ashutosh; SITUM, Mario. Territory-based knowledge management in international marketing processes – the case of “Made in Italy” SMEs. International marketing processes, v. 32, n. 3, p. 425-442, outubro de 2019. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018. Objetivo: Consolidar os conceitos de gestão de processos empresariais, conhecer e analisar os processos de marketing de forma a identificar lacunas e propor melhorias no processo de marketing. 4. Métodos Quantitativos em Marketing Conteúdo Programático: • Estatística • Estatística aplicada a administração e ao marketing • Modelos quantitativos de análise • Amostragem e seleção • Ferramentas de análise • Planejamento e execução de pesquisa quantitativa • Análises estatísticas em pesquisa de marketing Referências Bibliográficas: BORGES, Glauco José Ribeiro et al. Panorama do Uso de Métodos Quantitativos em Pesquisas sobre Marketing de Relacionamento com Egressos. Revista de administração, sociedade e inovação. v.6, n.2, dezembro de 2020. FREUND, John E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: Grupo A, 2019. LANA, Jeferson et al. Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa. Revista De Contabilidade E Organizações, v.12, outubro de 2018. Objetivo: Apresentar os conceitos estatísticos e compreender as principais técnicas para o desenvolvimento aplicação, análise de dados e avaliação de pesquisas quantitativas aplicadas ao marketing. 5 . Comportamento do Consumidor (B2C) Conteúdo Programático: Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente Valor percebido pelo cliente Satisfação total do cliente Medida de satisfação Maximização do valor do cliente ao longo do tempo que influencia o comportamento de compra Fatores culturais Fatores sociais Fatores pessoais Fatores psicológicos Motivação e as principais teorias motivacionais Percepção Aprendizagem Memória Processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios Referências Bibliográficas: BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. DEL, Hawkins. Comportamento do Consumidor. São Paulo Grupo GEN, 2018. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. Objetivo: Apresentar as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento dos consumidores e suas implicações no desenvolvimento das estratégias mercadológicas e das ações de marketing nas organizações, bem como diferenciar os principais fatores de influência do comportamento humano e avaliar as atitudes das pessoas voltadas ao consumo 6. Comportamento do comprador organizacional (B2B) Conteúdo Programático: • Comportamento do comprador organizacional • Organizações no papel de compradores • Processo de decisão de compra das organizações • Processo pré-compra • Processo pós compra Referências Bibliográficas: HOLLAND, Chistopher; THORNTON, Sabrina C; NAUDÉ, Peter. B2B analytics in the airline market: Harnessing the power of consumer big data, Industrial Marketing Management, v.86, p. 52-64, abril de 2020. HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais – Tradução da 10ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018. ROCHA, Marcos Donizete Aparecido. Comportamento de compra e consumo em B2B. São Paulo: Saraiva, 2017. Objetivo: Apresentar o processo de compra do comprador organizacional, demonstrando suas particularidades, demostrando as características do comprador organizacional e as variáveis que interverem no processo de compra. 7. Pesquisa de Marketing Conteúdo Programático: • Pesquisa de marketing – conceitos, importância para tomada de decisão e ética na pesquisa • Tipos de pesquisa de marketing • Concepção da pesquisa – Etapas da pesquisa de marketing • Técnicas qualitativas e quantitativas • Coleta e análise de dados Referências Bibliográficas: BARQUETTE, Steal. Pesquisa de marketing. São Paulo: Saraiva, 2017. WALTER, NIQUE; WAGNER, LADEIRA. Pesquisa de Marketing, 2ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017. ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing. São Paulo: Grupo GEN, 2018. Objetivo: Demostrar a importância da ferramenta de pesquisa em marketing, apresentar as principais técnicas para a elaboração de pesquisas de marketing. Desenvolver a habilidade de análise e aplicação das pesquisas de marketing. |
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Carga Horária: |
84 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Bevilacqua Leoneti Dirceu Tornavoi de Carvalho Janaina de Moura Engracia Giraldi Lúcia Aparecida da Silva Borges Luciana Oranges Cezarino Marina Toledo Lourenção Rocha Silvia Inês Dallavalle de Pádua |
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