101076 - Avaliação de Políticas Públicas – Conceitos e Metodologias |
Período da turma: | 15/09/2022 a 25/11/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: A partir do olhar da Ciência Política, a disciplina aborda conceitos, tipologias e metodologias que estruturam o campo de estudos sobre Avaliação de Políticas Públicas. Trata-se de um convite para reflexão interdisciplinar sobre o amplo leque de possibilidades para a construção da pesquisa avaliativa orientada metodologicamente, para além da perspectiva da eficiência, refletindo também sobre eficácia, efetividade, sustentabilidade e relevância social das políticas públicas.
Objetivo: Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de compreender as possibilidades conceituais e práticas da avaliação de políticas públicas. Pretende-se abordar as articulações intrínsecas entre formulação, implementação e avaliação; dimensões conceituais de avaliação no campo da administração pública; introduzir diferentes tipos de avaliação (sobretudo de processo, resultado e impacto); as diferenças entre monitoramento e avaliação e algumas metodologias e ferramentas de pesquisa que são mobilizadas em diferentes desenhos de pesquisa avaliativa. Programa: Articulações entre a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Avaliação de política pública: afinal, do que se trata? Origens, conceitos e introdução às tipologias. Diferenças entre Avaliação e Monitoramento e o instrumento do Marco Lógico. Avaliação de processo ou implementação. Metodologias e ferramentas de pesquisa quantitativas e qualitativas. Avaliação de resultado e impacto. Bibliografia básica: ARRETCHE, Marta T. S. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA e CARVALHO (org.) Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001. BATISTA, Mariana; DOMINGOS, Amanda. Mais que boas intenções: técnicas quantitativas e qualitativas na avaliação de impacto de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, e329414, 2017. DRAIBE, Sonia Miriam. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA e CARVALHO (org.) Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001. JANNUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdução aos conceitos e técnicas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2016. JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de programas sociais no Brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Planejamento e Políticas Públicas – PPP, no 36, Jan/Jun, IPEA, 2011. http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/228 JANNUZZI, Paulo de Martino. Relevância e sustentabilidade: dimensões esquecidas na avaliação de programas sociais, 2020. https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2020/Relev%C3%A2ncia-e-sustentabilidade-dimens%C3%B5es-esquecidas-na-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-programas-sociais MOKATE, Karen. Convirtiendo el “monstruo” en aliado: la evaluación como herramienta de la gerencial social. Revista do Serviço Público, Ano 53 Número 1, Jan-Mar 2002. Bibliografia Complementar: -Exemplo de abordagem quantitativa: CAMPOS, Maria Malta et al. A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 15-33, abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000100002&lng=pt&nrm=iso -Exemplo de abordagem qualitativa: MINAYO, Maria Cecília. Construção de Indicadores Qualitativos para Avaliação de Mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33 (1 Supl. 1), p.: 83-91; 2009. http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a09v33s1 -Exemplo de triangulação: NOBREGA, Vanessa Medeiros da et al. Doença crônica na infância e adolescência: continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 51, e03226, 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100427&lng=en&nrm=iso -Discussão sobre triangulação: TEIXEIRA, Juliana Cristina; NASCIMENTO, Marco César Ribeiro; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"? Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 191-220, fevereiro de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000100010&lng=pt&nrm=iso -Avaliação de processo/implementação: GONCALVES JUNIOR, Oswaldo; GAVA, Gustavo Bonin; SILVA, Murilo Santos da. Programa Mais Médicos, aperfeiçoando o SUS e democratizando a saúde: um balanço analítico do programa. Saude soc., São Paulo, v. 26, n. 4, p. 872-887, Dec. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000400872&lng=en&nrm=iso. ZANI, Felipe Barbosa; COSTA, Frederico Lustosa da. Avaliação da implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - novas perspectivas de análise. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 4, p. 889-912, Aug. 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122014000400005&lng=en&nrm=iso. - Avaliação de resultado e impacto: ANTUNES, José Leopoldo Ferreira. Intervenções em saúde pública e seu impacto nas desigualdades sociais em saúde. Tempo soc., São Paulo, v. 27, n. 1, p. 161-175, June 2015. Available from BRAUN, Patrícia; SOBRINHO, Francisco de PaulaNunes. Análise quase-experimental dos efeitos de um programa de educação continuada de professores no manejo de comportamento em sala de aula: o sistema de countoons. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 91-104, dez. 2006. Disponível em REIS, Paulo Ricardo da Costa; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos; RODRIGUES, Pedro Eni Lourenço. Impactos da Política Nacional de Irrigação sobre o desenvolvimento socioeconômico da região Norte de Minas Gerais: uma avaliação do Projeto Gorutuba. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 46, n. 4, p. 1101-1130, ago. 2012 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000400010&lng=pt&nrm=iso |
||||
Carga Horária: |
10 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 220 | ||||
Ministrantes: |
Cristiane Kerches da Silva Leite |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |