102109 - Método Epidemiológico Aplicado à Pesquisa Clínica |
Período da turma: | 04/08/2022 a 01/12/2022
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Descrição: | Detalhamento:
O objetivo da disciplina é desenvolver o aprendizado cognitivo e habilidades, que capacitem o aluno revisar e avaliar criticamente as evidências científicas e planejar projetos de pesquisa clínica. Conteúdo programático: Rever os conceitos fundamentais dos estudos clínicos e da metodologia de pesquisa. Aprender como formular uma indagação científica em pesquisa clínica. Planejar o projeto respondendo às questões do porque, com quem, e como realizar a pesquisa. Considerar a relevância clínica dos estudos que empregam desfechos clínicos em detrimento dos marcadores intermediários. Saber avaliar o enfoque de pesquisa nas suas variações de diagnóstico, rastreamento, comparação de intervenções terapêuticas, investigação de efeitos colaterais ou dano, identificação de fatores prognósticos e etiológicos. Reconhecer o uso apropriado dos desenhos de estudos básicos no planejamento de pesquisa, suas principais vantagens e limitações. Compreender a necessidade da escolha do desenho dependendo do problema a ser investigado, do estágio do conhecimento alcançado, da qualidade das informações necessárias, limitações financeiras e operacionais. Compreender o significado dos erros sistemáticos. Aprender como implementar a validade interna do projeto de pesquisa por meio do controle dos vícios de seleção, aferição e confusão. Aprender como implementar a validade externa do projeto de pesquisa centrada no paciente e seus diferentes cenários, tendo em vista sua aplicabilidade clínica. Compreender o significado das medidas de associação: razão de chances, razão de probabilidades, redução de risco absoluto, número necessário tratar, probabilidades pré e pós-teste, curva roc. Aprender a estimar as medidas de associação por meio da tabela de contingência. Compreender o significado de erros aleatórios do tipo alfa e beta, intervalo de confiança e dos componentes utilizados para o cálculo do tamanho a amostra. Conhecer o fundamento dos métodos de análise e interpretação dos resultados de natureza quantitativa e qualitativa. Saber reconhecer os graus de recomendação e estimar a força de evidência científica em função do desenho de estudo observacional ou experimental, do tipo estudo de coorte, coorte retrospectiva, estudo caso-controle, estudo transversal, estudo ecológico, ensaio clínico, ensaio preventivo em comunidade, revisão sistemática e meta-análise. Exercitar a crítica sobre o compromisso ético do pesquisador. Bibliografia: Nobre MR, Bernardo WM. Prática Clínica Baseada em Evidência. 1a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Fletcher RH, Fletcher SW, Fletcher GS. Epidemiologia Clínica: Elementos Essenciais. 5a. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2014. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Delineando a Pesquisa Clínica. Porto Alegre: ArtMed, 2015. Denzin NK, Lincoln YS et al. O planejamento de Pesquisa Qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006. Patton MQ. Qualitative Research & Evaluation Methods. London: Sage, 1990. |
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Carga Horária: |
120 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 5 | ||||
Ministrantes: |
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