Atividade

101021 - Curso de formação de professores: Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão oral em francês língua estrangeira.

Período da turma: 28/05/2021 a 02/07/2021

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Descrição: Apresentação do Curso: Uma das questões centrais colocadas por professores de línguas estrangeiras em cursos de formação está ligada ao desenvolvimento da expressão oral desde o início da aprendizagem. Quais são as ações de ensino e de aprendizagem envolvidas no desenvolvimento desta competência? Quais documentos selecionar para o trabalho com o oral na sala de aula? Quais são as modalidades de trabalho que favorecem a expressão oral? Estas são algumas das questões que serão tratadas neste curso.

Docente Responsável: Profa. Dra. Heloisa Brito de Albuquerque-Costa

Ministrante(s): Profa. Ms. Marina Isadora da Silva Corrêa

Público-alvo: Alunos da graduação e pós-graduação em Letras/Francês e professores de francês em geral.

Objetivos Gerais: Este curso tem por objetivo geral levar os participantes a discutir as questões didático-metodológicas que envolvem o ensino-aprendizagem da expressão oral em francês língua estrangeira, as percepções e os desafios relacionados ao desenvolvimento desta competência.

Objetivos Específicos: Este curso tem por objetivo específico oferecer aos participantes ferramentas para compreender, analisar, realizar escolhas metodológicas e elaborar atividades que possam favorecer o desenvolvimento da expressão oral em diferentes contextos de ensino-aprendizagem do francês.

Justificativa: No contexto contemporâneo no qual estamos inseridos, em que mais do que nunca ser capaz de comunicar-se e interagir dentro das múltiplas situações de uso de uma língua-cultura torna-se indispensável, confere-se ao oral um lugar de destaque. No âmbito do ensino-aprendizagem de línguas, a expressão oral se revela como uma das competências mais importantes aos aprendizes, sobretudo iniciantes, pois é a porta de entrada na língua-cultura do outro (WEBER, 2013; VIGNER, 2015). Em geral, o que busca grande parte desses aprendizes em língua estrangeira é tornar-se, de forma rápida, capaz de acessar a língua-cultura de um povo de forma a participar de situações em que devam agir oralmente. A comunicação em língua estrangeira aparece, portanto, como a principal finalidade da aprendizagem. E por diversos motivos: pois é um dos elementos que possibilita estar em contato com o outro, conhecer um novo país e seus moradores, viajar, estudar fora, entre tantas outras atividades. Para responder à demanda de formação dos alunos e futuros professores na área de Letras visando a prepara-los para atuar no contexto acima, este curso vai abrir espaço para que os participantes complementem a formação recebida durante a graduação (Bacharelado e Licenciatura) e reflitam sobre as questões de ensino e pesquisa a ela relacionadas.

Conteúdo Programático:
1. Considerações didático-metodológicas sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto brasileiro;
2. Definição do conceito “oral” na didática de línguas;
3. Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão oral em francês língua estrangeira;
4. Estratégias para favorecer a expressão oral;
5. Critérios para a seleção de documentos e elaboração de sequências didáticas;
6. Ações de ensino que o professor pode desenvolver para favorecer a expressão oral;
7. Avaliação da expressão oral.

Metodologia: Aulas expositivas e trabalho em pequenos grupos.

Avaliação: A avaliação do curso será feita a partir da participação em aula, da análise e apresentação oral de uma situação-problema e produção de um texto reflexivo sobre o tema do curso.

Critérios para aprovação: Avaliação contínua - participação e desempenho nas interações durante o curso e entrega das atividades avaliativas escritas e orais.

Frequência mínima: 75%

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Francês I da habilitação em Letras.

Bibliografia
BALTHAZAR, L ; XAVIER, R. Uma análise do perfil de atividades orais em livros didáticos para iniciantes da LE (italiano). Produção Oral em LE: Múltiplas perspectivas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Volume 19. Campinas: Pontes Editores, 2011.
CICUREL, F. Les interactions dans l´enseignement des langues, Agir professioral et interactions dans l´enseignement des langues. Paris, Didier, 2011.
CYR, P. Les stratégies d´apprentissage. Paris, CLE International, 1998.
DOLZ J ; SCHNEUWLY B. Pour un enseignement de l´oral. Paris, ESF Éditeur, 1998.
LHOTE, E. Enseigner l’oral en interaction. Paris : Hachette, 1995.
VIGNER, G. (org.) Interactions, dialogues, conversations: l´oral en français langue étrangère. Paris, Hachette, 2015.
WEBER, C. “Interrogations autour de l'oral” In: Pour une didactique de l’oralité – Enseigner le français tel qu’il est parlé. Paris: Éditions Didier, 2013.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Heloisa Brito de Albuquerque Costa
Marina Isadora da Silva Corrêa


 
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