Atividade

101789 - Metaficção em Monteiro Lobato: personagens do "mundo da fábula" ambientados no Sítio (on-line)

Período da turma: 14/10/2021 a 04/11/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 01: 15/10/2021: Panorama da obra infantil de Monteiro Lobato no contexto da literatura infantil brasileira e mundial
Aula 02: 22/10/2021: Contos de fadas tradicionais, contemporâneos e reinvenções contemporâneas de contos de fadas. Os conceitos de intertextualidade e metaficção.
Aula 03: 29/10/2021: Elementos intertextuais e metaficcionais em Reinações de Narizinho
Aula 04: 04/11/2021: Elementos intertextuais e metaficcionais em O picapau amarelo

BIBLIOGRAFIA

1. Ficção
LOBATO, Monteiro. Contos de Grimm. São Paulo: Brasiliense, 1962.
LOBATO, Monteiro. Novos contos de Grimm. São Paulo: Brasiliense, 1962.
LOBATO, Monteiro. Contos de Andersen. São Paulo: Brasiliense, 1962.
LOBATO, Monteiro. Novos contos de Andersen. São Paulo: Brasiliense, 1962.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LOBATO, Monteiro. O picapau amarelo. São Paulo: Brasiliense, 1986.
PESCETTI, L. M.; O‘KIF. Caperucita Roja (tal y como se lo contaron a Jorge). Madrid: Santillana, 2016.

2. Não ficção
BECKETT, S. Recycling Red Riding Hood. Nova Iorque/Londres: Routledge, 2002.
BERNHEIMER, K. Fairy tale as form, form as fairy tale. In: ALLISON, D.; BENDER, A.; BERNHEIMER, K.;
SHEPARD, J. (Orgs.). The writer’s notebook: Craft essays from tin house. Tin House Books, 2009, p. 61-73.
BÖHN, A. Metafiktionalität, Erinnerung und Medialität in Romanen von Michael Kleeberg, Thomas Lehr und Wolf
Haas. In: BAREIS, J. A.; GRUB, F. T. Metafiktion; Analysen zur deutschsprachigen Gegenwartsliteratur. Berlin:
Kadmos, 2010. p. 11-33.
COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. São Paulo: Quíron, 1985.
GARCIA, A. O livro ilustrado de conto de fadas: história, teoria e análise da tradição à contemporaneidade. Curitiba:
Appris. 2020.
HEIDBRINK, H. Fictional Characters in Literary and Media Studies: A Survey of the Research. In: JANNIDIS et al.
(Orgs). Characters in Fictional Worlds: Understanding Imaginary Beings in Literature, Film, and Other Media.Berlin:
DeGruiter, 2011.
HUTCHEON, L. Narcissistic narrative; the metaficcional paradox. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 1980.
JOLLES, A. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B. Die Kunstmärchen von Hofmannsthal, Musil und Döblin. Colônia/Weimar/Viena:
Böhlau, 1991.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B. Kinderliteratur, Kanonbildung und literarische Wertung. Stuttgart & Weimar: Metzler,
2003.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B.; DRUKER, E. (Orgs.). Children’s Literature and the Avant-Garde. Amsterdam: John
Benjamins, 2015.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira; história & histórias. São Paulo: Ática, 1988.
LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. (Orgs.). Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
LÜTHI, M. The european folktale: form and nature. Filadélfia: Institute for the Study of Human Issues, 1982.
MADER, I. Metafiktionalität als Selbst-Dekonstruktion. Würzburg: Könighausen & Neumann, 2017.
MASTROBERTI, P. Adaptação, versão ou recriação? Mediações da leitura literária para crianças e jovens. Revista
Semioses, V. 1, n.8, fev. 2011, p. 104-112. 
NAVAS, D. Metaficção e a formação do jovem leitor na literatura infantil e juvenil contemporânea. Linguagem –
Estudos e Pesquisas. V. 19, n. 1, p. 83-95, jan./jun. 2015
NEUHAUS, S. Märchen. 2ª edição. Tübingen: A. Francke, 2017. 
NÜNNING (Org.). Metzler-Lektion Literatur- und Kulturtheorie: Ansätze – Personen – Grundbegriffe. Stuttgart:
Metzler, 2004.
SILVA-DÍAZ, Libros que enseñan a leer: álbumes metaficcionales y conocimiento literario. Bellaterra: Universitat
Autònoma de Barcelona. Tesis (Doctorado). 2005.
STOKER, P. Theorie der intertextuellen Lektüre; Modelle und Fallstudie. Paderborn: Ferdinand Schörningh, 1998.
WAUGH, P. Metafiction; The theory and the practice of self-conscious fiction. Londres: Meuthen & C., 1985.
WOLF, W. Metafiktion; Formen und funktionen eines Merkmals postmodernistischen Erzählens. Eine Einführung
und ein Beispiel: John Barth, “Life Story”. Literatur in Wissenschaft und Unterricht, 30, p. 31-49, 1997.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: André Luiz Ming Garcia


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP