102128 - GESTÃO E INDÚSTRIA DO ESPORTE |
Período da turma: | 07/03/2022 a 16/05/2022
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Descrição: | 1. Introdução à Gestão do Esporte
I. OBJETIVO Propiciar a apresentação de todos os alunos aos aspectos de desenvolvimento pessoal e treinamento a ser desenvolvido durante o curso de MBA. Possibilitar uma discussão sobre expectativas e aspectos a serem desenvolvidos durante o curso e como os alunos podem aproveitar todo o conhecimento que será adquirido. Ao final da disciplina o aluno estará melhor informado sobre os principais aspectos a serem desenvolvidos em um curso de MBA e inteirado do processo de aprendizado do mesmo. Adicionalmente, serão discutidos os aspectos necessários para o que o aluno aproveite o máximo essa dinâmica de treinamento e aprendizado. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação do curso de MBA, suas características principais e as necessidades a serem desenvolvidas em termos de profissionais relacionados ao mercado esportivo. Realização de exercícios individuais visando a apresentação individual e troca de informações sobre expectativas de desenvolvimento relativas ao curso a ser desenvolvido. III. BIBLIOGRAFIA BLAU, P. & SCOTT, J. Organizações Formais. São Paulo: Atlas, 2006. MAXIMIANO. A. C. A. Teoria Geral da administração: da escola científica à competitividade em economia MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. ROSNER, S. R., SHROPSHIRE, K. enneth L. The Business of Sports. 2Ed. Jones and Bartlett, 2011. 2. Empreendedorismo Esportivo I. OBJETIVOS Procurar despertar nos participantes o espírito empreendedor e alertá-los sobre as exigências, encargos e riscos inerentes ao trabalho inovador. Além de discutir as razões que tornam o tema empreendedorismo um tópico de elevado interesse entre os estudiosos de administração e sua importância no ambiente esportivo. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são o empreendedor e o intraempreendedor; Mito do empreendedor; Benefícios proporcionados pelo empreendedor à sociedade; Características de comportamento e de personalidade do empreendedor; Competências específicas do empreendedor e o seu desenvolvimento; Barreiras e armadilhas que ameaçam os negócios iniciados pelo empreendedor; Empreendedorismo no Esporte. III. BIBLIOGRAFIA DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Artmed, 2009. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. Editora Pioneira - São Paulo, 1994. 3. Ambiente Esportivo I. OBJETIVOS Apresentar o contexto histórico do esporte no Brasil e no mundo, bem como os fatores culturais envolvidos, a evolução para a profissionalização e o contexto do negócio dentro do esporte. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO História - evolução do esporte no Brasil e paralelo com o esporte mundial; fatores culturais envolvidos; profissionalização - evolução no Brasil e paralelo com o esporte mundial; gestão esportiva - no Brasil e paralelo com a mundial. III. BIBLIOGRAFIA MAZZEI, L. C.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte no Brasil - Desafios e Perspectivas. Ícone: São Paulo, 2012. DUARTE, O. História dos esportes. Editora Senac: São Paulo, 2004. PRONI, M.; LUCENA, R. Esporte: história e sociedade. Editora Autores Associados: Campinas, 2002. DEL PRIORE, M.; DE MELO, V. A. História do Esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. Editora UNESP: São Paulo, 2009. 4. Economia da Indústria do Esporte I. OBJETIVOS Contextualizar o cenário econômico mundial e brasileiro da indústria do esporte; apresentar os fatores que movimentam a economia do ambiente esportivo. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Números econômicos da indústria esportiva; fatores que afetam a economia no esporte; representação na economia mundial; impactos na economia brasileira. III. BIBLIOGRAFIA KASZNAR, I. K.; GRAÇA FILHO, A. S. A Indústria do Esporte no Brasil: Economia, PIB – Produto Interno Bruto, Empregos e Evolução Dinâmica. M. Books Editora. São Paulo, 2012. 5. Estrutura do Esporte I. OBJETIVOS Apresentar a estrutura do esporte, as ligas, confederações, federações e secretarias, além de tratar sobre os relacionamentos nesse ambiente, a governança corporativa existente e a evolução do esporte como um negócio. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Definição e estrutura de ligas, confederações, federações, secretarias; Funcionamento das relações dentro da estrutura esportiva; Governança corporativa; Normas; Regras; e Estatutos; Profissionalização do esporte. III. BIBLIOGRAFIA AIDAR, A. C. K.; LEONCINI, M. P.; OLIVEIRA, J. J. A nova gestão do futebol. FGV Editora. 2ed. Rio de Janeiro: 2002. BRUNORO, J. C. ; AFIF, A. Futebol 100% profissional. São Paulo: Editora Gente, 1997. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Fábio Carvalho Bergamo Flávia da Cunha Bastos José Alberto de Camargo Marcio Roberto Moran Wagner Amaral Carvalho |
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