101789 - Metaficção em Monteiro Lobato: personagens do "mundo da fábula" ambientados no Sítio (on-line) |
Período da turma: | 14/10/2021 a 04/11/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 01: 15/10/2021: Panorama da obra infantil de Monteiro Lobato no contexto da literatura infantil brasileira e mundial
Aula 02: 22/10/2021: Contos de fadas tradicionais, contemporâneos e reinvenções contemporâneas de contos de fadas. Os conceitos de intertextualidade e metaficção. Aula 03: 29/10/2021: Elementos intertextuais e metaficcionais em Reinações de Narizinho Aula 04: 04/11/2021: Elementos intertextuais e metaficcionais em O picapau amarelo BIBLIOGRAFIA 1. Ficção LOBATO, Monteiro. Contos de Grimm. São Paulo: Brasiliense, 1962. LOBATO, Monteiro. Novos contos de Grimm. São Paulo: Brasiliense, 1962. LOBATO, Monteiro. Contos de Andersen. São Paulo: Brasiliense, 1962. LOBATO, Monteiro. Novos contos de Andersen. São Paulo: Brasiliense, 1962. LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1984. LOBATO, Monteiro. O picapau amarelo. São Paulo: Brasiliense, 1986. PESCETTI, L. M.; O‘KIF. Caperucita Roja (tal y como se lo contaron a Jorge). Madrid: Santillana, 2016. 2. Não ficção BECKETT, S. Recycling Red Riding Hood. Nova Iorque/Londres: Routledge, 2002. BERNHEIMER, K. Fairy tale as form, form as fairy tale. In: ALLISON, D.; BENDER, A.; BERNHEIMER, K.; SHEPARD, J. (Orgs.). The writer’s notebook: Craft essays from tin house. Tin House Books, 2009, p. 61-73. BÖHN, A. Metafiktionalität, Erinnerung und Medialität in Romanen von Michael Kleeberg, Thomas Lehr und Wolf Haas. In: BAREIS, J. A.; GRUB, F. T. Metafiktion; Analysen zur deutschsprachigen Gegenwartsliteratur. Berlin: Kadmos, 2010. p. 11-33. COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. São Paulo: Quíron, 1985. GARCIA, A. O livro ilustrado de conto de fadas: história, teoria e análise da tradição à contemporaneidade. Curitiba: Appris. 2020. HEIDBRINK, H. Fictional Characters in Literary and Media Studies: A Survey of the Research. In: JANNIDIS et al. (Orgs). Characters in Fictional Worlds: Understanding Imaginary Beings in Literature, Film, and Other Media.Berlin: DeGruiter, 2011. HUTCHEON, L. Narcissistic narrative; the metaficcional paradox. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 1980. JOLLES, A. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976. KÜMMERLING-MEIBAUER, B. Die Kunstmärchen von Hofmannsthal, Musil und Döblin. Colônia/Weimar/Viena: Böhlau, 1991. KÜMMERLING-MEIBAUER, B. Kinderliteratur, Kanonbildung und literarische Wertung. Stuttgart & Weimar: Metzler, 2003. KÜMMERLING-MEIBAUER, B.; DRUKER, E. (Orgs.). Children’s Literature and the Avant-Garde. Amsterdam: John Benjamins, 2015. LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira; história & histórias. São Paulo: Ática, 1988. LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. (Orgs.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: Ed. UNESP, 2008. LÜTHI, M. The european folktale: form and nature. Filadélfia: Institute for the Study of Human Issues, 1982. MADER, I. Metafiktionalität als Selbst-Dekonstruktion. Würzburg: Könighausen & Neumann, 2017. MASTROBERTI, P. Adaptação, versão ou recriação? Mediações da leitura literária para crianças e jovens. Revista Semioses, V. 1, n.8, fev. 2011, p. 104-112. NAVAS, D. Metaficção e a formação do jovem leitor na literatura infantil e juvenil contemporânea. Linguagem – Estudos e Pesquisas. V. 19, n. 1, p. 83-95, jan./jun. 2015 NEUHAUS, S. Märchen. 2ª edição. Tübingen: A. Francke, 2017. NÜNNING (Org.). Metzler-Lektion Literatur- und Kulturtheorie: Ansätze – Personen – Grundbegriffe. Stuttgart: Metzler, 2004. SILVA-DÍAZ, Libros que enseñan a leer: álbumes metaficcionales y conocimiento literario. Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona. Tesis (Doctorado). 2005. STOKER, P. Theorie der intertextuellen Lektüre; Modelle und Fallstudie. Paderborn: Ferdinand Schörningh, 1998. WAUGH, P. Metafiction; The theory and the practice of self-conscious fiction. Londres: Meuthen & C., 1985. WOLF, W. Metafiktion; Formen und funktionen eines Merkmals postmodernistischen Erzählens. Eine Einführung und ein Beispiel: John Barth, “Life Story”. Literatur in Wissenschaft und Unterricht, 30, p. 31-49, 1997. |
||||
Carga Horária: |
10 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
André Luiz Ming Garcia |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |