101716 - Curso Remoto de Inglês para Desenvolvimento de Vocabulário |
Período da turma: | 23/08/2021 a 08/11/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso
O curso tem como objetivo levar o aluno a praticar o vocabulário de língua inglesa em diferentes contextos situacionais do contexto acadêmico e profissional em nível independente. Docente Responsável Luciana Carvalho Fonseca Nº USP 3637340 Ministrante(s) Angela Cristina de Oliveira Corte Público- alvo Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP. (As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo). Carga horária 30 horas (2ªs e 4ªs feiras, das 12:00 às 13:30). Modalidade Aulas remotas Período de oferecimento 2º semestre 2021 Objetivos Gerais Desenvolver conhecimentos léxico-gramaticais e discursivos necessários para interagir com falantes de língua em situações cotidianas e em contextos universitários. Objetivos Específicos a. criar condições para a prática de vocabulário da língua inglesa, com o objetivo de desenvolver a expressão e compreensão oral e escrita. b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade. c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem. Justificativa Este curso tem como objetivo desenvolver e aprimorar o conhecimento lexical e discursivo dos alunos, a fim de que desenvolvam sua competência linguística em nível de usuário independente do inglês. Conteúdo Programático o aluno aprenderá neste curso: • estratégias para memorização de vocabulário. • formação de palavras por meio de prefixos e sufixos da língua inglesa. • adjetivos e substantivos compostos. • expressões relacionadas ao tempo, número, quantidade, intensidade e distância. • expressões relacionadas a movimento, velocidade, textura, peso e densidade. • palavras e expressões relacionadas a sentimentos e atitudes agradáveis e desagradáveis. • palavras e expressões relacionadas a esportes. • palavras e expressões relacionadas a relacionamentos. • palavras e expressões relacionadas a trabalho e à educação. • palavras e expressões relacionadas aos sentidos. • palavras relacionadas à noção de substantivos contáveis e incontáveis. • palavras e expressões relacionadas a passeios e férias. • palavras e expressões relacionadas a crimes. • Phrasal verbs e expressões com os verbos: make/do, bring/take, set/put, come/ go, get, keep, look, see, let, break e be. • Verbos e adjetivos com significados similares. Metodologia O curso será oferecido em formato de aulas remotas, por meio das ferramentas Google Classroom para atividades e tarefas extras, com a duração de, no mínimo, duas horas semanais, bem como o uso do Google Meet para os 20 encontros às 2ªs e 4ªs feiras, das 12:00 às 13:30. Avaliação O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a. apresentações orais de trabalho; b. atividades de compreensão oral; c. atividades escritas desenvolvidas como tarefas de casa; d. provas escritas. Critérios para aprovação Participação de, no mínimo, 75% das atividades remotas e média final mínima 7,0. Frequência mínima 75% das aulas remotas Oferecimento As aulas serão oferecidas às 2ªs e 4ªs feiras, das 12:00 às 13:30. Número de vagas por turma 15 Pré-Requisitos As aulas serão ministradas em inglês. Pré-Requisitos Linguísticos: 1) Possuir certificados que comprovem o nível linguístico mínimo necessário para acompanhamento das aulas; 2) Ter o nível de conhecimento linguístico intermediário inicial (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR), isto é, o aluno deverá ser capaz de compreender as questões principais quando é usada uma linguagem clara e padronizada e os assuntos que lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.); ser capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Consegue descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, comentar assuntos relacionados às necessidades imediatas. Pré-Requisitos Técnicos: • Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; • Computador com câmera, que deverá estar ligada durante os encontros no Google Meet, e microfone para a prática oral; • E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Critérios para atribuição de vagas 1) Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP; 2) Comunidade Externa, sendo que, além do conhecimento mínimo de inglês, mencionado anteriormente, os alunos devem ainda estar matriculados em um curso de graduação ou ter, pelo menos, o curso superior completo. Bibliografia Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos. Bibliografia Complementar FLOWER, J; BERMAN, M; POWELL, M. Build your Vocabulary – Upper Intermediate. UK: Language Teaching Publications, 1994. MCCARTHY, M.; O’DELL, F. English Vocabulary in Use – Upper Intermediate with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010. MURPHY, R. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. SHOVEL, M. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel. SWAN, Mi.; WALTER, C. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011. VINCE, M. Macmillan English Grammar in Context – Intermediate. Macmillan Publishers Limited, 2007. Informação Relevante O curso será ministrado em inglês. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |