101144 - Inovação Aplicada: o que é, quem pode fazer e suas ferramentas? |
Período da turma: | 02/06/2022 a 23/06/2022
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Descrição: | Ementa: apresentar e discutir a inovação, suas ferramentas e formas de aplicação. Entender o impacto estratégico da inovação para o desenvolvimento de nossa sociedade e avaliar a viabilidade da proposição, criação e adoção da inovação e suas práticas no contexto atual. Dominar um conjunto de práticas para a implantação da inovação.
Objetivo: A disciplina visa desenvolver com o aluno a habilidade de percepção da viabilidade de proposição de produtos inovadores. Além de capacitá-lo na utilização das ferramentas e abordagens mais modernas para a condução do processo de inovação. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de avaliar a viabilidade da criação de um produto inovador e de conduzir a criação de uma primeira versão desse produto, assim como a sua apresentação para eventuais investidores, gestores ou clientes. Programa: 1. Tendências, desafios, abrangência e oportunidades para inovar. 2. Inovação Digital. 3. O valor da ideia e da execução da inovação 4. Transformação de dados em conhecimento. 5. Validação de uma ideia inovadora 6. Criação de produto inovador. 7. MVP – Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável). 8. Business Model Canvas 9. Apresentação da Inovação. Bibliografia básica: Ries, E. Startup Enxuta, Sextante, 2019. Dorf B. Startup: manual do empreendedor, Alta books, 2014 Plattner, H., Meinel C., Leifer L., Design Thinking, Springer, 2010. Emmendoerfer M. L. Inovação e empreendedorismo no setor público, ENAP, 2019 Gupta, P.; Trusko Brett, E., Global innovation science handbook, McGraw-Hill Education, New York, 2014. Leydesdorff, Loet. The Triple Helix of University-Industry-Government Relations 2012. SSRN Electronic Journal. 10.2139/ssrn.1996760. McGann M., Wells T. & Blomkamp E. Innovation labs and co-production in public problem solving, Public Management Review, 23:2, 297-316, 2021 - DOI: 10.1080/14719037.2019.1699946 Yang Z., Chen H., Du L., Lin C., Lu W., How does alliance-based government-university-industry foster cleantech innovation in a green innovation ecosystem?,Journal of Cleaner Production, Volume 283, 2021, ISSN 0959-6526 https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124559. Vidmar M., Enablers, Equippers, Shapers and Movers: A typology of innovation intermediaries' interventions and the development of an emergent innovation system, Acta Astronautica, Volume 179, 2021, Pages 280-289, ISSN 0094-5765. Jeppesen L. B., Social movements and free innovation, Research Policy, Volume 50, Issue 6, 2021, 104238, ISSN 0048-7333, https://doi.org/10.1016/j.respol.2021.104238. Hjelmar U. The institutionalization of public sector innovation, Public Management Review, 23:1, 53-69, 2021, DOI: 10.1080/14719037.2019.1665702 Cinar E. , Trott P. & Simms C. A systematic review of barriers to public sector innovation process, Public Management Review, 21:2, 264-290, 2019 DOI: 10.1080/14719037.2018.1473477 Chen J., Walker R. & Sawhney M. (2020) Public service innovation: a typology, Public Management Review, 22:11, 1674-1695, DOI: 10.1080/14719037.2019.1645874 |
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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 220 | ||||
Ministrantes: |
Luciano Vieira de Araújo |
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