Atividade

101185 - Ações e Segurança em Estruturas de Concreto

Período da turma: 26/07/2021 a 26/07/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Conceituação. Métodos alternativos de introdução da segurançaDiscute-se aqui a conceituação de segurança no sentido da aceitação de uma probabilidade de ruína sempre maior que zero, aceitável para o cidadão comum e viável economicamente. Apresentam-se os Métodos das Tensões Admissíveis, da Ruptura, e o Probabilístico em vários níveis.
2. Método dos estados limites. ELU e ELSDiscute-se nesse item o Método Semi Probabilístico do CEB – FIB, com a definição dos Estados Limites, seja de Serviço, seja Último e com a introdução dos Coeficientes Parciais de Ponderação.
3. Conceituação e classificação das açõesClassificam-se aqui as ações em geral em: diretas como as cargas em geral ou indiretas como as deformações impostas, permanentes como o peso próprio ou variáveis como os trens tipo.
4. Ações permanentes e variáveisDiscutem-se nesse item cada uma das ações permanentes ou variáveis usuais, suas características e distribuições de probabilidade adequadas, inclusive seus parâmetros.
5. Ações horizontaisDiscutem-se aqui a questão das ações harizontais, como o Vento e o Desaprumo dos Pilares e a necessidade de considerar sua ocorrência simultânea.
6. Valores característicos e representativosSão discutidos valores característicos de Ações e Resistências, bem como o valor representativo das Ações no caso de combinações.
7. Combinações de açõesSão discutidos vários casos de combinações de ações usuais com a devida definição da probabilidade de ocorrência e a necessidade de usar valores reduzidos de combinação.
8. Exemplos e comparaçõesSão discutidos dois exemplos, um Edificio em concreto armado e uma Passarela protendida.
9. Ações dinâmicas e fadigaSão definidas as Ações Dinâmicas e seus efeitos como vibrações, fadiga e eventualmente instabilidade dinânica, bem como discutidos critérios de dimensionamento à fadiga.
10. Perspectivas para o futuroFaz-se uma boa discussão da Teoria da Confiabilidade como exemplos de análisa das normas brasileiras e sua comparação com outras normas internacionais.

Bibliografia
1. NBR 8681/84 – Ações e Segurança em Estruturas
2. Comentários sobre a NBR 8681/84, Fusco,P.B.
3. Nova NB1/? – Projeto de Estruturas de Concreto
4. EuroCode 1 – Basis of Design and Actions on Structures
5. CEB-CM90 – Código Modelo do Comitê Euro-Internacional do Concreto
6. Introdução da segurança no projeto estrutural, Zagottis, D.
7. Engineering Safety, Blockley, D.
8. Apostila do curso.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Daniel Miranda dos Santos
Marcelo Waimberg


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP