Atividade

102129 - GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES COM O MERCADO ESPORTIVO

Período da turma: 06/03/2023 a 14/08/2023

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Descrição: 1. Planejamento Estratégico aplicado ao esporte
I. OBJETIVO
Apresentar ao pós-graduando os conceitos e ferramentas de gestão estratégica das empresas aplicada ao ambiente esportivo. Possibilitar ao participante uma visão de negócios para a administração esportiva. Sistematizar a ação gerencial das atividades e discutir a estrutura e processos envolvidos com o planejamento empresarial de organizações esportivas.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução aos conceitos de estratégia; o planejamento estratégico; diagnóstico estratégico e construção de cenários; análise ambiental e ferramentas de análise (Swot; BCG e GE/McKinsey); o Balance Score Card como ferramenta de gestão estratégica; perspectivas e implementação do BSC; adequação de ferramentas de planjamento estratégico para o ambiente esportivo.
III. BIBLIOGRAFIA

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação - o Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
HERRERO, E. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2010.
OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2010.
ROCHE, F. P. Gestão Desportiva - Planejamento Estratégico nas Organizações Desportivas. 2ed. São Paulo: Artemed, 2002.
MATTAR, M. F., MATTAR, F. N. Gestão de negócios esportivos. Elsevier, 2013, p.312.


2. Gestão de Projetos Esportivos
I. OBJETIVO
Proporcionar conhecimento relativo às ferramentas necessárias para a compreensão e elaboração das etapas da gestão de projetos aplicada ao ambiente esportivo e sua importância para os negócios.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Apresentação de projetos, metodologia de gestão de projetos; controles de projetos (objetivos, meios, instrumentos); elaboração e avaliação de propostas.
III. BIBLIOGRAFIA
MAXIMIANO, A . C. Administração de projetos, Atlas: São Paulo, 1997.
SHTUB, A BARD J. F. e GLOBERSON S. Project management, Prentice hall, 1994.
POIT, D. R. Elaboração de projetos esportivos. Phorte: São Paulo, 2013.


3. Transformação e serviços digitais no esporte
I. OBJETIVOS
Formar, treinar e capacitar profissionais do segmento esportivo, para atuar no ambiente digital, aliando conhecimentos estratégicos e técnicos para a criação, execução e mensuração de ações de marketing, utilizando as atuais técnicas e abordagens de marketing e tecnologias digitais.
Consolidando conhecimentos de marketing estratégico e as ferramentas e práticas de comunicação digital, o curso tem como objetivo auxiliar os profissionais da área esportiva para inserir e gerir a marca de sua empresa ou sua marca pessoal nos canais de comunicação online, divulgar seus produtos e serviços e construir relacionamentos com consumidores, tendo o objetivo final de aumentar a visibilidade da empresa e incrementar suas vendas e resultados.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Marketing digital; comportamento consumidor esportivo online; gerenciamento de mídias sociais; publicidade digital; mobile marketing; planejamento email; marketing de conteúdo; marketing de influência no esporte; ecommerce; métricas de marketing digital.

III. BIBLIOGRAFIA
AD NETWORKS. Disponível em: https://www.adpushup.com/blog/redes-de-anuncios-para-celular-para-editores/. Acesso em: 14 set. 2020.
ANSWER THE Acesso em: 14 set. 2020.PUBLIC. Disponível em: https://answerthepublic.com//. Acesso em: 14 set. 2020.
APP STORE OPTIMIZATION. Disponível em: https://crmpiperun.com/blog/aso-app-store-optimization/. Acesso em: 14 set. 2020.
CAMILAPORTO. O QUE É INBOUND MARKETING E PORQUE VOCÊ PRECISA IMPLANTAR EM SUA EMPRESA. Disponível em: https://www.camilaporto.com.br/o-que-e-inbound-marketing-e-porque-voce-precisa-implanta-lo-em-sua empresa/?gclid=CjwKCAjwzIH7BRAbEiwAoDxxTjrhOuKBEqZElOF3DTENVvJqsEQPiybx2GxZqOmTVcKYIzT1j3RrrBoCi28QAvD_BwE. Acesso em: 15 set. 2020.
DELOITTE. MOBILE NO BRASIL. Disponível em: https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/technology-media-and-telecommunications/articles/mobile-survey.html#. Acesso em: 14 set. 2020.
DIGITAL TRENDS. ANDROID X IOS. Disponível em: https://www.digitaltrends.com/mobile/android-vs-ios/. Acesso em: 14 set. 2020.


4. Internacionalização do Esporte
I. OBJETIVOS
Discutir sobre as possibilidades existentes para internacionalização do esporte e a globalização envolvida nesse contexto.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Internacionalização; estudos de caso com clubes/equipes internacionalizados; ferramentas e estratégias para internacionalização.
III. BIBLIOGRAFIA
TANURE, B.; DUARTE, R. G. (Orgs) Gestão Internacional. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTERALEXIS, L. P., BARR, C. A., HUMS, M. Principles and Practice of Sport Management. 4ed. Jones & Bartlett Learning, 2011, p.616.


5. Políticas Públicas para o Esporte
I. OBJETIVOS
Possibilitar a discussão do que foi tratado no módulo e permitir o debate entre alunos sobre a evolução do esporte no Brasil, os possíveis rumos e soluções dentro do ambiente esportivo e sua profissionalização e gestão, verificando como as políticas públicas podem e devem agir nesse ambiente.
II. CONTEÚDO PROGRMÁTICO
Políticas públicas no esporte; massificação do esporte; paralelos da situação do esporte no Brasil, EUA e Europa.
III. BIBLIOGRAFIA
BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
JACOBI, Pedro. Políticas sociais e ampliação da cidadania. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
MARCELLINO, N. Lazer e esporte: políticas públicas. Editora Autores Associados: Campinas, 2001.
BETTI, M. (1991). A educação física na escola brasileira de 1.o e 2.o Graus: uma abordagem sociológica. São Paulo: USP.


6. Leis de Incentivo ao Esporte
I. OBJETIVOS
Apresentar ao aluno e discutir as possibilidades que a lei de incentive ao esporte permite, como uma forma de financiamento público para o esporte brasileiro.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Incentivo ao desporto e aspectos tributários; comissão técnica para aprovação de projetos; projetos desportivos; cadastramento de proponentes e apresentação de projetos; análise e aprovação de projetos; captação de recursos; execução de projetos; acompanhamento, avaliação, prestação de contas e fiscalização.
III. BIBLIOGRAFIA
REZENDE, J. R. Manual Completo Da Lei De Incentivo Ao Esporte. 4ed. São Paulo: All Print, 2013, p.304.


7. Relações com a imprensa esportiva
I. OBJETIVOS
Compreender a dinâmica da atividade de assessoria de imprensa em esporte a partir de uma abordagem complexa, de modo a dissociá-la da visão unidirecional assessor - meios tradicionais de imprensa; Incorporar a dinâmica digital às atividades de relacionamento com os media, compreendendo as organizações também como produtoras de mídia e de conteúdo jornalístico; Proporcionar contato com as diferentes ferramentas, processos e meios da atividade de assessoria de imprensa em esporte.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução – a imprensa e a indústria do esporte; Conceitos Básicos – notícia, informação e divulgação jornalística; Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa – definição, estrutura e funcionamento; Assessoria de Imprensa Esportiva; Divulgação Jornalística; Ferramentas de assessoria de imprensa em esporte; Gestão de redes sociais e de ferramentas digitais em esporte; Media Training para gestores, comissão técnica e atletas; Gestão de crise e de reputação em esporte; Dicas para o Assessor de Imprensa em esporte.

III. BIBLIOGRAFIA
DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BARBEIRO, Heródoto; RANGEL, Patrícia. Manual do jornalismo esportivo. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
FERRARETTO, Luiz Arthur; FERRARETTO, Elisa Kopplin. Assessoria de imprensa: teoria e prática São Paulo: Summus, 2009.
LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual de assessoria de imprensa.
Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.
SANTOS, Rogério. A negociação entre jornalistas e fontes. Coimbra: Minerva, 1997.


8. Direito e Legislação Esportiva
I. OBJETIVOS
Apresentar os conceitos que envolvem o direito no ambiente esportivo e a legislação aplicada ao esporte.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução ao direito desportivo;
Legislação desportiva;
Lei Pelé; Contratos desportivos;
Direito do trabalho no esporte;
Agente esportivo;
Transferências internacionais;
Legislação tributária aplicada a entidades esportivas.
III. BIBLIOGRAFIA
REZENDE, J. R. Nova Legislação de Direito Desportivo - Preparando o Brasil para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016. São Paulo: All Print, 2010, p.222.
RAMOS, R. T. Direito Desportivo Trabalhista: a Fluência do Ordenamento do Desporto na Relação Laboral Desportiva e Seus Poderes Disciplinares. São Paulo: Quartier Latin, 2010, p.308.
SÁ FILHO, F. M. DE. Contrato de Trabalho Desportivo. São Paulo: Editora LTr, 2010, p.194.
MELO FILHO, A. Nova Lei Pelé: Avanços e Impactos. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2011, p.352
SCHIMITT, P. M. Novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva. São Paulo: Quartier Latin, 2010, p. 310.
BARREIROS NETO, J. Direito desportivo. Curitiba: Editora Juruá, 2010, p.250.

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alex Antonio Florindo
Carlos Roberto Bueno Júnior
Paulo Sergio Braga de Sousa Filho
Paulo Sergio Miranda Mendonça
Ricardo Rossetto Rodrigues
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira Júnior


 
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