101683 - Módulo: Visão de Futuro |
Período da turma: | 01/08/2022 a 30/11/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Disciplina: ECONOMIA GLOBAL
Ementa: Análise do ambiente macroeconômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Variáveis e conceitos fundamentais: Produto Interno Bruto (PIB), Emprego, Inflação, Juros, Câmbio, Dívida, Balança Comercial. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia. MANKIW, G. Princípios da Macroeconomia, 6ª ed. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2013. NORDHAUS, S. Economia. 19ª ed. São Paulo: Editora AMGH, 2012. Disciplina: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E BIG DATA Ementa: Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Introdução ao Big Data. Principais ferramentas para análise do Big Data. Principais tendências de TI e Big Data nas organizações. ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017. BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013. BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques for Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011. LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011. MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018. Disciplina: CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS Ementa: Definição de planejamento estratégico. As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios. Planejamento estratégico X Plano de negócios. Elaboração de diagnóstico - análise do ambiente externo: identificação de ameaças e oportunidades. Elaboração de diagnóstico: identificação de fatores críticos de sucesso do negócio, análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas. BSC - Balanced Scorecard: modelo de referência para planejamento estratégico. ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009 ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977. ___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva.2ª ed. São Paulo: Atlas: 2012. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007 CERTO, S.C. e PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993. DAMODARAN, ASWATH Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora SA, 2009. DIXIT, A.K. & NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton &Company, 2008. FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento Estratégico na Prática. 3ª ed. São Paulo: ATLAS, 2018. |
||||
Carga Horária: |
84 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 550 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Del Rey Daniel Reed Bergmann Edson Ricardo Barbero José Glimovaldo Lupoli Junior Jose Mauro da Costa Hernandez |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |