101053 - Avaliação |
Período da turma: | 01/06/2021 a 22/11/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Avaliação do aprendizado e para o aprendizado; Avaliação somativa e formativa; Sistema de avaliação; Avaliação de habilidades clínicas; OSCE; Portfolio; Avaliação de atitudes.
Ausubel, D.P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. Holt, Rinehart and Winston: New York. Knowles, M. S. (1990). The Adult Learner: A Neglected Species. Houston, TX: Gulf Publishing Co. Paulo Freire. "Pedagogia do Oprimido". Editora Paz e Terra; 1968 [2014] Última Edição Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. Eoyang GH and Holladay RJ. Adaptive Action – leveraging uncertainty in your organization. California: Satanford; 2013. Freire P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra; 1979 Freire P. Pedagogia do Compromisso - América Latina e Educação Popular. Indaiatuba: Editora e Livraria Villa das Letras; 2008. Harden R, Laidlaw JM. Essencial Skills for Medical Teacher: an introduction to teaching and learning in medicine. London: Elselvier; 2012. Harden R, Dent JA. A Practical Guide for Medical Teachers. 5 th London: Elselvier; 2017 Human Dynamic System Institute. [Acessado em abril, 2018] Disponível em: http://www.hsdinstitute.org/ Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias/ Tim Brown com Barry Katz, apresentação de Tennyson Pinheiro. Tradução Cristina Yamagami – Rio de janeiro: Elsevier, 2010. Perrenoud P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. Perrenoud P. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso; 2013. E-learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? Joi L. Moore, Camille Dickson-Deane, Krista Galyen. Internet and Higher Education, Vol 4 (2), 129-135, 2011. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim, Revista Sociedade e Estado, vol 25 (2), 2010 Modelos teóricos do processo ensino-aprendizagem aplicados às estratégias educacionais de simulação. In: Scalabrini A, Fonseca A e Brandão C. Simulação Realística e Habilidades na Saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. Autores: Patricia Zen Tempski e Milton de Arruda Martins Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde MC Borges, CH Miranda, RC Santana, VR Bollela - Medicina (Ribeirão Preto), 2014 What would happen to education if we take education evidence seriously? C. P. M. van der Vleuten & E. W. Driessen. Perspect Med Educ. 2014 Jun; 3(3): 222–232. Vertical leadership in highly complex and unpredictable health systems. Till, A. Dutta, N., McKimm, J. British Journal of Hospital Medicine, August 2016, Vol 77, No 8 Hidden Curricula, Ethics, and Professionalism: Optimizing Clinical Learning Environments in Becoming and Being a Physician: A Position Paper of the American College of Physicians Lisa Soleymani Lehmann, MD, PhD; Lois Snyder Sulmasy, JD; and Sanjay Desai, MD; for the ACP Ethics, Professionalism and Human Rights Committee. Ann Intern Med. doi:10.7326/M17-2058 John Norcini, M. Brownell Anderson, Valdes Bollela, Vanessa Burch, Manuel João Costa, Robbert Duvivier, Richard Hays, Maria Felisa Palacios Mackay, Trudie Roberts & David Swanson (2018): 2018 Consensus framework for good assessment, Medical Teacher, DOI: 10.1080/0142159X.2018.1500016 Tempski P, Santos IS, Mayer FB, Enns SC, Perotta B, Paro HBMS, et al. (2015) Relationship among Medical Student Resilience, Educational Environment and Quality of Life. PLoS ONE 10(6): e0131535. doi:10.1371/journal.pone.0131535 Travis Tian-Ci Quek, Wilson Wai-San Tam, Bach X Tran, Min Zhang, Zhigsong Zhang, Cyrus Su-Hui Ho and Roger Chun-Man Ho. The global prevalence of anxiety among medical students: a meta-analysis. Int. J. Environm. Res. Public Health. 2019, 16: 2735. Fernanda Brenneisen Mayer, Itamar Souza Santos, Paulo S. P. Silveira, Maria Helena Itaqui Lopes, Alicia Regina Navarro Dias de Souza, Eugenio Paes Campos, Benedita Andrade Leal de Abreu, Itágores Hoffman II, Cleidilene Ramos Magalhães, Maria Cristina P. Lima, Raitany Almeida, Mateus Spinardi and Patricia Tempski. Factors associated to depression and anxiety in medical students: a multicenter study. BMC Medical Education (2016) 16:282 |
||||
Carga Horária: |
22 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Ahmed Haydar Augusto Scalabrini Neto Clarice Rosa Olivo Danielle Saad Nemer Bou Ghosn Danilo Yamamoto Nanbu Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério Marina Alves Martins Siqueira Matheus Belloni Torsani Patricia Zen Tempski Renata Kobayasi |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |