101546 - Curso Introdutório de Revisão de Literatura Científica: métodos e abordagem prática |
Data da turma: | 28/07/2021
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Descrição: | -O curso visa demonstrar os diferentes tipos de revisões de literatura a partir dos
diferentes desenhos e processos metodológicos. Pretende-se, construir junto dos inscritos, o processo e as etapas de construção de um projeto de pesquisa a partir da revisão sistemática da literatura, com a finalidade de possibilitar instrumentar os inscritos no desenvolvimento de estudos com essa metodologia de pesquisa, além de discutir a aplicabilidade, o conhecimento e as possibilidades de construção de evidências científicas, que este tipo de estudo possibilita. PROGRAMAÇÃO: 1. Apresentação do curso: -Apresentar as docentes envolvidas no planejamento do curso; -Apresentar a motivação para o desenvolvimento do curso; -Expor as expectativas quanto a aplicabilidade do curso para o público-alvo. 2. Definições e diferenças: revisão narrativa, revisão integrativa, revisão sistemática e metanálise/metassíntese. - Identificação da necessidade da revisão sistemática; - Conceitos básicos relacionados a Prática Baseada em Evidências, Revisão de Literatura e Enfermagem; - Definição dos métodos de Revisão de Literatura Científica utilizados: revisão narrativa, revisão integrativa, revisão sistemática (metanálise e metasíntese) e scoping review; - Formulação da questão de pesquisa e descrição do método de revisão proposto. 3. Revisão de literatura e evidências científicas -A aplicabilidade da Revisão de Integrativa em Saúde Pública; -A utilização da revisão de escopo em pesquisas em Saúde da Mulher. 4. Construção de um projeto por meio do método revisão sistemática da literatura - Como construir um projeto de pesquisa por meio do método de revisão sistemática da literatura. 5. Estratégias de busca sistemática na literatura - Busca sistemática nas diferentes bases e plataformas de dados: PubMed, LILACS, SCOPUS, Cochrane Wiley, EMBASE, Web of Science. 6. Extração dos dados obtidos - Como construir um banco de dados a partir de estudos identificados através da busca; - Extração dos dados obtidos; - Análise dos resultados obtidos; - Síntese das evidências encontradas. 7. Avaliação da qualidade metodológica -Como ler criticamente um artigo de revisão sistemática. 8. Fechamento e avaliação das expectativas com o curso. Principais Referências: AROMATARIS E, MUNN Z. Chapter 1: JBI Systematic Reviews. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2020. Available from https://synthesismanual.jbi.global.. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-02 GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v.12, n.3, p.549-556, 2004. GALVÃO, TF, PANSANI, TSA, HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 24, n. 2, p. 335-342, June 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237- 96222015000200335&lng=en&nrm=iso>. https://doi.org/10.5123/S1679- 49742015000200017. HOPIA H, LATVALA E, LIIMATAINEN L. Reviewing the methodology of an integrative review. Scand J Caring Sci; 2016; 30; 662–669. JOANNA BRIGGS INSTITUTE (JBI). About Us, 2014. Disponível em: <http://www.joannabriggs.org/about.html.>. LETTIERE-VIANNA, A. et al. Coping strategies for violence against children, adolescents and women in the context of social isolation due to covid-19: scoping review. Texto contexto - enferm., 2021; 30. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265X- TCE-2020-0443 MASCARENHAS, V.H.A, et al.. COVID-19 y la producción de conocimiento sobre las recomendaciones en el embarazo: revisión del alcance. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020; 28: e3348. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4523.3348. MASCARENHAS, V.H.A, et al. Recomendações assistenciais à parturiente, puérpera e recém-nascido durante a pandemia de COVID-19: revisão de escopo. Rev. Latino- Am. Enfermagem,2020; 28:e3359. MELNYK, B. M.; FINEOUT-OVERHOLT E. Making the case for evidence-based practice. In: MELNYK BM, FINEOUT-OVERHOLT E. Evidence based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins; 2005. p.3-24. MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008. PETERS MDJ, GODFREY C, MCINERNEY P, MUNN Z, TRICCO AC, KHALIL, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2020. Available from https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12 SANTOS, C. M. C.; PIMENTA C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, 2007. SOARES, Cassia Baldini et al . Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 48, n. 2, p. 335-345, Apr. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 62342014000200335&lng=en&nrm=iso>. https://doi.org/10.1590/S0080- 6234201400002000020. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Laís Fumincelli Leandra Andreia de Sousa Nayara Girardi Baraldi |
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