102129 - GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES COM O MERCADO ESPORTIVO |
Período da turma: | 06/03/2023 a 14/08/2023
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Descrição: | 1. Planejamento Estratégico aplicado ao esporte
I. OBJETIVO Apresentar ao pós-graduando os conceitos e ferramentas de gestão estratégica das empresas aplicada ao ambiente esportivo. Possibilitar ao participante uma visão de negócios para a administração esportiva. Sistematizar a ação gerencial das atividades e discutir a estrutura e processos envolvidos com o planejamento empresarial de organizações esportivas. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução aos conceitos de estratégia; o planejamento estratégico; diagnóstico estratégico e construção de cenários; análise ambiental e ferramentas de análise (Swot; BCG e GE/McKinsey); o Balance Score Card como ferramenta de gestão estratégica; perspectivas e implementação do BSC; adequação de ferramentas de planjamento estratégico para o ambiente esportivo. III. BIBLIOGRAFIA KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação - o Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997. HERRERO, E. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 2005. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2010. OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2010. ROCHE, F. P. Gestão Desportiva - Planejamento Estratégico nas Organizações Desportivas. 2ed. São Paulo: Artemed, 2002. MATTAR, M. F., MATTAR, F. N. Gestão de negócios esportivos. Elsevier, 2013, p.312. 2. Gestão de Projetos Esportivos I. OBJETIVO Proporcionar conhecimento relativo às ferramentas necessárias para a compreensão e elaboração das etapas da gestão de projetos aplicada ao ambiente esportivo e sua importância para os negócios. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação de projetos, metodologia de gestão de projetos; controles de projetos (objetivos, meios, instrumentos); elaboração e avaliação de propostas. III. BIBLIOGRAFIA MAXIMIANO, A . C. Administração de projetos, Atlas: São Paulo, 1997. SHTUB, A BARD J. F. e GLOBERSON S. Project management, Prentice hall, 1994. POIT, D. R. Elaboração de projetos esportivos. Phorte: São Paulo, 2013. 3. Transformação e serviços digitais no esporte I. OBJETIVOS Formar, treinar e capacitar profissionais do segmento esportivo, para atuar no ambiente digital, aliando conhecimentos estratégicos e técnicos para a criação, execução e mensuração de ações de marketing, utilizando as atuais técnicas e abordagens de marketing e tecnologias digitais. Consolidando conhecimentos de marketing estratégico e as ferramentas e práticas de comunicação digital, o curso tem como objetivo auxiliar os profissionais da área esportiva para inserir e gerir a marca de sua empresa ou sua marca pessoal nos canais de comunicação online, divulgar seus produtos e serviços e construir relacionamentos com consumidores, tendo o objetivo final de aumentar a visibilidade da empresa e incrementar suas vendas e resultados. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Marketing digital; comportamento consumidor esportivo online; gerenciamento de mídias sociais; publicidade digital; mobile marketing; planejamento email; marketing de conteúdo; marketing de influência no esporte; ecommerce; métricas de marketing digital. III. BIBLIOGRAFIA AD NETWORKS. Disponível em: https://www.adpushup.com/blog/redes-de-anuncios-para-celular-para-editores/. Acesso em: 14 set. 2020. ANSWER THE Acesso em: 14 set. 2020.PUBLIC. Disponível em: https://answerthepublic.com//. Acesso em: 14 set. 2020. APP STORE OPTIMIZATION. Disponível em: https://crmpiperun.com/blog/aso-app-store-optimization/. Acesso em: 14 set. 2020. CAMILAPORTO. O QUE É INBOUND MARKETING E PORQUE VOCÊ PRECISA IMPLANTAR EM SUA EMPRESA. Disponível em: https://www.camilaporto.com.br/o-que-e-inbound-marketing-e-porque-voce-precisa-implanta-lo-em-sua empresa/?gclid=CjwKCAjwzIH7BRAbEiwAoDxxTjrhOuKBEqZElOF3DTENVvJqsEQPiybx2GxZqOmTVcKYIzT1j3RrrBoCi28QAvD_BwE. Acesso em: 15 set. 2020. DELOITTE. MOBILE NO BRASIL. Disponível em: https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/technology-media-and-telecommunications/articles/mobile-survey.html#. Acesso em: 14 set. 2020. DIGITAL TRENDS. ANDROID X IOS. Disponível em: https://www.digitaltrends.com/mobile/android-vs-ios/. Acesso em: 14 set. 2020. 4. Internacionalização do Esporte I. OBJETIVOS Discutir sobre as possibilidades existentes para internacionalização do esporte e a globalização envolvida nesse contexto. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Internacionalização; estudos de caso com clubes/equipes internacionalizados; ferramentas e estratégias para internacionalização. III. BIBLIOGRAFIA TANURE, B.; DUARTE, R. G. (Orgs) Gestão Internacional. São Paulo: Saraiva, 2006. MARTERALEXIS, L. P., BARR, C. A., HUMS, M. Principles and Practice of Sport Management. 4ed. Jones & Bartlett Learning, 2011, p.616. 5. Políticas Públicas para o Esporte I. OBJETIVOS Possibilitar a discussão do que foi tratado no módulo e permitir o debate entre alunos sobre a evolução do esporte no Brasil, os possíveis rumos e soluções dentro do ambiente esportivo e sua profissionalização e gestão, verificando como as políticas públicas podem e devem agir nesse ambiente. II. CONTEÚDO PROGRMÁTICO Políticas públicas no esporte; massificação do esporte; paralelos da situação do esporte no Brasil, EUA e Europa. III. BIBLIOGRAFIA BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999. JACOBI, Pedro. Políticas sociais e ampliação da cidadania. Rio de Janeiro: FGV, 2000. MARCELLINO, N. Lazer e esporte: políticas públicas. Editora Autores Associados: Campinas, 2001. BETTI, M. (1991). A educação física na escola brasileira de 1.o e 2.o Graus: uma abordagem sociológica. São Paulo: USP. 6. Leis de Incentivo ao Esporte I. OBJETIVOS Apresentar ao aluno e discutir as possibilidades que a lei de incentive ao esporte permite, como uma forma de financiamento público para o esporte brasileiro. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Incentivo ao desporto e aspectos tributários; comissão técnica para aprovação de projetos; projetos desportivos; cadastramento de proponentes e apresentação de projetos; análise e aprovação de projetos; captação de recursos; execução de projetos; acompanhamento, avaliação, prestação de contas e fiscalização. III. BIBLIOGRAFIA REZENDE, J. R. Manual Completo Da Lei De Incentivo Ao Esporte. 4ed. São Paulo: All Print, 2013, p.304. 7. Relações com a imprensa esportiva I. OBJETIVOS Compreender a dinâmica da atividade de assessoria de imprensa em esporte a partir de uma abordagem complexa, de modo a dissociá-la da visão unidirecional assessor - meios tradicionais de imprensa; Incorporar a dinâmica digital às atividades de relacionamento com os media, compreendendo as organizações também como produtoras de mídia e de conteúdo jornalístico; Proporcionar contato com as diferentes ferramentas, processos e meios da atividade de assessoria de imprensa em esporte. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução – a imprensa e a indústria do esporte; Conceitos Básicos – notícia, informação e divulgação jornalística; Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa – definição, estrutura e funcionamento; Assessoria de Imprensa Esportiva; Divulgação Jornalística; Ferramentas de assessoria de imprensa em esporte; Gestão de redes sociais e de ferramentas digitais em esporte; Media Training para gestores, comissão técnica e atletas; Gestão de crise e de reputação em esporte; Dicas para o Assessor de Imprensa em esporte. III. BIBLIOGRAFIA DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BARBEIRO, Heródoto; RANGEL, Patrícia. Manual do jornalismo esportivo. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2006. FERRARETTO, Luiz Arthur; FERRARETTO, Elisa Kopplin. Assessoria de imprensa: teoria e prática São Paulo: Summus, 2009. LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual de assessoria de imprensa. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003. SANTOS, Rogério. A negociação entre jornalistas e fontes. Coimbra: Minerva, 1997. 8. Direito e Legislação Esportiva I. OBJETIVOS Apresentar os conceitos que envolvem o direito no ambiente esportivo e a legislação aplicada ao esporte. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução ao direito desportivo; Legislação desportiva; Lei Pelé; Contratos desportivos; Direito do trabalho no esporte; Agente esportivo; Transferências internacionais; Legislação tributária aplicada a entidades esportivas. III. BIBLIOGRAFIA REZENDE, J. R. Nova Legislação de Direito Desportivo - Preparando o Brasil para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016. São Paulo: All Print, 2010, p.222. RAMOS, R. T. Direito Desportivo Trabalhista: a Fluência do Ordenamento do Desporto na Relação Laboral Desportiva e Seus Poderes Disciplinares. São Paulo: Quartier Latin, 2010, p.308. SÁ FILHO, F. M. DE. Contrato de Trabalho Desportivo. São Paulo: Editora LTr, 2010, p.194. MELO FILHO, A. Nova Lei Pelé: Avanços e Impactos. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2011, p.352 SCHIMITT, P. M. Novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva. São Paulo: Quartier Latin, 2010, p. 310. BARREIROS NETO, J. Direito desportivo. Curitiba: Editora Juruá, 2010, p.250. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Alex Antonio Florindo Carlos Roberto Bueno Júnior Paulo Sergio Braga de Sousa Filho Paulo Sergio Miranda Mendonça Ricardo Rossetto Rodrigues Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira Júnior |
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